Liderança positiva: o que é e qual sua função?

A liderança positiva pode ser uma das soluções para o número de demissões em empresas tradicionais.

Tratar colaboradores como máquinas não é mais a premissa atual: colaboradores têm buscado, mais ativamente, a liderança positiva.

A valorização das equipes têm sido o resultado de movimentos intensos relacionados à valorização do bem-estar dos funcionários que, por sua vez, compreende que fatores psicológicos também são fortes influenciadores no dia a dia de trabalho.

Na rotina diária do ofício, colaboradores precisam lidar com as demandas fixas diárias, ou seja, atividades comuns do trabalho e ainda precisam lidar com as emoções, além de necessitar de trocas com outros profissionais, muitas vezes líderes. 

Para esses líderes o desafio de lidar com o todo é ainda maior: conduzir um grupo que otimize o seu trabalho e, mesmo assim, tenha uma convivência positiva é raro e muito difícil de se alcançar. 

Pensando nisso, a liderança positiva nasceu e já tem estado presente como pauta constante em empresas e organizações. Quer conhecer mais sobre? Continue a leitura!

O que é liderança positiva?

Estimular, comandar e inspirar são algumas das responsabilidades principais de um líder. 

A liderança positiva, por sua vez, é um modelo de gestão de pessoas que tem como objetivo valorizar os pontos positivos de cada colaborador, além de incentivar o desenvolvimento das suas habilidades e potencializar os resultados da empresa. 

Sinônimo de eficiência no trabalho, a liderança positiva tem mostrado bons frutos: melhorado o engajamento dos funcionários, além de um aumento na performance, é claro. O seu sucesso se dá pela fundamentação no comportamento humano, ou seja, na psicologia. 

Com a quantidade de tempo que destinamos ao nosso trabalho diariamente, avaliar se os funcionários são felizes ou não dentro da jornada laboral se tornou essencial. 

Pensando nisso, o The World Happiness Report introduziu uma seção exclusivamente dedicada à felicidade no trabalho e, a seu modo, uma das variáveis consideradas é a liderança positiva. Assim, conseguimos enxergar o quão longe o seu impacto chegou! 

Além disso, esse perfil de liderança, por ser correlacionado com a psicologia, usa das emoções como impulso para alcançar os objetivos antes setados pelos OKRs, por exemplo, e promover o crescimento profissional. 

O resultado? Simples: profissionais mais motivados, buscando serem suas melhores versões cotidianamente, aumento da produtividade e melhora na qualidade do serviço. 

Liderança positiva vs tradicional

Na liderança tradicional, o medo é comum. Seja o de demissão, de resultados ruins ou constatações dos mesmos estão sempre presentes. Com isso, os funcionários passam a trabalhar mais, mas isso não quer dizer que o trabalho tenha maior qualidade. 

Os fatores motivacionais são cobranças, bônus salariais e metas altamente agressivas, além de constar com um clima organizacional mais tenso e feroz. 

No que diz respeito à liderança positiva, o foco é o desenvolvimento de pessoas. Ou seja, a atenção do gestor é voltada ao progresso do funcionário, e como ele pode auxiliar essa pessoa a avançar profissionalmente. 

Enquanto na liderança tradicional bônus são causas, na liderança positiva eles são uma consequência. 

Homem com liderança positiva treinando um colaborador
A liderança positiva trabalha no desenvolvimento de cada membro da equipe.

Quais as principais características da liderança positiva? 

As características principais da liderança positiva são: 

  • Eficiência na comunicação: o líder mantém e promove uma boa comunicação com o time;
  • Bom relacionamento: a interpessoalidade e os seus relacionamentos dentro de uma equipe com um líder positivo é, também, positiva. Há uma relação de confiança entre líder e liderados que funciona como uma via de mão dupla: ambos podem contar uns com os outros;
  • Clima organizacional saudável: o líder positivo tem, como uma das suas maiores preocupações, a manutenção de um bom clima na equipe;
  • Valorização profissional: erros são vistos como oportunidades de crescimento, aprendizado e novas maneiras de fazer o trabalho.

Quais os benefícios da liderança positiva em uma empresa?

A liderança positiva tem diversos pontos positivos. No entanto, três deles se fazem mais presentes. São eles: 

1. Aumento de produtividade

Com o reconhecimento e a valorização, os funcionários passam a ter o sentimento de dono. 

Ou seja, eles se esforçam ao máximo visando alcançar as metas estabelecidas. Com a liderança positiva, esse comprometimento é incentivado! 

2. Aumento na performance

Neste caso, temos a consequência do benefício citado acima. 

Com o aumento da produtividade, automaticamente, o aumento na performance ocorre. O líder positivo, por sua vez, deve estimular o desenvolvimento das habilidades, sejam soft skills ou hard skills e as potencialidades do time. 

3. Retenção de talentos e diminuição da demissão silenciosa

Aliando os benefícios já citados com os diferentes impactos que a liderança positiva é capaz de promover, os funcionários são capazes de estabelecerem perspectivas de futuro e crescimento na empresa. 

O líder positivo dá suporte ao colaborador nesse quesito e, assim, é possível enxergar que os funcionários se sentem mais satisfeitos com o trabalho e queiram mantê-lo, diminuindo, também, o número de casos de demissão silenciosa.

Como desenvolver a liderança positiva na sua gestão?

Alguns fatores são importantes para que você consiga implementar a liderança positiva na sua gestão e obtenha bons frutos. Em suma, os primordiais são: 

Tenha empatia

Empatia é o sinônimo mais próximo da liderança positiva. Ou seja, um líder positivo precisa, definitivamente, saber como se colocar no lugar do outro e produzir estratégias que guiem a sua equipe para alcance das metas estabelecidas.

Faça feedbacks constantes

A liderança positiva possibilita uma via de mão dupla entre o líder e o colaborador. Use-a. Dê feedbacks constantes, aproveite essa oportunidade de conversa franca! Sem feedbacks o time não cresce e os resultados não chegam. 

Reconheça das habilidades dos colaboradores

Mostre que você enxerga os avanços e as boas atitudes que os seus liderados colocam em prática. Essa ação os estimula a fazer mais vezes e a se sentirem orgulhosos de si mesmos.

Chame a atenção sem humilhar

Deu algo errado? Seu colaborador pisou na bola? Ok, erros e problemas acontecem. Por isso, jamais repreenda seu funcionário em público ou, mesmo que em particular, tenha cuidado com as palavras que usa. Repreensão é uma coisa, humilhação é outra completamente diferente. 

Reconheça e aprenda com os erros

Como já citado, todos somos passíveis de erros. Portanto, não os trate como motivos de punição: veja os erros como oportunidade de evitá-los no futuro e de desenvolver os seus colaboradores. 

Conclusão

Com o decorrer do tempo, as empresas que buscam desenvolver bem seus colaboradores estarão mais ativamente à procura de líderes positivos, já que eles têm mostrado resultados bons em decorrência da sua maneira de liderar. 

Estar pronto e capacitado para esse futuro que está logo ali é a melhor coisa que você pode fazer por você mesmo. 

Por isso, conheça o MBA em Gestão Ágil de Projetos da XP Educação! Com ele você poderá aprender tudo que precisa para ser um líder que domina metodologias ágeis (elas são ótimas para líderes positivos). 

Continue Aprendendo

spot_img