4 tipos de fundos imobiliários para incluir na sua carteira

Para fazer um bom negócio, os tipos de fundos imobiliários podem ser uma ótima escolha para diversificar a carteira de investimentos, principalmente quando se leva em conta as oscilações da taxa Selic, atualmente em 7,75%.

De modo geral, os Fundos de Investimento Imobiliário são modelos de aplicações para quem busca ativos imobiliários, como fundos de renda, de compra e venda, como outros com características específicas.

Essa modalidade pode gerar possibilidades atrativas de rendimentos, mas para isso, ela deve estar alinhada com os seus objetivos de vida e seu portfólio. 

Para saber diferenciá-las e entrar com o pé direito neste ramo, listamos quatro principais tipos de fundo imobiliários, com suas estratégias e riscos aparentes. Confira!

O que são fundos imobiliários?

Fundos de Investimentos Imobiliários, ou FIIs, são aplicações no mercado imobiliário que não demandam a compra de um imóvel. Eles funcionam com a alocação feita por um gestor, profissional responsável por buscar investimentos rentáveis para o seu público.

Investimentos Imobiliários: como funcionam?

Na prática, os tipos de FIIs são como um “condomínio” em que investidores procuram aplicações em empreendimentos imobiliários por intermédio de um gestor de fundo.

O dinheiro das negociações é convertido em cotas. Sendo assim, os investidores recebem uma parte de cada aplicação, como shoppings, condomínios empresariais, hotéis, hospitais, entre outros.

Neste caso, o lucro não vem de um aluguel, ou pela compra ou venda como acontece em um processo habitual, aqui os ganhos vêm do rendimento dos ativos ou da valorização das cotas.

Basicamente, o processo é semelhante à compra de ações, visto que os fundos imobiliários também são listados na bolsa de valores.

Quer saber mais sobre os tipos de fundos imobiliários? Aprenda a escolher o certo:

Quais são as vantagens dos fundos imobiliários?

Podemos considerar que os diversos tipos de fundos imobiliários chamam a atenção do investidor que não deseja contar apenas com um modelo de ativo e a longo prazo, pois ele vai além da renda fixa, tornando-se um formato rico e poderoso.

Juros baixos

Esses ativos propiciam baixa volatilidade e rendimentos fixos mensais, muitas vezes superiores aos indicadores de renda fixa, como a taxa DI e a Selic.

Evita a inflação

Como os aluguéis auferidos pelos imóveis fazem parte da carteira dos FIIs, eles são indexados a índices como o IGP-M ou IPCA, ou seja, preservam o poder de compra do patrimônio, evitando impostos e taxas abusivas vindos com as alterações no cenário econômico e político.

Além disso:

  • apresentam alta liquidez devido à praticidade da venda dos ativos;
  • mais rapidez para as negociações, já que não há obrigatoriedade de uma enorme lista de documentos;
  • menor exposição de capital devido à diversificação da carteira.

Quer dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Aproveite o nosso curso com materiais exclusivos pra você

Quais são os tipos de fundos imobiliários?

Conheça agora os principais tipos de investimentos imobiliários dependendo da sua estratégia, prazo, perfil e riscos envolvidos.

1. Fundos de renda

Os fundos de renda são conhecidos porque é quando os gestores compram ou constroem imóveis para alugar. Destinado a empreendimentos de médio e grande porte, os imóveis alocados normalmente são:

  • agências bancárias;
  • shopping;
  • lajes corporativas (imóveis de alto padrão);
  • galpões industriais ou empresas de logística;
  • escolas e universidades;
  • hospitais, hotéis e flats;
  • imóveis residenciais para pessoas físicas.

Vale ressaltar que esse tipo de renda funciona da seguinte forma: o rendimento é distribuído entre os cotistas de acordo com sua parcela investida no projeto. Outro ponto é que a segurança na hora de fechar um contrato diminuiu a possibilidade de fraude ou de encerramento de contrato a curto prazo. 

2. Fundos de Compra e Venda

Os Fundos de Compra e Venda são normalmente destinados aos investidores arrojados, por conta da maior possibilidade de riscos durante as transações. Isso porque o objetivo desse modelo é comprar imóveis durante a baixa dos preços e vendê-los em período de altas.

Ou seja, é necessário entender bem o mercado, ter paciência e estratégia para lidar com as alterações dos preços.

Nesse contexto, vários fatores devem ser levados em conta antes de investir em fundos de compra e venda, como:

  • riscos ambientais;
  • local do imóvel;
  • economia;
  • entre outros.

3. Fundos de Desenvolvimento

Os fundos de desenvolvimento são uma modalidade de fundos de investimentos imobiliários. Porém, este tipo de fundo é focado na construção de imóveis para locação ou venda.

Como os fundos de desenvolvimento apostam em imóveis ainda na fase de construção, eles são mais arriscados do que outros tipos de fundos imobiliários.

Os Fundos de Desenvolvimento são uma modelo de fundos de investimentos focado no desenvolvimento de prédios para, em seguida, alugá-los ou vendê-los.

Para negociar de forma clara e segura, é importante estar atento a problemas com licenças ambientais, atrasos na entrega dos empreendimentos ou embargo nas obras, por exemplo.

4. Fundos de Tijolo

Os fundos de tijodo seguem a mesma premissa dos Fundos de Renda, propriedades feitas para aluguel, considerando a valorização ao longo do tempo. Por isso, são ideais para quem busca renda passiva constante, além de que possibilita maior diversificação da carteira entre vários setores.

Vale a pena investir nos tipos de fundos imobiliários?

Podemos perceber ao longo deste artigo que os fundos imobiliários podem gerar uma renda mensal maior e constante do que ações negociadas na bolsa. Por outro lado, como são negociados na bolsa, eles também podem desvalorizar com certa rapidez. 

Ou seja, esses pontos devem ser considerado para cada perfil de investidor antes de aplicar seu dinheiro. 

A propósito, para você entender melhor os tipos de fundos imobiliários e saber se você se identifica com essas oportunidades de investimento, a Xpeed School tem o curso online Viva de Renda com Fundos Imobiliários, onde você aprenderá a construir uma carteira rica de ativos de maneira prática e rápida.

Que tal começar hoje mesmo? É só acessar o link acima e conhecer o plano de aulas, valores e os principais objetivos.

Até a próxima! 

Continue Aprendendo

spot_img