Uma das maiores dificuldades para os empresários que buscam empreender e iniciar um negócio de sucesso é a arrecadação de recursos e investimentos externos.
Em outras palavras, vender o próprio nome e fazer com que outras pessoas acreditem em um sonho alheio nem sempre é uma tarefa fácil.
Não por acaso, muitos empreendedores passaram a apostar na Bootstrap Startup, um conceito de empreendimento sem financiamentos externos.
O próprio empresário faz o negócio acontecer sem a interferência de terceiros.
Que tal saber um pouco mais sobre essa estratégia de negócio que pode te ajudar a dar aquele pontapé que falta para a sua empresa sair do papel? Continue a leitura do artigo!
O que é Bootstrap Startup?
O termo Bootstrap Startup vem de uma expressão inglesa do século XIX. Porém, o conceito é mais atual do que nunca.
Em inglês, ‘Bootstrap’ significa a alça da bota, que pode ser usada para ajudar a calçar e ‘levantar a si próprio pelas alças da bota’. Essa era uma forma de descrever tarefas difíceis, nas quais é preciso salvar a si mesmo e se carregar para fora do lamaçal.
No mundo atual dos negócios, o termo passou a ser usado para se referir às empresas lançadas sem aportes ou auxílio de terceiros.
No caso de uma Bootstrap Startup, é preciso apertar os cintos da equipe e as primeiras entradas de capital são fruto dos primeiros clientes. 💰 Diferentemente dos pequenos prestadores de serviço, que iniciam negócios informais e acabam por prosperar.
Os verdadeiros casos de bootstrapping são fora da curva, com muito destaque e incluem empresas bastante conhecidas, como a Dell e a Microsoft.
Geralmente, o Bootstrap Startup é adotado por empresários já experientes ou por aqueles com visão de mercado acima da média.
Conheça o bootstrapping
A prática do bootstrapping exige muita habilidade e jogo de cintura dos empreendedores que costumem ter um bom faro para negócios e saber bem qual destino seguir.
Um dos aspectos comuns nas empresas desse tipo é o foco claro no cliente desde o início. 🎯
Como abrir sua empresa com recursos próprios
A importância em focar na prospecção de clientes está no fato de que é a partir dessas conquistas que a empresa começará a receber recursos e a ter fluxo de caixa.
Essa angariação de clientes pode se dar na forma de fechar grandes projetos ou, até mesmo, em crowdfundings para conseguir apoio dos clientes de forma colaborativa.
Alguns empresários, portanto, também podem optar por utilizar os próprios recursos para a abertura do negócio.
Nesse caso, os proprietários precisam fazer uma separação entre as contas da empresa e as contas pessoais. Desta forma, evitam-se eventuais desequilíbrios financeiros.
Como manter sua startup sem recursos externos
O empreendedor precisa tomar alguns cuidados para manter a saúde e a sustentabilidade financeira da empresa após a abertura da Bootstrap Startup.
O foco da organização deve continuar no cliente, para manter o capital de giro.
Outro ponto fundamental é que, inicialmente, não é recomendável a contratação de serviços que não sejam essenciais para o funcionamento da startup.
Uma boa estratégia é manter o trabalho em home office ou em coworkings, ao invés de arcar com a estruturação de um escritório próprio.
Sempre que possível, utilize as versões gratuitas de softwares e ferramentas digitais. Esta também pode ser uma ótima forma de economia.
Vantagens e desvantagens do Bootstrap Startup
Como todo modelo de negócios, o bootstrapping tem pontos positivos e negativos.
Para saber se ele é o ideal para o seu negócio é importante considerar variáveis, como o perfil da equipe e a existência ou não de uma rede de segurança financeira.
O maior atrativo do bootstrapping é a independência financeira da empresa. Ao não depender de nenhum capital externo, é possível implementar a própria cultura organizacional e ter mais controle sobre o negócio.
Em contrapartida, fundar uma startup ‘do zero’ costuma demandar o dobro de tempo se comparada com as que receberam financiamento externo. 🦄
Nos mercados mais dinâmicos, pode ser mais eficiente apostar no capital de risco para as primeiras ações da empresa.
Exemplos de empresas que começaram através do Bootstrap Startup
Muito talento, tino para negócios e coragem são algumas das características principais de um bootstrapper.
Não são poucos os casos e exemplos de sucesso de empresas que começaram por essa estratégia. Veja abaixo algumas delas!
Shutterstock
O Shutterstock é um dos bancos de imagens mais famosos do mundo, lançado em 2003, em Nova York. 📷
Sem o uso de recursos de terceiros, o fundador Jon Oringer, que também é programador e fotógrafo, fez de uma antiga demanda do próprio trabalho a ideia inicial para a empresa.
O Shutterstock passou a integrar a bolsa de valores em 2012.
Mailchimp
O Mailchimp é uma plataforma de marketing que surgiu há mais de duas décadas a partir de uma empresa de web design chamada Rocket Science Group. 🙈
O que inicialmente seria um projeto interno para atender a algumas demandas específicas de clientes da empresa acabou por atrair um enorme número de interessados.
Em 2007, os fundadores Ben Chestnut e Dan Kurzius passaram a se dedicar exclusivamente à plataforma.
Desde a fundação, o Mailchimp não teve a necessidade de receber nenhuma rodada de investimentos.
Em 2015, a receita da empresa já era de US$250 milhões. Atualmente, gira na casa dos US$800 milhões!
Shopify
A Shopify é uma empresa canadense focada no desenvolvimento de softwares para lojas online e sistemas de varejo de pontos de venda. 📦
A companhia foi fundada há 15 anos, em Ottawa (capital do Canadá). Agora, desde o ano passado, seu endereço oficial é: Internet, em todos os lugares’.
Entretanto, a mudança não veio apenas por conta da implementação do trabalho remoto. O CEO Tobi Lütke, por sua vez, queria reforçar a onipresença da empresa, que compete com a gigante Amazon.
Atlassian
A Atlassian ganhou notoriedade global ao construir um software para o acompanhamento de projetos, que tem sido incorporado à maioria dos sistemas técnicos. 🔷
Fundada no início dos anos 2000, a empresa passou os primeiros oito anos de vida sob a lógica do bootstrapping.
Em julho de 2010, a Atlassian recebeu um aporte de US$60 milhões da venture capital Accel Partner. Em 2021, a receita da companhia foi de US$2,089 bilhões.
Afinal, apostar no Bootstrap Startup é uma boa escolha?
Não são poucos os exemplos de sucesso de empresas que começaram como uma Bootstrap Startup. Porém, isso não quer dizer que esse conceito é uma boa escolha para todos.
Essa decisão depende de caso a caso. A capacidade de inovação é, portanto, uma característica imprescindível para o bootstrapping.
Que tal você aprender um pouco mais sobre as habilidades necessárias para alcançar o sucesso nessa área e alavancar a sua empresa?
O curso Analista de Inovação ensina os fundamentos da Gestão de Inovação com profissionais que são referências na área.
Para quem já nasceu com a ‘inovação no sangue’ e quer se desenvolver na carreira de tecnologia ou alcançar os seus objetivos profissionais, a plataforma Multi+ da XP Educação oferece mais de 40 opções de bootcamps na área de TI e Transformação Digital. Clique e confira!