Tipos de renda passiva: 4 ideias para começar a ganhar dinheiro 

Conquistar a independência financeira é o sonho de muita gente, e muitas vezes ela está atrelada a grandes esforços. Mas saiba que é possível ganhar dinheiro de um jeito prático por meio dos tipos de renda passiva, recursos descomplicados e até a curto prazo.

Isso mesmo: uma pessoa pode aumentar seu capital sem abusar das horas extras no ambiente de trabalho ou sem bater ponto. E, neste caso, não estamos falando de ganhar na loteria, e sim, de fazer o dinheiro render para você.

Curtindo a ideia? Para você entender como funciona vamos mostrar as formas de renda passiva, seus benefícios e exemplos para colocar em prática agora mesmo. Fique ligado em nossas dicas!

O que é renda passiva?

A renda passiva é um tipo de receita que não depende do “suor” da pessoa para obter um retorno financeiro. Em outras palavras, é uma renda sem necessidade de mão de obra, em que o investidor não se prende a momentos únicos, ou seja, ele pode lucrar em cenários a longo prazo com menos chances de riscos.

Renda passiva x renda ativa

Diferentemente da renda passiva, a renda ativa depende diretamente do esforço do indivíduo. Portanto, ela está vinculada ao desempenho de um trabalhador para conseguir se manter financeiramente. Em uma situação de desemprego, por exemplo, a pessoa perderá sua fonte de renda e terá que recomeçar para lucrar novamente.

Embora sejam diferentes, a renda passiva e ativa andam juntas, visto que para ter uma renda passiva se deve passar por uma renda ativa inicialmente.

Quer um exemplo comum?

Como a maioria das pessoas, você pode trabalhar em uma empresa durante anos e com seu salário criar faz uma reserva de emergência para suprir eventuais situações. Este é um cenário de renda ativa. 

Agora, após essa primeira etapa, você também pode estabelecer investir em ações, fundos imobiliários ou outras aplicações para fazer seu capital render de forma automática. Esse segundo ato podemos considerar como renda passiva, compreende?

Em seguida, vamos trazer mais exemplos de renda passiva. Continue com a gente!

Quais são as vantagens da renda passiva?

O objetivo de todo rendimento é fazer com que o investidor continue recebendo cada vez mais, com a renda passiva não é diferente. Pensando assim, listamos as principais vantagens deste recurso financeiro:

  • construção de uma reserva de emergência;
  • viver com os juros das suas aplicações financeiras;
  • liberdade, pois você pode obter os rendimentos da renda passiva de qualquer lugar, apenas ter acesso à internet;
  • a renda passiva pode ser vitalícia, se bem administrada;
  • conquistar sua independência financeira;
  • aumentar o seu padrão de vida.

Quais são os tipos de renda passiva?

Os tipos de renda passiva se dividem em duas categorias: com e sem capital.

Com capital

É quando um investidor utiliza seu próprio dinheiro para fazê-lo virar uma renda passiva. Por exemplo, o uso do próprio salário, de uma herança ou do acúmulo ao longo da vida.

Sem capital

Neste caso, a renda acontece por outros meios de investimentos, como royalties, direito de imagens ou por uma sociedade que faz renda passiva sem empregar recursos financeiros.

Renda passiva: 4 exemplos para você seguir

1. Posts patrocinados no Instagram

O Instagram é um espaço rico para ganhar dinheiro. Blogueiros de sucesso têm aumentado seus rendimentos com perfis sobre moda, beleza, viagens, esporte, decoração, suplementação, entre outros.

Tenha em mente que essa pode ser uma grande possibilidade para você. Para isso, é preciso encontrar o tipo de conteúdo que mais se adequa e trabalhar sua desenvoltura (caso seja uma pessoa mais tímida) a fim de encontrar um público cativo para consumir os seus materiais.

2. Loja de dropshipping

Dropshipping é um modelo simples de negócio, quando feito com criatividade. Essa é uma das formas de renda passiva mais lucrativas, que consiste no investidor criar uma loja virtual e vender diversos itens variados.

Vale ressaltar que aqui o empreendedor decide o valor final da venda do produto, ou seja, dependendo do material e da quantidade de vendas, é possível conquistar um lucro bastante rentável.

3. Curso Virtual

Comentamos no início deste artigo que os cursos onlines podem ser um tipo de renda passiva lucrativo. Na era da tecnologia e com a pandemia do coronavírus, a internet conquistou mais adeptos de alunos à distância.

Logo, se você estiver disposto a criar um curso com conteúdos interessantes, esta é uma excelente oportunidade. Aqui você controla a sua renda passiva e ainda incrementa sua estratégia de marketing pessoal.

4. Investir em ações

Ao investir em ações, você se torna um cotista e pode conquistar maior renda com possibilidade de investimentos em diferentes empresas. 

Perdendo dinheiro? Veja neste vídeo dicas infalíveis para poupar suas economias:

 

Renda passiva: qual o trajeto para chegar aqui?

O conhecimento é um dos melhores investimentos que toda pessoa deve fazer, pois é o que proporciona crescer e experimentar coisas novas. Como vimos, os tipos de renda passiva possibilitam ganhos a longo prazo, porém é fundamental passar por uma base sólida de renda ativa inicialmente.

E, para isso, é imprescindível saber lidar com as economia e finanças. Afinal, nada melhor do que fortalecer as estratégias de administrar o próprio. Pensando nisso, a Xpeed School indica para você o Combo: Cursos de Educação Financeira

Neste espaço você vai aprender a ter uma relação saudável com o seu dinheiro, entender suas decisões financeiras e criar um planejamento estratégico e fácil. Com esse ensinamento, você terá mais confiança para fazer boas escolhas, principalmente, para começar uma renda passiva do zero.

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img