Como analisar balanço patrimonial e seu impacto na escolha de ações?

Saber como analisar o balanço patrimonial de empresas é um caminho para investimentos realizados com mais segurança e confiabilidade, sobretudo na bolsa de valores. Afinal de contas, a avaliação deste conjunto de documentos ajuda a identificar tendências e padrões na performance do negócio, que podem apontar para uma valorização (ou não) ao longo do tempo. 

Seja você um investidor de primeira viagem ou um conhecedor do mercado, ler este artigo pode te ajudar a entender a estrutura do balanço. Assim, fica mais fácil identificar as estratégias fundamentais para analisar os dados e traduzi-los em indicativos para investimentos. 

Siga em frente e descubra o que é balanço patrimonial e como analisá-lo para embasar suas decisões de investimentos.

O que é balanço patrimonial?

Balanço Patrimonial, também chamado pelas iniciais BP, é o documento que reúne dados relacionados à situação financeira de uma empresa em um período pré-determinado. Em geral, os balanços patrimoniais são lançados anualmente ou semestralmente.

Em suas páginas, o investidor encontra um retrato fiel do andamento do negócio naquele intervalo de tempo, com detalhes relativos ao patrimônio líquido, os ativos e passivos da empresa. 

Composição do balanço patrimonial

Ao consultar o balanço patrimonial de uma empresa, você encontra três diferentes categorias de informações: 

  • ativos;
  • passivos;
  • patrimônio líquido da empresa. 

Ativos

Na categoria de ativos, você encontra bens, direitos e recursos disponíveis em um negócio — ou aquilo que, de alguma forma, agrega valor ao negócio. 

Alguns exemplos enquadrados nesta classificação são máquinas, equipamentos, veículos, móveis, imóveis, material de estoque etc. Também integram os ativos valores correspondentes a contas a receber. 

Passivos

Os passivos, em contrapartida, representam aquilo que “sai” da empresa. Nesta categoria, se enquadram despesas, dívidas e obrigações, incluindo o pagamento de salários, contas, tributos, empréstimos etc.

Patrimônio Líquido 

O Patrimônio Líquido, por fim, representa o resultado da equação ativos – passivos da empresa. Ele é o equivalente ao retorno financeiro atribuído a sócios, investidores e acionistas no período analisado. 

Além das informações citadas nos tópicos anteriores, o patrimônio líquido também é composto por:

  • reservas de capital;
  • ajustes de avaliação patrimonial;
  • reservas de lucros;
  • ações emitidas e recompradas;
  • lucros e prejuízos acumulados; 
  • capital social. 

Qual a relação entre balanço patrimonial e análise fundamentalista? 

Antes de descobrir como analisar o balanço patrimonial de um negócio, que tal olharmos de maneira mais ampla para a avaliação de investimentos? Para isso, nosso foco se volta à ideia de análise fundamentalista.

Este é o nome dado ao estudo da situação mercadológica, econômica e financeira de uma empresa na qual se deseja investir. 

O objetivo é observar sua performance considerando diferentes variáveis. A partir daí, é possível identificar tendências e traçar perspectivas realistas para o desempenho dos produtos financeiros atrelados a este negócio no médio e no longo prazo.  

A análise fundamentalista considera, como base, a análise de 3 pilares: a macroeconomia, a análise setorial e a avaliação da empresa. O balanço patrimonial diz respeito a este terceiro pilar.

>>> Dê o play no vídeo abaixo e saiba mais sobre a análise fundamentalista de ações: 

O impacto do balanço patrimonial na análise de ativos

Com a avaliação das componentes do BP, o gestor, analista ou investidor consegue se familiarizar com a gestão financeira do negócio e identificar frentes nas quais há maior direcionamento de recursos. 

Estes elementos funcionam como combustível para a construção de estratégias de investimento, uma vez que ajudam a detectar potenciais momentos de crise ou tendências de crescimento e expansão. 

Quer entender como analisar o balanço patrimonial na prática? Aqui vai um exemplo para te ajudar a entrar no clima. 

Imagine que o balanço da empresa em questão mostra um grande volume financeiro investido na aquisição de novos equipamentos e maquinários. A leitura destes números pode apontar para a efetivação de um plano de expansão ou de amplificação do volume de entrega da empresa — o que tende a ser um bom sinal para investidores.

Se, por outro lado, o balanço revela um montante elevado em dívidas, além de apontar para a venda de insumos e equipamentos, é hora de colocar o pé no freio. Este pode ser um sinal de crise ou retração. 

Lembre-se, porém, de que a análise do balanço patrimonial deve levar em consideração o seu perfil de investidor. Perfis arrojados e com alta tolerância ao risco podem enxergar, em balanços patrimoniais negativos, uma oportunidade de compra de papéis, acreditando em sua valorização futura. 

Antes de seguir em frente, aprenda mais sobre perfis de investidor e a importância de conhecer o seu: 

Como analisar balanço patrimonial? Passo a passo

Como você viu no tópico anterior, entender como analisar o balanço patrimonial de uma empresa pode fornecer informações-chave para guiar um investimento.

A seguir, mostramos como extrair tais dados do balanço e como transformá-los em indicadores de performance valiosos. 

1- Acesse o balanço patrimonial da empresa

O passo inicial para entender como analisar o balanço patrimonial de uma empresa é saber como localizar o documento. Em alguns casos, as próprias companhias disponibilizam o relatório em seu site oficial. 

Entretanto, também é possível localizar balanços em locais como: 

  • site do Banco Central do Brasil;
  • Diário Oficial;
  • portal E-Diário.

2- Observe aspectos estratégicos do balanço

Com o balanço em mãos, é hora de observar aspectos estratégicos. Atente-se às informações que podem dar sinais do desempenho do negócio, tais como: 

  • volume de empréstimos;
  • inventário de controle de estoque;
  • montante de dívidas com fornecedores;
  • volume pago a funcionários.

Estas informações ajudam a identificar o status de sustentabilidade financeira do negócio e até mesmo antecipar possíveis cortes ou expansões. 

3- Transforme dados em indicadores 

Mais do que encontrar informações estratégicas, entender como analisar um balanço patrimonial passa por transformar estes dados em indicadores.

Afinal, a intenção da análise é determinar padrões e projetar tendências que ajudem a classificar um investimento como bom ou ruim dependendo das expectativas do investidor. 

Aqui estão alguns indicadores estabelecidos a partir da avaliação do documento: 

1 – Liquidez

Quando falamos em investimentos, liquidez é o nome dado à capacidade que uma aplicação tem de ser convertida em dinheiro na conta corrente. Já no mundo corporativo, entende-se como liquidez a capacidade de pagamento das obrigações financeiras por parte de uma empresa. 

Ao analisar indicadores de liquidez extraídos a partir do balanço patrimonial, você, investidor, consegue perceber qual o volume de dinheiro circulante na empresa no momento, identificando, também, sua saúde financeira. 

2 – Indicadores de dívidas

Assim como a liquidez, os indicadores de dívidas são um retrato da saúde financeira do negócio. Porém, apontam um potencial de endividamento perante o patrimônio total do negócio. 

Para calcular o endividamento de uma empresa, utiliza-se a equação passivo total / ativo total.

3 – Indicadores de renda

Por fim, os indicadores de renda são aqueles que relacionam os lucros com os ativos e o patrimônio líquido do negócio. Eles ajudam a entender qual o volume da reserva financeira do negócio, e, por isso, são bastante utilizados por bancos e credores, assim como por investidores. 

Mais sobre análise de ações 

Agora você sabe como analisar um balanço patrimonial a partir da observação de critérios-chave do documento. 

Mas ainda há mais para aprender! Que tal ampliar o olhar para os demais aspectos (macroeconomia e avaliação setorial) da análise fundamentalista? 

Temos cursos completos sobre o tema, facilitados por especialistas do setor e organizado em módulos didáticos e dinâmicos. Para começar, indicamos a formação Introdução ao Universo de Trading: conceitos básicos. Matricule-se agora mesmo!

*Créditos da imagem de capa: Towfiqu barbhuiya em Unsplash

Continue Aprendendo

spot_img