Tape Reading: saiba como funciona na prática a técnica de leitura utilizada pelos traders 

Para fazer um bom investimento, é importante entender o fluxo das negociações que, na maioria das vezes, precisa de uma interpretação minuciosa. Nesse sentido, entra o tape reading, técnica antiga que facilita a leitura dos negócios fechados na bolsa de valores.

O objetivo do tape reading é justamente identificar a tendência dos preços no mercado para aplicar o dinheiro no momento certo. Neste artigo vamos explorar o que é tape reading, sua funcionalidade e como aplicá-lo no dia a dia.

Siga com a gente e boa leitura!

O que é tape reading?

Tape Reading (em tradução significa leitura de fita) é uma técnica que consiste no acompanhamento do fluxo de negociações na bolsa de valores.

A fórmula funciona por meio da leitura dos negócios fechados, facilitando a montagem de planejamento e para a abertura de posições em empresas listadas na bolsa de valores.

Sendo assim, o tape reading reconhece a tendência dos preços do mercado para a imersão dos investidores. 

Vale frisar que a técnica é muito utilizada por investidores arrojados e com grande volume de dinheiro, pois eles são responsáveis por grandes transações que fomentam a circulação de dinheiro no país.

Logo, o tape reading se baseia no caminho percorrido pelos maiores investidores do país, tornando-se referência para estreantes ou quem não entende a leitura das aplicações com a chance de encontrar as melhores oportunidades do mercado.

Como surgiu o tape reading?

A história do tape reading começou no século XIX. Conhecida como Ticker Tape Machine, a técnica era constituída por uma máquina que registrava em fitas informações como código de ação, horários de negociação, valores de compra e variação de preço.

Por ser um sistema antigo, demorava entre 5 e 15 minutos para fazer a leitura do preço, o que dificultava o fluxo de trabalho dos corretores e traders.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento do pregão eletrônico, a máquina saiu gradativamente de circulação, dando espaço a formatos mais automatizados, como a Análise de Fluxo de Ordens, moderno, porém com a mesma técnica do modelo do passado.

Desse modo, hoje é possível acompanhar as negociações pela internet e em tempo real, o que facilita a identificação do desempenho das ações para a transição dos investidores.

Por isso, o Tape Reading segue como a ferramenta mais utilizada para a obtenção de dados, mais do que apenas servir como modelo para investidores fazerem os mesmo movimentos dos demais.

Quais são os tipos de análise do Tape Reading?

Com a evolução da tecnologia, o Tape Reading implementou três tipos de operações modernas para captar dados. São eles:

Histórico de operações

O histórico de operações, ou de negócios, permite que o investidor veja todas as negociações fechadas em detalhe. É possível acompanhar a hora, quantidade, preço, instituições financeiras, agressor (investidor que teve intenção de compra ou venda).

Book de ofertas

É o local onde são apresentadas as intenções de compra e venda de ações, o que possibilita os investidores de ver as ordens para possíveis negociações, além de visualizar informações como, por exemplo, o volume da instituição financeira que deu a ordem de preço.

Volume de profile

O volume de profile disponibiliza a intenção de negócios dos investidores, como também a possibilidade de ver o volume de negócios realizados de modo acumulado, além de identificar pontos de concentração de compradores e vendedores, e rompimento de cotações.

Como é a utilização do Tape Reading no Day Trade?

O Tape Reading possibilita que o investidor tenha informações para o Day Trade. Com isso, a análise de fluxos facilita o entendimento das cotações atuais por meio das estatísticas.

Desse modo, quem se aprofunda em Tape Reading desenvolve a leitura de fluxo do day trade, identificando as melhores oportunidades no curto prazo. 

Por essa razão, é fundamental que o investidor faça uma leitura da interação entre o fluxo de liquidez e o de agressão para tomar uma decisão convicta. 

Quais são as vantagens e desvantagens do Tape Reading?

Vantagem

O Tape Reading tem no próprio conceito a grande vantagem: oferecer dados relevantes sobre negociações pelos grandes investidores. Isso significa que quanto mais informações obter, melhor será para você fazer as escolhas certas.

A Análise de Fluxo de Ordens do Tape Reading é uma estratégia que possibilita ter uma base para observar o mercado, principalmente em situações comuns pela bolsa de valores, conhecida por sua alta volatilidade, onde os cenários mudam constantemente.

Desvantagem

Um problema aparente é que as operações não são de fácil entendimento, como na análise técnica. No Tape Reading, as conclusões mais complexas, o que leva tempo para atingir um nível de expertise. 

Como identificar entradas no tape reading?

O desejo de todo investidor é aplicar o dinheiro e ter um bom retorno, mas muitos não têm experiência para lidar com os sinais do mercado. 

Nesse sentido os grandes players do mercado se sobressaem, pois eles estão acostumados a lidar com as oscilações. Por isso, para que você entenda como identificar os sinais de sucesso, baseie-se nestes três critérios:

Velocidade

É preciso estar atento à continuidade e à velocidade das oscilações. Se a plataforma de operações estiver parada, significa que não há como operar. 

Intensidade

Quando o mercado oscila demais com valores discrepantes, significa que não é o momento de começar a subir contratos. No momento de subida dos números, é porque já tem força no mercado. Este é o momento de realizar aplicações. 

Book de ofertas 

Analise sempre os contratos mais ricos que aparecem no book de ofertas. Ao verificar números tendenciosos, talvez seja o momento oportuno para negociar. 

Como fazer tape reading?

Com acesso em mãos ao home broker, você chegará ao book de ofertas. Aqui, busque por uma ação que mostre os preços das intenções de negócios para compra e venda e agrupe as ordens para ampliar a visualização da operação. 

Por se tratar de uma análise de números, é possível encontrar softwares destinados para traders com uma série de ferramentas. A tecnologia proporciona ferramentas que agrupam informações e identificam os volumes de profile. 

Para finalizar, ao identificar os maiores fluxos, você poderá verificar os formadores de preço durante o pregão para realizar a ação de interesse. Assim, você terá utilizado o Tape Reading corretamente.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe este texto agora mesmo em suas redes sociais para que os amigos também entendam o que é tape reading e que possam fazer investimento utilizando a técnica mais antiga do mundo dos investimentos.

Continue Aprendendo

spot_img