Upskilling e Reskilling: o que significam e quais suas principais diferenças

Chegou a hora de conhecer o futuro do mercado de trabalho e como estar preparado para o mindset de desenvolvimento!

Você já ouviu falar em upskilling e reskilling?

Esses conceitos estão se popularizando e se tornando cada dia mais importantes para o mercado de trabalho, visto que o futuro das empresas está diretamente ligado à transformação digital e ao desenvolvimento de colaboradores.

Se você é empreendedor, precisa compreender que, no momento que vivemos, a qualificação constante dos seus funcionários é um fator altamente decisivo para o sucesso do seu negócio e, consequentemente, o seu.

Se você é colaborador de alguma empresa, já percebeu como a mecanização dos processos tem trazido à tona uma necessidade de que os profissionais sejam elevadamente capacitados.

Com isso, muitos RHs têm buscado trazer medidas educativas para o trabalho, de maneira que otimize as habilidades dos funcionários, e isso se dá com o upskilling e reskilling.

Quer conhecer mais sobre esses termos e como eles irão impactar o futuro? Então, siga a leitura!

Upskilling e Reskilling: entenda os conceitos

Vamos começar entendendo o que cada um desses conceitos significa.

Upskilling e o aprimoramento dos conhecimentos

Da faculdade para a pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, PHD e afins: na nossa carreira, estamos constantemente estudando para conseguirmos subir mais degraus.

Sejam degraus para nos tornarmos profissionais sênior, especialistas ou, até mesmo, conseguir um cargo de liderança.

O upskilling, em suma, acontece quando um profissional busca o aprimoramento dos seus conhecimentos em uma área na qual ele já está inserido. Como consequência, o seu domínio no nicho cresce.

Com esse “up” que já vem no começo da palavra upskilling, o profissional otimiza o tempo gastos em tarefas, realiza entregas com maior qualidade e desenvolve uma visão mais analítica. Assim, seu trabalho ganha mais visibilidade e ele pode, consequentemente, ter um crescimento de carreira estruturado ou uma promoção.

Reskilling: novos conhecimentos

A palavra que gere o reskilling é a mudança: acontece quando um profissional começa a aprender novas habilidades, seja para se recolocar no mercado, fazer transição de carreira ou quando a empresa percebe que é possível desenvolver os talentos internos.

A McKinsey & Company realizou uma pesquisa que afirmou que, além de 87% das empresas não possuírem o talento que precisarão no futuro, 9 em cada 10 gerentes sofrem com a escassez de competências nas suas profissões, ou seja, o reskilling promete crescer ainda mais.

Qual a diferença entre Upskilling e Reskilling?

Você já conseguiu perceber que tanto o upskilling quando o reskilling promovem um mindset de crescimento, um para desenvolver na sua atual área de atuação e o outro para investir em uma nova profissão, mas eles têm algumas diferenças. Apesar de serem centrados no desenvolvimento, é um desenvolvimento diferente.

No upskilling, o profissional se aprimora buscando ser altamente capacitado para ser mais atrativo e competitivo na sua área de atuação. Esse conceito também é bom para a empresa que possui esse tipo de profissional, porque ela terá um colaborador mais qualificado e especializado realizando o seu trabalho.

Já no reskilling o profissional está buscando aprender novas habilidades e, com isso, aumentar as suas chances de empregabilidade. Funciona como um “empurrãozinho” para se tornar apto a realizar um trabalho diferente do que o profissional tem atualmente.

Profissionais aplicam conceitos Upskilling e Reskilling
Investir em Upskilling e Reskilling pode trazer muitas vantagens para a sua empresa e para os seus colaboradores.

Qual a importância do Upskilling e Reskilling?

O mercado necessita, urgentemente, de profissionais altamente qualificados.

O World Economic Forum produziu uma pesquisa, em 2021, afirmando que, se as empresas investirem em upskilling, o resultado será a possibilidade de um aumento no PIB global de cerca de US$ 6,5 trilhões até 2030. É muito dinheiro, não é mesmo?

Por quê eles são importantes? Simples: eles auxiliam profissionais no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como:

  • Gestão do tempo;
  • Motivação no trabalho;
  • Alta produtividade;
  • Gestão eficiente de tarefas.

Qual o papel do RH nas estratégias Upskilling e Reskilling?

As empresas estão preocupadas com o futuro do mercado de trabalho e o RH é a área estratégica, dentro das empresas, que irá analisar e sanar todas as incertezas que existem no momento.

Por isso, é importante que os RHs estejam por dentro das novidades do mercado, ter a tecnologia como aliada e aplicar o upskilling constantemente na sua própria vida profissional.

Além disso, ter uma área de Recursos Humanos mais ágil, estruturada, analítica e atualizada, possibilita a análise da empresa em curto, médio e longo prazo e, assim, desenvolver um planejamento estratégico.

Upskilling e Reskilling: qual implementar na sua empresa?

Entenda, primeiro, a sua grade de colaboradores. Ou seja, quais deles são muito bons no que fazem e quais deles são bons, mas seriam ainda melhores em outros cargos e áreas.

Após analisar isso, invista em upskilling para os profissionais que “casam” com as suas áreas, e em reskilling para os profissionais que podem ser melhores em outros cargos. Lembrando que é preciso ter atenção ao reskilling: muitos colaboradores podem usar a mudança de carreira e profissão como oportunidade para mudar de emprego também.

Como implementar estratégias Upskilling e Reskilling na sua empresa?

Gestores e profissionais de recursos humanos precisam aplicar os conceitos de upskilling e reskilling nas empresas. Algumas dicas para começar a aplicá-los são:

Mapeamento das competências da equipe

Entenda quais serão as competências que a empresa precisará para alcançar os seus objetivos no futuro. Assim, é possível visualizar o que já existe dentro da casa e tudo aquilo que é preciso desenvolver e/ou criar.

Treinamentos personalizados

Programas de treinamento e desenvolvimento personalizados são essenciais para que os colaboradores possam ter uma performance cada vez melhor nas suas áreas e para que novas competências sejam desenvolvidas.

Avaliação contínua

Manter uma avaliação contínua na empresa é uma ação positiva para descobrir quais habilidades que a sua equipe de colaboradores precisa desenvolver, já que faz um diagnóstico da performance do time, visando uma melhora na qualidade dos resultados.

Quais os benefícios do Upskilling e Reskilling?

Em suma, são vários. No entanto, os principais são:

  • Melhor adaptação às novas tecnologias;
  • Encorajamento à produtividade;
  • Desenvolvimento de soft skills;
  • Redução de turnover;
  • Oportunidades de crescimento profissional;
  • Atração de novos talentos.

Conclusão

Capacitar os seus colaboradores é a chave e nós sabemos como facilitar a sua vida!

Com a XP Educação, você pode, inclusive ter uma só assinatura para desenvolver todo o seu time. Foque no aprendizado contínuo: acesse as facilidades para empresas da XP Educação e invista nos seus colaboradores!

Continue Aprendendo

spot_img