Conheça os 6 tipos de topologia de rede

Conhecer os padrões de rede é fundamental na hora de estruturar a sua

Falar sobre rede de computadores quase sempre leva a questões como segurança e velocidade. Afinal, esses são os pontos de maior interesse dos usuários. Por outro lado, o que muitos esquecem é que sem a topologia de rede esses pontos podem ficar comprometidos.

Quando a estrutura de uma rede é bem planejada, o resultado é a estabilidade. Isso sem falar que se torna mais fácil identificar problemas ou fazer melhorias. É por isso que neste artigo, vamos falar mais sobre esse assunto e quais os tipos de topologias de rede existentes.

O que é topologia de rede?

Uma rede de computadores é composta por uma série de máquinas interligadas. Quando essas máquinas se comunicam, elas compartilham dados, arquivos e informações no geral. Para que essas comunicações ocorram de maneira saudável, segura e funcional, é preciso haver uma estrutura.

A topologia de rede basicamente indica o layout de uma rede de computadores, ou seja, como ela está estruturada. A partir dessa topologia, é possível identificar como as máquinas se conectam e como se comunicam entre si.

Entenda os dois conceitos de topologia

Existem duas maneiras de representar a estrutura topológica: fisicamente ou logicamente. Em ambas, o objetivo é facilitar o entendimento sobre a disposição de uma rede e seu funcionamento.

Topologia de rede física

A topologia de rede física está relacionada, literalmente, aos elementos físicos que compõem uma rede. Ou seja, ao layout dessa rede. É ela que indica a posição e como estão conectados todos os cabos e dispositivos (máquinas, roteadores e gateways) em um determinado espaço.

Considerando essa definição, é a topologia de rede física que influencia em pontos importantes de uso, como a velocidade e a segurança. Afinal, é a maneira como ela foi estruturada em um ambiente físico que determina o desempenho dessas questões.

Topologia de rede lógica

Já a topologia de rede lógica está relacionada a como uma rede trabalha, ou seja, como as máquinas interagem entre si e como ocorrem os fluxos de dados através dessa rede.

Diante dessa função, a topologia lógica examina e organiza a rede a fim de encontrar a melhor maneira de conectar seus pontos e garantir um tráfego eficiente.

< Sugestão de leitura: Gestão de riscos de TI: como identificar e mitigar ameaças? />

Tipos de topologia de rede

Existem 6 tipos de topologia de rede: anel, árvore, barramento, estrela, híbrida, malha e ponto a ponto. Pelos nomes, é possível fazer uma associação visual a como é a organização de cada uma delas.

Vendo tantas possibilidades, talvez você se pergunte se há alguma com melhor estratégia. A resposta é não. Na verdade, o que existe são redes mais estáveis. E essa característica está diretamente associada a investimentos mais altos.

Anel

Topologia de rede anel

Na topologia de anel, a organização é feita em formato circular. Assim, cada máquina possui outras duas máquinas vizinhas conectadas e pelas quais os dados são transmitidos.

Outra característica desse tipo de topologia é que o fluxo de transmissão dos dados é unidirecional. Ou seja, ele é retransmitido de estação em estação, em uma direção única, até que chegue ao seu destino.

Entre as vantagens desse tipo de rede estão:

  • Baixo custo de implementação;
  • Eficiência na transmissão de dados;
  • Alta confiabilidade;
  • Possibilidade de implementação em grandes redes.

Por outro lado, uma desvantagem é que, considerando a forma como os dados são transmitidos, a falha de uma das máquinas pode afetar a estabilidade da rede por inteiro.

Árvore

Topologia de rede árvore

A disposição das máquinas nessa topologia lembra a dos galhos de uma árvore. Assim, ela tem um node central (como um tronco), que é responsável pela distribuição dos dados.

A vantagem da topologia de árvore sobre a de anel é que no caso de falha de um dos dispositivos da ramificação, a rede não fica comprometida. Além disso, essa organização também facilita a identificação de erros.

Ainda assim, embora a vulnerabilidade não seja tão alta, caso o dispositivo central seja afetado, os demais também sofrem o impacto. Outra desvantagem é a do cabeamento, já que essa estrutura demanda uma grande quantidade do material.

Barramento

Topologia de rede barramento

Mesmo o nome não dê indícios de como sua estrutura é visualmente, a topologia de barramento é uma das mais simples de ser implementada. Neste formato, os dados circulam unilateralmente por meio de um único cabo.

Embora tenha um layout simples e econômico, de fácil manutenção, o que é uma grande vantagem, essa estrutura é vulnerável a falhas. Afinal, assim como no caso da topologia de anel, as máquinas estão conectadas em um único fluxo.

Estrela

Topologia de rede estrela

Na topologia de formato estrela, um único dispositivo — que é organizado centralmente —, concentra os dados e os distribui para os demais dispositivos nas estações.

Essa é uma das topologias mais usadas e sua vantagem é a facilidade de gerenciamento. Isso porque, caso um dos dispositivos apresente problemas, ele fica fora da rede sem comprometer os demais.

Ainda assim, assim como na topologia de árvore, o comprometimento do dispositivo central faz com que a rede seja impactada por completo.

Híbrida

Topologia de rede híbrida

O nome já indica: a topologia de rede híbrida combina mais de um tipo de topologia em sua organização. É por conta dessa versatilidade que hoje é o formato mais utilizado pelo mercado, conseguindo suportar o crescimento das operações.

É essa facilidade de adaptação e consequente redução de custos que gera vantagens à topologia híbrida. Por outro lado, é importante lembrar que a mescla de mais de um tipo de rede gera complexidades na estruturação.

Malha

Topologia de rede malha

Na topologia de malha, todos os dispositivos se conectam entre si. Essa rede é composta por vários nós, que funcionam como uma grande rede e que aceitam a conexão dos usuários. Esses nós se comportam como repetidores e transmitem os dados um a um por todos os caminhos disponíveis.

Esse padrão de organização é vantajoso por sua confiabilidade e, por isso, muitas vezes é usado em grandes operações.

Já quando o assunto são as desvantagens, há um grande planejamento por trás da estruturação desse tipo de rede, o que faz com que ela seja cara e complexa.

Ponto a ponto

Topologia de rede ponto a ponto

O formato de rede mais simples é o ponto a ponto. Nele, os nós se conectam entre si, o que faz com que a comunicação entre os dispositivos ocorra rapidamente.

É por conta dessa simplicidade que essa topologia é amplamente aderida nas instalações residenciais. Já em operações mais robustas, que exigem maiores transmissões de dados e infraestrutura, ela não é sustentável.

Como definir a melhor topologia de rede para uma rede?

Como você pôde ver, todas as topologias de rede possuem vantagens e desvantagens. Isso significa que não existe o padrão de organização perfeito.

O primeiro passo para obter a resposta sobre o melhor tipo para você, é entendendo qual é a sua necessidade. No caso de uma rede para a sua casa, por exemplo, o formato ponto a ponto é mais que recomendado.

Por outro lado, estruturas maiores, como a de empresas, exigem mais complexidade e, claro, investimento. Neste caso, a estrutura a ser escolhida varia conforme o investimento que você tem disponível, a estrutura e a quantidade de dispositivos a serem conectados. Não se esqueça de considerar também os custos de reparos e crescimento, eles são muito importantes.

>>> Ficou interessado pelo assunto e quer mergulhar ainda mais no universo da tecnologia? A XP Educação oferece curso de pós-graduação em Gestão de TI. Com ele, você aprende a fazer o planejamento estratégico da área, definindo indicadores, gerenciando equipes e processos, bem como infraestruturas.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img