30 termos financeiros que você vai precisar | Dicionário do investidor

Pesquisar sobre mercado financeiro significa ser apresentado a uma lista de novas palavras e conceitos. E por mais que isso possa te deixar receoso, fato é que com o passar do tempo esses termos financeiros se tornam parte do  dia a dia e vão te ajudar a alcançar os seus objetivos mais rapidamente.

Quanto mais contato você tiver com o vocabulário financeiro, mais rapidamente você conseguirá memorizá-los e aplicá-los em seu cotidiano

Mas, como toda ajuda é bem vinda quando estamos começando, nós da Xpeed School criamos um glossário com os principais termos financeiros do mercado. 

Por isso, uma dica é você salvar este artigo para que possa consultá-lo sempre que ficar em dúvida sobre os termos usados no mercado financeiro. 

Glossário: 30 termos financeiros que você deve conhecer

Confira, a seguir, a lista de termos financeiros mais usados no dia a dia de investidores.

Organizamos essa seleção em ordem alfabética e incluímos termos financeiros em inglês e português, e claro, as principais siglas do vocabulário financeiro. 

1. Ações

Um dos investimentos de renda variável mais conhecidos do mercado, as ações são títulos que representam uma fração do capital social de uma empresa. Empresas com capital aberto negociam suas ações na Bolsa de Valores.

2. Alavancagem

A alavancagem significa uso de capital de terceiros para aumentar a sua capacidade de investimento e assim facilitar a busca por maiores lucros nas operações realizadas, principalmente, no mercado de ações. A alavancagem financeira é muito usada em operações de day trade.

>>> Leia mais sobre alavancagem financeira.

3. Alíquota 

A alíquota é um percentual que será usado como base para cálculo de um tributo/imposto. Alguns investimentos, por exemplo, exigem o pagamento da alíquota do IOF para saques anteriores a 30 dias da realização da aplicação. 

4. Aplicação

Significa colocar o capital em um tipo de investimento, com o objetivo de conquistar rentabilidade. 

Aplicar seu dinheiro em um CDB, por exemplo, significa comprar um título que poderá ser resgatado em forma de dinheiro, dentro de um prazo específico, com juros que representam os lucros do investimento.   

5. Ativos

São os bens ou itens de valor que alguém possui e que pode ser convertido em dinheiro. Por exemplo, ações e títulos públicos são ativos, bem como imóveis. 

6. Bolsa de valores

Local em que são negociados ativos financeiros, principalmente ações de empresas de capital aberto. Investir na Bolsa de Valores significa comprar e vender ativos disponíveis no mercado, em busca de lucro. 

7. Break even no trading

Estratégia de gestão de riscos para garantir maior segurança em uma operação de trade que aproveita o curto prazo para realizar a compra e venda de ações de alta liquidez. 

Entendido o que significa este termo financeiro em inglês, fique tranquilo porque falaremos mais sobre esses outros conceitos, a seguir. 

8. Carteira de ações

Montar uma carteira de ações significa comprar títulos de empresas de diferentes setores, portes e características. Essa é uma estratégia usada para aproveitar diferentes oportunidades e reduzir os riscos de investir todo o capital disponível em uma única organização. 

9. Carteira de investimentos

Esse modelo de carteira reúne diferentes tipos de investimentos, podendo incluir, ao mesmo tempo, títulos de renda fixa, variável e outros modelos. Montar uma carteira diversificada, que inclua títulos com diferentes níveis de rentabilidade e risco, é a indicação de especialistas do setor. 

>>> Leia também: Carteira de investimentos: como montar e diversificá-la

10. CDB 

CDB ou Certificado de Depósito Bancário é um tipo de investimento de renda fixa, oferecido pelos bancos e instituições financeiras. 

Ao adquirir um CDB o investidor deposita o montante de capital desejado e acordado com a instituição, que por sua vez emite um certificado (contrato) com o compromisso de devolver o valor acrescido de juros. O valor dos juros depende do título negociado. Geralmente, o CDB é indexado pelo CDI. 

11. CDI

Entre os principais termos financeiros, um está sempre muito presente, o CDI. 

CDI não é um tipo de investimento, mas um índice que controla diferentes tipos de aplicações, entre elas o CDB. Ou seja, o aumento ou a queda no CDI impactam os títulos que são indexados por ele.

CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, também é a taxa usada pelos bancos para transações de empréstimo entre eles. Está atrelada à Selic, outro indexador de investimentos.  

>>> Leia também: Como descobrir a taxa Selic? 4 dicas para usar a seu favor

12. Corretora de Valores

Uma corretora de valores, como a XP e a Rico, é uma instituição financeira pelo qual investidores podem atuar no mercado financeiro, permitindo a compra e venda de ativos. 

13. Criptomoedas

Um dos termos financeiros mais em alta do mercado, as criptomoedas são moedas digitais que têm  como grande diferencial a descentralização e a criptografia.

A principal tecnologia por trás dessa descentralização é a blockchain, que funciona como um livro-caixa, onde as informações são registradas e conferidas dentro da rede. 

>>> Para entender melhor acesse: “Criptomoedas: 5 mitos e mentiras desvendados pela Xpeed”. 

14. Day Trade

Day Trade é uma operação de compra e venda de ativos, que ocorre em curtíssimo prazo. É possível realizar toda essa operação em algumas horas, mas ainda dentro de um mesmo pregão. O objetivo é lucrar a curto prazo, com a oscilação dos ativos.

15. Dividendos

Corresponde à parte do lucro que uma empresa de capital aberto direcionada a quem comprou suas ações. Essa é uma outra forma de lucrar com a compra desse tipo de ativo. 

>>> Saiba mais sobre o que são dividendos de ações.

16. EBIT (Earnings Before Interest and Taxes)

Lucro que um ativo gerou antes de descontados os juros e impostos. Pode ser compreendido também como lucro bruto de um investimento.

17. ETF (Exchange Traded Funds)

A sigla corresponde aos fundos de investimento com cotas negociadas na Bolsa de Valores. 

18. FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

Também muito comum no vocabulário financeiro, o FGC é uma instituição que garante o pagamento dos montantes aplicados e rentabilizados pelos investidores, em casos de problemas como falência da instituição na qual um título foi comprado. 

Ao investir em ativos segurados pelo FGC, você garante o resgate de até R$250 mil em aplicações feitas em CDB, LC, LCI e LCA.

Esse valor total é referente ao que foi aplicado por instituição financeira emissora do título e por CPF. 

É o que torna mais segura aplicações realizadas em instituições bancárias menores e menos conhecidas. Mesmo que elas venham a falência, você garante o recebimento do valor aplicado, até R$250 mil. 

>>> Leia também:  O que é o Fundo Garantidor de Créditos? Qual é a sua função?

19. Fundo de investimento

É um tipo de investimento em conjunto, em que várias pessoas reúnem seu capital para fazer aplicações em opções de investimento que exigem um volume de recursos muito alto. 

A quantia investida por pessoa representa uma cota do fundo. A administração do fundo é realizada por especialistas e é possível participar desses fundos também por meio de corretoras que oferecem essa opção, como a XP e a Rico

20. Fundos Imobiliários (FIIs)

Um fundo imobiliário, assim como o fundo de investimento, reúne capital de vários investidores para a realização de um investimento na compra ou construção de um grupo de imóveis, que depois são alugados. Os lucros do aluguel são destruídos, por meio de dividendos, aos investidores do fundo. É muito comum  FIIs que investem em shoppings, por exemplo. 

21. Home Broker

O Home Broker é uma plataforma digital disponibilizada pelas corretoras que pode ser acessada por qualquer pessoa com um computador ou smartphone e internet. Possibilita a compra e a venda de títulos e ações.

22. IOF

O IOF é um imposto federal cobrado nas operações financeiras de crédito, câmbio, de títulos, entre outros. Em aplicações como CDBs, por exemplo, o IOF deixa de ser cobrado quando o capital permanece investido por mais de 30 dias. 

23. IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

É o índice que mede a inflação do país. O valor é calculado pelo IBGE. Também é indexador de aplicações como o Tesouro IPCA, por exemplo. É um dos termos financeiros obrigatórios para quem vai começar a investir.

24. LCA

LCA ou Letra de Crédito do Agronegócio é um tipo de investimento em renda fixa, isento de Imposto de Renda e emitido pelos bancos, assim como o CDB.  

Ao comprar esse título o investidor está oferecendo um empréstimo ao banco em troca de uma rentabilidade prefixada, pós-fixada ou híbrida. A captação de recursos é direcionada para financiar as atividades do setor do agronegócio.

25. LCI

Bem parecido com o LCA, mas o capital é investido no mercado imobiliário. LCI significa  Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e é um investimento de renda fixa emitido por bancos. 

Também funciona como um empréstimo ao banco em troca de rentabilidade ao longo do tempo.

26. Liquidez

A liquidez é a facilidade com a qual um investidor consegue transformar uma aplicação em dinheiro sem perder ativos. 

Aplicações com liquidez diária são ideais para reservas de emergência, por exemplo. Também é possível aplicar em títulos com liquidez no vencimento. 

27. Rentabilidade

É o lucro que um investidor ganha em uma aplicação. Geralmente, é expressa em percentuais.

28. Taxa Selic

É a taxa básica de juros do Brasil, que impacta toda a economia. É definida pelo Copom, Comitê de Política Monetária, do Banco Central. 

Também funciona como indexador de diferentes tipos de títulos de investimento, como o Tesouro Selic e o Tesouro Prefixado. Por ter relação direta com o CDI, sua variação também impacta CDBs e outros títulos.

29. Tesouro Direto

São títulos públicos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional. Existem três tipos de Tesouro direto:

  • Tesouro Selic, 
  • Tesouro Pré-fixado, 
  • Tesouro IPCA (com ou sem juros semestrais).

>>> Conheça mais sobre os tipos de Tesouro Direto.

30. Volatilidade

É o nome dado à oscilação da cotação de um ativo em um período determinado.

Comece a colocar em prática o vocabulário financeiro!

Gostou da nossa lista de termos financeiros? São muitos, mas com o passar do tempo você vai ficar íntimo de todos eles. Enquanto isso, lembre-se de visitar essa página sempre que uma dúvida surgir. 

E agora que tal começar tirar seus planos do papel e ir pra prática? Começar a investir pode ser mais fácil com o combo da Xpeed School: Cursos de Educação Financeira

Trata-se de um conteúdo prático, para quem deseja aplicar e ver seu dinheiro render, de verdade! Faça sua inscrição e nós te ajudamos a começar!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img