Tudo o que você precisa saber sobre investidor anjo

Quantas boas ideias você já teve, mas deixou de lado por falta de recursos ou até mesmo de conhecimentos técnicos? Talvez você não saiba, mas começar um negócio próprio é desafiador para a maior parte das empresas. Diante desse cenário, o investidor anjo ocupa um papel de grande importância no mercado.

Muitas vezes o apoio financeiro/intelectual é o pontapé que falta para que um negócio promissor saia do papel. Aqui neste artigo, falamos mais sobre como funciona esse tipo de investimento e, claro, como conquistar um.

O que é um investidor anjo?

O investidor anjo é uma pessoa física que usa parte de seu próprio capital para alavancar novas ou pequenas empresas com alto potencial de crescimento. Historicamente, esse formato de investimento data da década de 1920, quando investidores americanos custeavam produções da Broadway.

Além do recurso financeiro, esse investidor também agrega valor ao negócio através de experiências acumuladas e uma rede de relacionamentos.

De acordo com informações do site Anjos do Brasil, o investidor anjo se trata de um profissional — empresário, empreendedor ou executivo — que possui um histórico de sucesso e, consequentemente, acumula uma boa quantia em recursos. Desse patrimônio, ele investe entre 5% e 10% em empresas consideradas promissoras, tendo como objetivo retorno financeiro e impacto positivo para a sociedade e sua economia.

No Brasil, uma pesquisa do mesmo site indica que esses investidores são predominantemente do sexo masculino (93%) e que o valor médio investido anualmente é de R$ 129 mil.

O que um investidor anjo ganha?

A negociação mais comum entre uma empresa captadora de recursos e um investidor anjo é a de participação societária. Isso significa que em troca de injetar capital para o desenvolvimento do negócio, ele recebe uma fatia dele.

Falando sobre essa fatia, é comum pensar que seu tamanho é proporcional à importância do investimento ou que ela está ligada a uma posição executiva no comitê. Na verdade, a sociedade é minoritária e a relação com os membros da diretoria é de aconselhamento.

Ao investidor, cabe oferecer orientação ao time com base em suas experiências anteriores e participar das decisões estratégicas. À empresa, a responsabilidade é de escalar os projetos e gerar bom retorno a quem nela apostou.

>>> Falando em investimentos, descubra quais são os 5 hábitos do investidor de sucesso com a Clara Sodré:

Como funciona o investimento anjo?

Assim como em qualquer investimento, o investimento do tipo anjo funciona com uma parte injetando capital em outra. Nesse caso, um executivo apostando no crescimento de uma empresa.

Como o objetivo do investidor não é participar da rotina do negócio ou até mesmo liderá-lo, normalmente esse aporte é realizado em grupo. Assim, todos podem contribuir com parte do seu tempo na construção de ideias e estratégias, além de dividir os riscos de apostar em uma empresa em estágio inicial.

Normalmente, quando há esse tipo de investimento, o corpo diretivo assume a responsabilidade de manter o anjo atualizado sobre todas as movimentações do negócio. Isso inclui produzir e apresentar relatórios de performance e resultados periodicamente, além de sinalizar projetos, falhas e melhorias. Já o investidor tem como responsabilidade acompanhar todas essas informações e encaminhar a companhia rumo ao crescimento através de consultoria.

É muito comum ouvir sobre investimentos anjo quando uma empresa está praticamente embrionária ou, como o mercado costuma chamar, é uma startup. Quando isso acontece, o investidor usa seu recurso para transformar uma ideia em um projeto e, depois, acompanhar todas as etapas de seu desenvolvimento.

Como conseguir um investidor anjo?

Se você vê no investimento anjo uma oportunidade para escalar os projetos da sua empresa, deve estar pronto para tentar uma captação de recursos. Não existe fórmula pronta, mas maturidade e estruturação definitivamente são ingredientes fundamentais para o sucesso nessa empreitada. Veja 3 dicas extremamente importantes:

Tenha mais que uma boa ideia

É provável que durante um banho mais longo você tenha sido iluminado por uma ideia que julgou mirabolante. Mas, para que alguém decida tirar dinheiro de seu próprio bolso para apoiá-lo, isso não é suficiente.

Mais que uma boa ideia, é preciso ter uma ideia viável e, principalmente, escalável. Por isso, antes de levá-la ao mercado, avalie repetidamente os problemas que ela quer resolver, como fará isso e como irá crescer em seu mercado de atuação.

Explore o terreno

Parte importante na hora de avaliar a viabilidade de um negócio é olhar para o que já existe no mercado. Se for algo que outra empresa já oferece, veja como ela trabalha e quais são seus diferenciais sobre ela. Se a ideia for totalmente nova, entenda como potenciais clientes enxergariam o seu produto.

Venda bem

Após validar a sua ideia, é preciso convencer outras pessoas de que ela realmente merece investimento. Para isso, você deve preparar um pitch falando sobre seu projeto e convencer investidores a apostarem nele.

Dentro desse discurso, fale sobre diferenciais do negócio, problemas que ele irá resolver, como será o MVP e, principalmente, qual o seu modelo de negócio.

Quais métricas o investidor anjo analisa?

É preciso ter em mente que, muitas vezes, um investidor anjo usa de seus próprios recursos para apostar em uma ideia. Além disso, ele tem larga experiência e amplos conhecimentos de negócio. Por isso, antes de investir seu capital ou dedicar seu tempo a uma empresa, ele avalia criteriosamente suas métricas. Mas quais são elas?

  • ROI (Retorno sobre Investimento): basicamente, essa métrica ajuda a entender o quanto uma empresa ganhou a partir dos investimentos que realizou.
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): aqui, o objetivo é avaliar quanto uma empresa gasta para conquistar um novo cliente. Na soma são considerados investimentos de marketing e vendas.
  • LTV (Lifetime Value): a principal função do LTV é identificar o valor que um cliente gera de retorno com o tempo.

Além dessas, outras informações fundamentais que devem ser apresentadas durante uma apresentação para captação são:

  • Lucro bruto
  • Receita, incluindo Ebitda
  • Taxas de usuários, engajamento e churn
  • Crescimento por período e projeções

FAQ — Confira a resposta para as principais dúvidas sobre investidor anjo

Em que momento se deve procurar um investimento anjo?

Essa resposta pode variar de empreendedor para empreendedor. Entretanto, o mais comum é que isso ocorra já em fase de operação. Isto é, quando a ideia já saiu do papel, o negócio teve suas primeiras experimentações e depende de investimento para que a operação continua ativa. Nesse momento, os investidores já puderam ter uma visão mais ampla sobre as expectativas e projeções das empresas e podem confiar seus capitais com uma dose a mais de segurança.

Onde encontrar um investidor anjo?

Não precisa acampar em frente às emissoras de TV para participar de programas de investimento. Você pode encontrar um anjo para o seu negócio em um círculo próximo, com amigos ou familiares, ou em redes de investidores anjos. Outra maneira é participando de eventos e concursos que abrem espaço para que você faça o seu pitch.

Existe um setor preferido pelos investidores anjos?

Embora seja comum as notícias de empresas de tecnologia que recebem aportes milionários, não existe uma regra sobre isso. A empresa que o investidor quer investir é aquela que tem a melhor ideia e as melhores chances de crescer e gerar impactos relevantes ao mercado.

Quem são os maiores investidores anjos do Brasil?

Além dos grupos de apoio de investimento, como o Anjos do Brasil, grandes nomes no cenário executivo do país se destacam entre quem busca por um aporte, entre eles Camila Farani, presidente da G2 Capital; João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos e Marco Poli, da ClosedGap.

Como conseguir um investimento para o meu negócio?

Se você tem uma ideia fora da curva e um projeto bem estruturado, basta encontrar alguém disposto a apostar. Mas não pense que é só isso. Mais que o insight, um negócio se sustenta pela sua maturidade e capacidade de lidar com adversidades. Por isso, tenha uma visão clara sobre pontos como economia, finanças, marketing e vendas.

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