O que é Web 3.0? Saiba tudo sobre essa evolução da internet

Entenda o conceito e quais as vantagens que essa era digital está trazendo para o dia a dia da sociedade.

A Web 3.0 já está presente na sociedade. A cada dia que passa o avanço da tecnologia traz mudanças na forma como as pessoas pensam, agem e vivem no cotidiano. A inovação é o principal conceito quando se fala do mercado de trabalho e do setor da indústria em todos os aspectos.

Esse novo capítulo da era digital vem com o intuito de melhorar a vida dos usuários, não só na internet, como na realidade, de tal maneira que qualquer ação possa ser metrificada, monitorada e também efetuada online e de qualquer lugar. 

Mas o que quer dizer realmente a Web 3.0? Ela é realmente importante? Quais as diferenças e semelhanças com a Web 1.0 e 2.0? E como que o setor financeiro de criptomoedas tem a ver com esse assunto?

Continue a leitura deste artigo e entenda detalhes sobre a Web 3.0 e o que ela tem a dizer sobre o nosso futuro. Confira!

Web 1.0: o estágio inicial da internet

Antes de entrar no conceito de Web 3.0, é importante entender o que significa as eras digitais anteriores. Iniciando pela Web 1.0, ela nada mais é que o marco para a criação do World Wide Web (WWW), sistema de documentos que dá aos usuários acesso a conteúdo multimídia. 

Portanto, foi o início da internet e de como a tecnologia veio para melhorar a vida da sociedade. O período se passou desde o final da década de 80 até os anos 2000. 

Suas principais características são a utilização de páginas estáticas, muito texto e pouca imagem. Como foi o início de tudo, muita coisa só foi criada, sem pensar tanto na experiência do usuário em si, mas sim em trazer o melhor que a tecnologia de computadores poderia fazer. 

Assim, a maioria dos sites da época pertenciam a veículos de imprensa, e a internet parecia mais com a TV e o Rádio, uma vez que os usuários eram consumidores passivos e só conseguiam ler informações, sem interagir. Muito diferente do que é hoje, concorda?

Web 2.0: geração de conteúdo pelos usuários

Já a Web 2.0 é bem mais moderna e conhecida pelas pessoas, pois ela se passa a partir dos anos 2000, com a ideia de trazer uma internet bem mais interativa

Foi a partir dela que se iniciaram as primeiras plataformas de conversa e publicação de conteúdo, dando origem aos grandes aplicativos famosos do início do século XXI, como o MSN e o Bate-papo UOL, os blogs e as redes sociais, como o Orkut e o Badoo.

Pode-se dizer que ela perdura até os dias de hoje, embora já tenha sinais da Web 3.0 na sociedade. De qualquer forma, foi a 2.0 que levou bilhões de usuários para dentro da Internet e que marcou a monopolização da rede mundial de computadores.

Dentre suas principais características estão a utilização de buscadores, plataformas de mídias sociais e o compartilhamento e interação das informações

banner do ebook "guia da bolsa para investidores"

Web 3.0: a internet pertencente aos usuários

Essa sim é a tendência do futuro. A Web 3.0 se refere a uma nova era da Internet, com aspectos de ser bem mais descentralizada, menos dependente de big techs e outras empresas por trás, e que é capaz de oferecer controle de informações, dados e conteúdos aos usuários, fazendo cada um consumir e compartilhar apenas o que deseja, tendo maior relevância para uma privacidade. 

Não é coincidência a instauração da atualização da Lei da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na Internet (LGPD), sendo um grande marco do início dessa era digital. 

Na prática, é uma web com código aberto, sem tantos ou nenhum intermediário mediando as conversas dos usuários, com dinheiro eletrônico não controlado pelo Estado, e serviços financeiros antes só ofertados por bancos. Assim, termos como metaverso, criptomoedas e experiência do usuários são pontos relevantes para sua atuação.

No entanto, é um modelo ainda em construção e que nem tudo é conhecido. Pode-se dizer, então, que a Web 3.0 é como se fosse uma melhoria e uma solução para tudo que já foi criado anteriormente e não teve sucesso, é utilização de todos os obstáculos ou pontos cegos existentes. 

Além da descentralização, algo forte é a utilização da blockchain que facilita a transferência de valor em dinheiro através de ativos digitais e possibilitará que os usuários tenham, de fato, a posse dos mesmos através dos NFTs (non-fungible tokens), que permite que cada ativo digital seja único e que permite o registro do mesmo no nome do dono, o qual poderá comercializar suas propriedades no mundo digital. Isso sem a necessidade de autenticação e maior privacidade.

Quais as principais diferenças entre esses conceitos?

Em relação as principais diferenças entre os três tipos de web, podemos dizer que:

  • 1.0: focada somente na leitura; falava apenas em nome de empresas; é o início de tudo e muito imatura de maneira geral;
  • 2.0: já tinha as funções de leitura e escritas, mas sem controle; focava na comunidade virtual como um todo; começa um comportamento de usuário e a criação de aplicativos;
  • 3.0: caracterizada por ser portátil e mais pessoal; foca no individual; melhor uso da internet das coisas; funções mais inteligentes e interativas entre os usuários. 

placa da era digital web 3.0
A Web 3.0 é o estágio mais avançado das eras digitais, trazendo evoluções significativas da Web 1.0 e Web 2.0 juntas

Importância da Web 3.0 para o futuro

Sua existência por si só já demonstra grande importância, pois ela representa a próxima fase de uma evolução tecnológica muito mais aberta e interativa. Assim, é demarcada com:

  • Mais velocidade;
  • Nova arquitetura;
  • Transparência;
  • Segurança;
  • Peer-to-peer;
  • Privacidade;
  • Web Semântica.

Portanto, a partir dela há uma interação mais complexa entre as informações e habilidades humanas com os computadores, os quais conseguirão entender os desejos e perfis dos usuários de forma mais consistente. 

Relação entre Web 3.0 e criptoativos

Essa relação ocorre devido a blockchain, uma tecnologia subjacente que dá suporte para as moedas digitais, ou seja, é como se fosse um grande banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários.

Dentre os criptoativos existentes temos:

Polkadot (DOT)

É a base da Web 3.0, resolvendo os problemas do mercado a respeito da interoperabilidade das plataformas.

Basic Attention Token (BAT)

Que tem o intuito de remover a publicidade e os usuários do Brave, navegador utilizado, têm a opção de participar de um programa para ver anúncios privados e ganhar em troca tokens BAT.

Livepeer ([ativo=LPT])

Uma plataforma de streaming de vídeo descentralizada para ser uma alternativa às ferramentas oferecidas por big tech.

BitTorrent (BTT)

Sistema de compartilhamento de arquivos e que lançou a criptomoeda BTT.

Helium (HNT)

Foi criada com a missão de facilitar a comunicação entre os dispositivos e a internet.

Desafios e futuro da Web 3.0

Mesmo com todos os benefícios da Web 3.0, como ainda não é de profundo conhecimento, ainda possui alguns desafios, como: a aprendizagem, a melhoria da experiência do usuário e as próprias mudanças culturais.

Outro aspecto é relacionado ao ramo financeiro e as criptomoedas. Esses assuntos que estão sendo muito comentados no momento atual e você pode ficar por dentro dessas tendências e ainda saber como investir através do nosso curso de Pós-gradução em Investimentos e Private Banking.

Continue Aprendendo

spot_img