Você já ouviu falar em Balanced Scorecard (BSC)? 🤔
Essa metodologia foi criada pelos professores da Universidade de Harvard, Robert Kaplan e David Norton, na década de 1990.
O BSC prova que os resultados de uma empresa não devem ser gerenciados e avaliados apenas pela questão financeira e sim pela boa execução de um conjunto de metas.
Isso significa que os Indicadores Balanceados de Desempenho forçam uma análise e a criação de uma estratégia completa para a companhia.
A partir do BSC é possível observar os KPI’s (indicadores) mais abrangentes para a visão do negócio.
Ficou curioso? Entenda como funciona essa metodologia e por que motivo é interessante aplicá-la na sua empresa.
O que é Balanced Scorecard (BSC)?
Balanced Scorecard é um termo em inglês que significa Indicadores Balanceados de Desempenho.
Trata-se de uma metodologia de gestão estratégica que lança um olhar mais abrangente sobre a companhia, a partir de um conjunto de quatro perspectivas macro. São elas:
- Financeira;
- Dos clientes;
- Dos processos internos;
- Do aprendizado e crescimento.
Esse modelo propõe expandir a análise e o desenvolvimento da estratégia a partir da utilização de diferentes indicadores de desempenho com o objetivo de melhorar o negócio de forma holística.
Portanto, ao olhar para as metas, objetivos e resultados de forma integral cria-se um importante entendimento de que cada atitude impacta no sucesso dos objetivos de uma empresa.
Por que é importante?
O balanced scorecard ajuda a trazer clareza sobre os principais objetivos de uma organização e facilita a comunicação e a integração entre as diferentes áreas. 🎯
Ao oferecer uma única visão clara do panorama geral, o BSC permite que todas as metas das equipes internas sejam criadas com empenho no mesmo propósito.
Isso significa que os esforços coletivos estarão focados no que realmente importa e, como resultado, todas as áreas caminharão estrategicamente na mesma direção.
Além de aprimorar a estratégia nesses aspectos, o balanced scorecard também torna a mensuração do desempenho muito mais precisa. 🙌
Como aplicar o BSC na sua empresa
Para aplicar o balanced scorecard na sua empresa, o primeiro passo é entender as quatro perspectivas que o método leva em consideração. São elas que nortearão o seu plano estratégico.
Dessa forma, ao olhar para essas perspectivas individualmente, e depois reuni-las em um mapa planificado, será possível realizar a avaliação integral da empresa.
Isso permitirá também que você alinhe a comunicação e trace metas e objetivos. Confira abaixo os detalhes sobre cada uma delas:
Perspectiva financeira
Nessa perspectiva, o balanced scorecard prevê a avaliação do desempenho dos objetivos financeiros da empresa de curto, médio e longo prazo. 💰
Como já mencionado, esses não podem ser os únicos ângulos a serem analisados. Porém, a perspectiva financeira ainda é um dos aspectos mais importantes de uma organização. Por causa disso, vai guiar grande parte das metas de um negócio.
Listamos abaixo alguns dos principais indicativos dessa perspectiva:
- Lucratividade;
- Receita;
- Retorno sobre investimento;
- Custo por aquisição de clientes.
Perspectiva dos clientes
Aqui o foco está na relação da empresa com os consumidores. Esse é o momento de avaliar a satisfação do cliente com o produto ou serviço.
Além disso, também é importante entender qual a percepção sobre a experiência de compra. Ou seja, se as necessidades estão sendo atendidas e o que pode ser aprimorado para que os objetivos sejam alcançados.
Portanto, alguns KPI’s importantes dessa perspectiva são:
- Mensuração da aquisição e retenção de clientes;
- Lucratividade;
- Avaliação do atendimento às necessidades do cliente.
Perspectiva dos processos internos
A análise se baseia em quais melhorias precisam ser feitas internamente para aprimorar a performance da empresa em prol dos objetivos macro. É importante levar em consideração itens como:
- Produtividade;
- Grau de agilidade na comunicação;
- Percentual de investimento em tecnologia.
Perspectiva do aprendizado e crescimento
Essa perspectiva busca olhar para o capital humano. Ela envolve a análise do desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Dessa forma, inclui a sua satisfação com a cultura organizacional, além do bom aproveitamento de suas competências e habilidades.
Em suma, representa o conhecimento e a experiência necessária para que a empresa atinja suas metas e objetivos por meio de seus funcionários. Nesse caso, é importante observar:
- Clima organizacional;
- Eficiência dos treinamentos;
- Taxa de rotatividade;
- Engajamento interno.
Portanto, vale destacar a importância do time de Recursos Humanos em uma empresa. É essa a área que será responsável pela avaliação detalhada do cenário de aprendizado e crescimento, além de definir as metas e aplicar as melhorias necessárias em prol do objetivo macro definido.
Como construir o mapa estratégico do Balanced Scorecard
Para colocar em prática essa análise e poder visualizá-la de forma clara e objetiva, é necessário montar um mapa estratégico em formato de tabela em que será possível destrinchar as quatro perspectivas.
Esse mapa é a chave do BSC. A partir dele é possível analisar em detalhe os pilares essenciais para a sua organização e extrair importantes insights. Assim, correlacionar todos os pontos-chaves para enfim elaborar um plano de ação concreto.
Portanto, é a partir disso que você deve definir os objetivos e metas com base nas conclusões da análise inicial. Tenha em mente que isso guiará os trabalhos de toda a empresa e definirá o sucesso dos resultados.
Também é importante definir nesse plano os indicadores de desempenho que serão analisados com frequência pela sua equipe.
Eles permitem um acompanhamento contínuo e organizado, o que ajuda a manter o foco no objetivo. Além disso, a mensuração deles pode ajudar a perceber a necessidade de possíveis mudanças de rota.
Uma vez concluída a definição das metas e objetivos gerais, é importante destrinchá-los de forma que cada área tenha suas metas específicas.
Outro ponto para que o plano tenha sucesso, é garantir que todas as equipes estejam alinhadas em relação ao que ficou decidido e entendam o seu papel na escala macro.
Além disso, disponibilizar o plano estratégico e marcar reuniões de acompanhamento são algumas medidas capazes de garantir que todos sigam na mesma página.
Vantagens do Balanced Scorecard
Não resta dúvidas de que o Balanced Scorecard é uma ferramenta intuitiva e capaz de melhorar processos, resultados e a comunicação entre os colaboradores, não é mesmo? 🚀
Por isso, compilamos algumas das vantagens mais relevantes do BSC abaixo:
- Permite a criação de KPI’s mais assertivos;
- Proporciona uma visão focada no que realmente importa para o resultado desejado;
- Oferece a todos uma visão descomplicada em relação à estratégia e os objetivos da empresa;
- Contribui para um melhor alinhamento interno e, consequentemente, uma comunicação entre áreas;
- Impacta diretamente na qualidade das entregas;
- Oferece mais autonomia às áreas, uma vez que está claro o alinhamento com o objetivo geral;
- Otimiza o monitoramento e a análise de resultados.
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