Saiba como comprar ações pela XP investimentos: guia completo

Uma dúvida bastante recorrente atualmente é saber como comprar ações pela XP Investimentos. Não é para menos. Afinal, se trata de uma das maiores corretoras do Brasil. Logo, é de se imaginar que ela represente um campo atrativo para quem deseja ter retorno financeiro por meio dos ativos. 

Antes de mostrarmos o passo a passo desse processo, é importante entender que o mercado de ações tem um papel fundamental no crescimento econômico, atraindo todos os tipos de investidores e proporcionando às empresas que buscam capitalização uma melhor estruturação administrativa.

Aliada à vontade de investir em ativos, vale considerar a importância de uma empresa que se destaca há 20 anos. Além de ter capital aberto na Nasdaq, ela é dona de marcas consolidadas como a Rico e a Clear.

Se você quer unir o útil ao agradável, saiba que está no lugar certo. Pois aqui vamos mostrar um passo a passo de como comprar ações pela XP investimentos de forma rápida, prática e segura. Acompanhe a gente!

O que é investimento em ações?

Investir em ações é comprar ou vender fatias de uma ou mais empresas. Neste caso, você se torna sócio de uma parte ou de mais empreendimentos. A negociação de um ativo é investir na sua valorização para obter rendimento a curto, médio ou longo prazo.

Por que comprar ações?

Comprar ações é um processo vantajoso e prático, pois ao adquirir ativos, você se torna sócio de uma empresa listada na bolsa de valores. Logo, ao entrar ou sair da sociedade, o investidor não passa por burocracias de mudanças de contratos, pois tudo é feito em poucos cliques, o que não acontece durante a compra e venda direta de um imóvel diretamente, por exemplo. 

Normalmente, investidores iniciantes se inspiram nos mais bem-sucedidos que conseguiram lucrar com ativos em suas carteiras de investimentos. Enquanto isso, os arrojados, com experiência de mercado, fortalecem seus cofres porque conhecem a volatilidade dos preços dos ativos.

Quem é a XP Investimentos?

A XP Investimentos é uma das maiores empresas financeiras do Brasil. Começou sua jornada em 2001 na cidade de Porto Alegre e hoje é um nome consolidado no país e no mundo.

Segundo a companhia, o número de clientes ativos chegou a quase 3 milhões somente no quatro trimestre de 2021, uma alta de 63% em comparação anual.

Atualmente, a XP Investimentos se destaca pelo tamanho e sua importância, sendo uma excelente oportunidade, isso porque a empresa disponibiliza para seus clientes produtos de diversas instituições financeiras, com custos baixos e possibilidade de alta rentabilidade.

Como comprar ações pela XP Investimentos?

Em primeiro lugar, é necessário abrir uma conta no site da corretora. Ao abrir a página, será necessário informar os principais dados, como nome, e-mail, CPF e data de nascimento.

O próximo passo é escolher um tipo de plataforma de negociação. A nossa sugestão é que você faça por meio do home broker, didático e fácil de aplicar o seu dinheiro, principalmente para o entendimento dos novos investidores.

O home broker é a plataforma onde são realizadas todas as negociações de renda variável. Logo, é importante ressaltar que você não conseguirá comprar ações pelo site da XP, o processo é sempre feito por meio de uma plataforma.

Para realizar a compra, instale o aplicativo XP Mobile, porque será preciso incluir o código do cliente e a senha de seis dígitos para ter acesso ao Token. Por meio dele, você poderá fazer as transações usando o dispositivo móvel e o seu notebook, por exemplo.

Ao entrar no home broker, aparecerão diversas janelas, o que corresponde aos locais de compra e venda de ativos. Na página, aparecerá o “book de ofertas”, onde surgirão as melhores cotações de ativos do dia. Em seguida, escolha a empresa a qual você comprará as ações.

Nesse momento, será necessário incluir o código de ação na janela, onde aparecerão todas as informações dos ativos, como preços, volume de negociações, entre outros. Lembre-se de que esta é a hora de decidir os ativos e o valor para o investimento. 

Outro ponto importante é que na XP investimentos a compra só pode ser realizada a cada 100 ações, o que chamamos de lote padrão.

Digamos que você decidiu investir em 250 ações de determinada companhia. No processo, você escolherá dois lotes padrão (de 100 cada) e um lote fracionário (de 50). Mas não esqueça que todo o processo conta com uma taxa de corretagem, por isso, preste atenção porque os juros podem ser mais altos durante a escolha fracionária.

Para finalizar a compra dos seus ativos, coloque a assinatura eletrônica que aparece no momento do cadastro virtual. Para confirmar a compra, aperte “enviar a ordem” após conferir todos os dados antes de clicar.

A compra será efetuada quando você receber um e-mail da corretora com a nota de negociação. Pronto!

Percebeu como comprar ações pela XP Investimentos é um processo fácil?

Como ganhar dinheiro com ações?

A melhor forma de comprar ações é buscar papéis de empresas bem geridas, aquelas que apresentam lucros sólidos. Para isso, é fundamental analisar os critérios de avaliação e não se preocupar com as oscilações de curto prazo.

Geralmente, os investidores com perfil mais agressivo buscam oportunidades de curto prazo, aproveitando a volatilidade da compra para obter lucros rápidos. Por isso, eles costumam utilizar análise técnica, que basicamente são os números de ganhos e perdas dos ativos.

Uma empresa com histórico contínuo sempre terá grande demanda por suas ações, fazendo com que os investidores negociem em abundância. Essa prática está atrelada aos investimentos de longo prazo, para a obtenção de resultados futuros.

Como comprar ações pela XP Investimentos: passo a passo

Neste tópico, vamos relembrar o passo a passo sobre como comprar ações pela XP Investimentos:

1. Abra uma conta no site da corretora;

2. Escolha uma plataforma de negociação (recomendamos o home broker);

3. Instale o aplicativo XP Mobile para fazer o procedimento simultâneo com o seu notebook ou tablet; 

4. Escolha a empresa disponível e as cotações do dia;

5. Inclua o código de ação na janela;

6. Coloque a assinatura eletrônica para finalizar o procedimento;

7. Aguarde o e-mail da corretora para confirmar a negociação.

Viu como é fácil?

Aprenda a comprar ações na home broker da XP Investimentos:

Como comprar ações pela XP investimentos? Bônus

Percebeu como comprar ações pela XP Investimentos pode ser enriquecedor? Mais lucrativo ainda é se aprofundar em conhecimentos sobre o ramo, prática constante dos investidores mais experientes.

Nesse sentido, a Xpeed School traz cursos essenciais para aumentar o rendimento, onde você se aperfeiçoará nos termos técnicos e nos números. 

Uma dica é o curso Jornada da Riqueza. Com ele, você conseguirá investir em renda variável conhecendo os conceitos de bolsa de valores, ações, fundos imobiliários, entre outros elementos.

Aprenda a investir na bolsa de valores de um jeito prático. Clique no banner:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

 

E se você gostou deste artigo, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao campo dos investimentos. Aqui o nosso objetivo é fazer você se sentir feliz com retorno financeiro positivo.

Continue Aprendendo

spot_img