A experiência que as pessoas têm no dia a dia no trabalho tem se tornando uma parte vital da capacidade de uma organização prosperar. Por isso, se você é um gestor ou profissional de Recursos Humanos, precisa aprender sobre employee experience!
Cada vez mais os colaboradores desejam que a organização forneça uma experiência de local de trabalho que corresponda às suas expectativas, tanto no profissional como no pessoal. Ou seja, os profissionais esperam ser tratados como clientes, mesmo quando estão atuando na empresa, e tudo isso está ligado a experiência.
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, as experiências do consumidor não estão mais limitadas a um produto ou serviço. As pessoas são influenciadas pela reputação também.
Da mesma forma, a experiência de um funcionário não é mais influenciada por determinados fatores, como pagamento ou uma supervisão organizada. Trata-se de muito mais do que isso: desde a tecnologia que eles usam, até o ambiente físico do espaço de trabalho e as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Quer saber mais? Entenda neste conteúdo a importância do employeee experience e como implementá-lo. Boa leitura!
O que é employee experience?
É uma estratégia de gestão de pessoas que fortalece o vínculo entre colaborador e empresa.
Trata-se, portanto, da “experiência do empregado”. A experiência é o efeito cumulativo de todas as interações que um funcionário tem com sua organização, desde o primeiro dia de trabalho até o último.
Leia a frase abaixo e pense no real significado de employee experience:
“É sobre os momentos que importam no dia, no ano e na carreira de um funcionário.”
Existem muitos fatores que contribuem para a experiência do funcionário, mas alguns dos mais importantes incluem:
A cultura da empresa: ela é a soma de seus valores, crenças e comportamentos. É o que torna uma empresa única e contribui para a experiência geral do profissional.
O ambiente de trabalho: ele pode ter um grande impacto no moral e na produtividade dos funcionários. Um local confortável e bem projetado pode fazer uma grande diferença, enquanto um ambiente apertado, desordenado ou desagradável tende a ser um grande empecilho para uma melhor experiência dos colaboradores.
Qual a diferença de employee experience, employer branding e employer engagement?
Não confunda, viu! Há uma grande diferença entre os três termos. 🤯
O employee experiência (em português, experiência do funcionário) tem tudo a ver com as interações e experiências ocorridas no cotidiano que os funcionários têm com o empregador. Isso inclui desde a maneira como são tratados pelo chefe, até a cultura da empresa e os benefícios que recebem.
Já o employer branding (em português, marca do empregador) é como um negócio se apresenta ao mundo para reter novos talentos. Isso inclui tudo, desde o site do empregador e a presença na mídia social, até a maneira os colaboradores falam sobre a instituição.
Por fim, o employer engagement (em português, engajamento do empregador) é o nível de comprometimento e conexão que um empregador tem com seus funcionários.
O que faz um profissional de employee experience?
O responsável pelas ações deve criar e manter um ambiente de trabalho positivo e produtivo para os funcionários. Ele deve monitorar o bem-estar dos empregados, identificar problemas e propor soluções para melhorar a experiência no local de trabalho.
Além disso, o profissional de employee experience deve ter um bom conhecimento sobre a cultura da empresa e conseguir comunicar-se eficazmente com todos os tipos de pessoas das mais diversas áreas.
Qual a importância do employee experience?
As boas experiências dos funcionários levam a profissionais engajados e produtivos, com maior probabilidade de permanecer, enquanto as ruins podem levar a altos níveis de rotatividade e desengajamento.
Criar uma experiência positiva para o colaborador é, portanto, essencial para qualquer organização que queira atrair e reter os melhores talentos.
Como implementar o employee experience em uma empresa?
Veja o passo a passo simplificado.
Invista em People Analytics
A primeira etapa é compreender os funcionários. Mas como? Verifique as diferenças individuais e a importância de cada funcionário na empresa, no geral. Posteriormente, faça investimentos em estratégias de motivação conforme os interesses.
Para descobrir isso tudo, você deve saber ler dados e interpretá-los. Por isso, o People Analytics é essencial como ferramenta para tal função.
Faça o desenho da jornada
Parecido com a jornada do cliente, o colaborador também uma. Ao fazer uma sobre cada profissional, você identificará gaps e possíveis melhorias. Essa jornada será importante para evitar altos índices de turnover e encontrar maneiras de atrair os futuros talentos.
Pratique a meritocracia
Essa abordagem valoriza as pessoas com talento, que trabalham duro para serem bem-sucedidas. A meritocracia pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais competitivo e motivado, onde as pessoas se esforçam para ter o melhor desempenho possível. Isso pode levar a uma melhor produtividade e resultados para a empresa.
Ofereça benefícios
A qualidade de vida é um termo amplo que envolve o bem-estar físico, mental e social de uma pessoa. Uma empresa pode oferecer benefícios que melhorem esses aspectos na vida de seus funcionários de diversas maneiras.
Benefícios físicos: oferecendo planos de saúde e seguros de vida para seus funcionários, além de incentivar a prática de atividades físicas com descontos em academias e clubes.
Os benefícios mentais: ofertando acesso a serviços de saúde mental, como terapia ou aconselhamento, para ajudar os funcionários a lidar com o estresse do ambiente de trabalho.
Já os benefícios sociais: possibilitando a entrega de cupons de descontos em restaurantes, eventos e outras atividades sociais para que os funcionários possam se divertir fora do ambiente de trabalho.
Benefícios financeiros: oferecendo planos de previdência privada e outros serviços financeiros para ajudar os funcionários a poupar para a aposentadoria.
Desenvolva os profissionais
Os líderes têm o papel de entregar demandas que sabem que os colaboradores conseguem realizar, ajudando-os a conquistar mais confiança, responsabilidade e autonomia, e os proporcionando crescimento pessoal e profissional.
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O marketing pode fortalecer o employeer experience?
Totalmente!
O marketing da empresa deve estar alinhado com a experiência do funcionário, pois isso ajudará a reforçar a marca e aumentar a fidelidade dos funcionários. Quando os colaboradores se sentem bem, eles tendem a ter uma opinião positiva sobre a instituição e a recomendá-la para outras pessoas.
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Principais benefícios do employee experience
Existem muitos benefícios ao utilizar a técnica do employee experience, isso inclui melhorar a comunicação e colaboração dos colaboradores, os proporcionando maior satisfação, produtividade e engajamento no ambiente corporativo.
Além disso, a experiência do funcionário pode ajudar a identificar e resolver problemas no local de trabalho, além de criar um ambiente mais positivo.
Outro ponto que podemos destacar é que graças ao employee experience, os funcionários se tornam mais leais ao local em que trabalham, e isso significa uma maior retenção de talentos no quadro de funcionários.
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