Quando criamos ou desenvolvemos um software é necessário que ele esteja o mais explicado possível na linguagem do usuário para que possa ser utilizado da melhor maneira. Nesse sentido, usar o conceito de user story se torna essencial. Você já o conhecia?
Da tradução do inglês, história de usuários, ele faz parte de uma etapa de uma estrutura mais ágil de desenvolvimento e implementação de um produto em diversos setores, como na tecnologia da informação. 💻
Ele é um complemento do framework Scrum e deve ser sempre priorizado nas equipes que trabalham buscando entender quais problemas usuários estão enfrentando em um software e como encontrar o jeito mais simples de resolvê-los.
Continue a leitura para entender mais detalhes sobre ele, bem como sua importância e como usá-lo no seu dia a dia. Vamos lá? 👇
O que é User Story?
Nada mais é do que uma ferramenta para definir e organizar os requisitos de um sistema e torná-lo mais legível para os usuários, sendo muito utilizada na metodologia ágil e no TI.
Mas como funciona? Quando se cria um produto ou projeto, é preciso que ele esteja o mais simples possível que um leigo possa entender, se não qual o sentido de tentar oferecê-lo aos seus clientes e usuários, certo? O user story que faz essa adaptação, sendo uma característica essencial do desenvolvimento Agile. 🤩
Podemos dizer que ele é uma espécie de promessa de conversa com o usuário, onde são colocadas especificações escritas utilizando linguagem de negócio, exemplificando, de forma simples, como uma pessoa usaria determinada funcionalidade de um produto. 😉
Assim, seu formato mais utilizado é esse:
👉 Como um <papel>, eu quero <desejo> de modo que <benefício>
Sendo:
- Papel: é a persona, para quem você está criando esse requisito;
- Desejo: intenção da persona, não os recursos que ela usa;
- Benefício: o que ele vai ganhar com isso? O que ele pretende alcançar?
Um exemplo seria:
Como um < Turista >, eu quero < Encontrar hotéis com vagas para entrada imediata em SP > de forma que < Não haja preocupação em reservar vagas em hotéis em caso de viagens de emergência>.
O trabalho do software é conseguir responder esses requisitos ao usuário, sem que ele tenha dificuldades. No entanto, somente com essa descrição, os desenvolvedores podem não conseguir transformar o objetivo da história em código e em testes de maneira otimizada. Por isso é utilizado o método de 3C’s, que será explicado mais adiante.
Por que é importante?
Para explicar isso imagine uma situação: você tem uma loja de carros e está vendendo 3 deles para pessoas diferentes. Só que na entrega um veio sem ar condicionado, outro sem sensor de ré e o outro veio completo, mas deu algum defeito no motor em menos de 5 km.
Essas falhas podem ser resultados do não mapeamento das necessidades dos usuários e verificações de que o user story estaria mostrando caso tivesse sido bem feito.
Logo, funciona apenas como um tipo de lembrete de quais detalhes são necessários em um projeto, sendo que somente com ele não é possível desenvolver a história dos usuários, precisa de documentos e mais detalhes para isso.
No entanto, sua função é manter as necessidades dos usuários escritas de forma simples e ajudar a nortear a conversa entre as pessoas que construirão a funcionalidade que elas descrevem.
Assim, serve para priorizar os clientes e estimar o esforço necessário para realizar os objetivos propostos em um produto ou projeto.
Uma vez que o user story está documentado, o time de desenvolvimento sabe o porquê precisa desenvolver, afinal é uma maneira de gerar valor na sua execução. Portanto, ele é importante porque ajuda a definir o desejo do usuário final e aumenta a assertividade do trabalho de toda equipe. 🎯
Como escrever as histórias de usuários?
Primeiramente, o ponto mais relevante é entender que as histórias de usuários precisam ser simples e objetivas, para ser de fácil entendimento pelos desenvolvedores.
Caso elas fiquem longas de modo que não encaixam em um quadro, é preciso refiná-las.
As user stories são descrições sobre a funcionalidade do seu produto e, por essa razão, é importante que elas representem verdadeiramente o ponto de vista do usuário. Assim, é necessário documentá-las em três blocos:
1. Entrega de valor
Aqui você deve pensar em como relacionar as user stories com uma entrega de valor. Como? Entender as razões pelas quais as histórias são importantes, o que usuários querem, entre outros.
Respondida essa pergunta, você deve colocar na descrição dessa documentação o objetivo da funcionalidade principal em “Valor de Mercado”, “Redução de Risco” ou “Aumentar a Capacidade” e qual é o detalhe.
2. Narrativa do usuário
A segunda etapa é preciso criar a narrativa dessas necessidades do usuário. Daí você pode usar o template já citado, como:
- Como … [target da funcionalidade]
- Eu quero … [item desejado – título]
- Para que eu possa … [entrega de valor – job to be done daquilo]
3. Requisitos técnicos
No terceiro bloco você vai descrever os requisitos técnicos. Ou seja, vai colocar o que é preciso fazer para atender as necessidades e os objetivos propostos.
Para isso, é possível utilizar a técnica de 7 dimensões do produto, que são:
- Atores
- Interfaces
- Ação (história do usuário)
- Dados
- Regras de negócios
- Ambiente
- Qualidade (critérios de aceite)
Template de User Story 3C’s
Conforme brevemente mencionado em outro tópico, existe um conceito chamado de 3 C’s, que indica como construir a sua história de usuário.
Vamos dizer que você é um Product Owner e, junto com o seu time Scrum, iniciam o seu Product Backlog e vão criar uma user story para cada item. Você deve usar:
Cartão
Aqui a ideia é a descrição da história de forma curta simples, tendo que caber tudo em um pequeno tamanho de cartão.
Assim, você deve definir: quem é o ator principal, a persona, qual o principal objetivo e o justificativa para ele.
Conversas
São como reuniões, em que todos do time debatem os planos para fazer acontecer o objetivo.
Nesse momento, é esperado que as pessoas, juntas, leiam a User Story e clarifiquem o máximo possível o entendimento do que é esperado, trazendo para discussão quais os possíveis problemas e soluções.
Confirmação
Sempre use critérios para identificar se a história está realmente concluída. Aqui são criados cenários que quando executados, mostram se obtiverem os resultados descritos e se está tudo certo, caso contrário será devolvido para o time de desenvolvimento corrigir os bugs.
INVEST
Além dos 3Cs, outro método importante é o INVEST, que vai ajudar a avaliar a qualidade da sua user story, que tem como objetivo usar cada sigla para ver se sua história tá indicando todos esses fatores: independente, negociável, valor, estimável, pequeno e testável.
Granularidade dos User Stories
Entendendo toda a parte conceitual, é o momento de saber sobre a estrutura. Existem alguns tipos de granularidade necessários para que os itens do backlog estejam refinados e elegíveis. São eles: 👇
A tríade Épico, Feature e User Story são os artefatos mais utilizados para estruturação de backlog de produto (product backlog) e para uso em backlog de sprints (sprint backlog), sendo:
User Story
A representação clara e informal que expressa a necessidade e/ou requisito de um potencial usuário. É parte de um objetivo final.
Funcionalidade
É quem agrupa um conjunto de histórias do usuário, com a função do Produto, da qual contém diversos requisitos funcionais com suas regras e exceções.
Épico
É uma grande parte do trabalho a ser realizado no Produto, onde se expressa de forma macro a necessidade global.
Afinal, como aprender a aplicar o User Story no dia a dia?
Portanto, quando olhamos como os produtos digitais impactam positivamente nosso cotidiano, percebemos que, muitas vezes, eles resolvem problemas de uma maneira bastante simples e de forma personalizada. E isso é graças ao uso do user story. 🖤
Assim, o Product Owner e seu time precisam entender quais as reais necessidades dos usuários na hora de criar um software, para que seja feito da melhor forma e com mais usabilidade para a UX do usuário. 📈
Neste artigo falamos um pouco sobre user story e a importância de uma boa granularidade, só que o assunto não se esgota aqui.
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