Employer Branding: veja o que é e como aplicar [Guia Completo]

Entenda o que é Employer Branding e como se diferencia de Branding. Conheça empresas casos de sucesso!

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter um employer branding positivo é fundamental. Sem isso, contratar e reter os melhores profissionais torna-se um desafio, e, por vezes, pode custar caro para as empresas.

Essa estratégia pode trazer trabalhadores talentosos e com capacidade de liderança para impulsionar os negócios. Então, qual é a melhor maneira de atrair os profissionais mais talentosos? Uma maneira eficaz é demonstrar aos melhores candidatos que a empresa é um excelente lugar para se estar e trabalhar.😉

Para isso acontecer, a instituição deve ter uma cultura organizacional forte, além de atrativos como boa remuneração, benefícios diversos, plano de carreira e gestão organizada.

Continue essa leitura e aprenda tudo que você precisa saber sobre ao assunto. Vamos nessa?!

O que é employer branding?

O termo employer branding é usado para descrever a reputação da empresa como um lugar para se trabalhar, sendo uma “marca do empregador”.

Trata-se da maneira como os colaboradores, potenciais funcionários e o público percebem a corporação. Porém, vai muito além disso…

Pode incluir pensamentos sobre seus produtos, serviços, líderes, membros da equipe, história e muito mais. E a reputação da empresa também pode ir além de inspirar uma percepção específica (seja ela emocional, instintiva, intelectual) nas pessoas que olham as publicidades, usam os produtos e, eventualmente, falam com outras pessoas sobre o negócio.

Entenda que a reputação é uma “marca” e ela pode ser uma força poderosa, misteriosa e sinérgica — muito mais do que apenas se observa.

No entanto, também é sobre viver essa história. Funcionários satisfeitos funcionam como o alto-falante mais alto, especialmente em uma era de redes sociais e feedback públicos, onde os empregadores nem sempre têm controle total de sua própria reputação.

Conheça empresas casos de sucesso de Employer Branding:

  • Netflix,
  • Eventbrite,
  • Google,
  • Sap,
  • L’Oréal e outras.

Saiba também quais aplicam Employer Branding no Brasil:

  • Ultra,
  • Netshoes,
  • Bosch,
  • Movile e
  • Grupo Boticário.

Como surgiu o employer branding?

A citação aconteceu pela primeira vez em 1996 pelo consultor de comunicação Simon Barrow e pelo professor Tim Ambler em um artigo publicado chamado de “The employer brand” no Journal of Brand Management.

Na época, eles utilizaram o termo para descrever a estratégia empresarial de usar o seu posicionamento de marca para atrair, reter e desenvolver os melhores talentos do mercado.

Você pode ler a íntegra do artigo aqui

Qual a diferença de branding e employer branding?

O branding nada mais é do que o processo de criação de um nome, um símbolo ou um design que identifique um produto ou serviço e que o diferencie dos concorrentes.

Enquanto, o employer branding é o processo de construção da reputação de uma empresa como um bom lugar para se trabalhar, com foco em atrair os melhores candidatos para as vagas disponíveis, além de retê-los.

Veja as distinções do público-alvo entre eles:

Branding → cliente/comprador

Employer branding → colaborador e futuros profissionais

(Fonte: Getty Images)

O que faz um profissional de employer branding?

A pessoa ou setor responsável deve criar e manter uma boa reputação da empresa como um ótimo lugar para se trabalhar. O profissional realiza ações para atrair os melhores talentos e para fazer com que os funcionários atuais se sintam orgulhosos a estar no negócio.

Isso pode ser feito por meio de ações, eventos e programas internos voltados para os colaboradores.

As ações de recursos humanos ou do setor de pessoal são voltadas para garantir o bem-estar e a satisfação do funcionário. Isso também pode incluir treinamento e desenvolvimento, como palestras, cursos e programas de mentorias, que ajudem o funcionário a se sentir mais seguro e preparado para suas funções.

Além disso, é importante que as iniciativas do setor de pessoal incentivem a interação e a troca de experiências entre eles, para fomentar um clima de cooperação.

Conheça algumas características do profissional que cuida da “marca do empregador”:

  • Possui uma comunicação bastante assertiva;
  • Tem bom relacionamento entre os pares;
  • Sabe ouvir e o momento certo para falar;
  • Possui uma visão estratégica do negócio na totalidade;
  • Domina bem as ferramentas de gestão de projetos e muito mais.

<Você pode gostar também de: os 12 arquétipos de marca />

Qual a importância do employer branding?

O employer branding é uma estratégia de marketing cujo objetivo é construir uma reputação positiva e aumentar a atratividade da empresa como um potencial empregador.

A ideia é que, quanto mais atrativa for o negócio, mais candidatos de qualidade ela irá atrair. Isso, por sua vez, aumenta as chances de encontrar o candidato ideal para as vagas disponíveis.

Além disso, o procedimento a longo prazo também pode ajudar a reduzir o turnover, pois os colaboradores tendem a ficar mais tempo na empresa se estiverem satisfeitos e felizes com o ambiente de trabalho.

Entenda o que é turnover e os impactos

O turnover é um termo usado para descrever o processo de substituição de pessoas em um determinado cargo ou função. Pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo demissão, aposentadoria, morte, doença ou transferência de setor, ou de região/país.

Além disso, os impactos podem ser significativos na eficiência e produtividade de uma organização, afinal, captar, treinar e reter novos colaboradores exige muito tempo de quem realiza o trabalho de gestão de talentos.

Como implementar o employer branding em uma empresa?

Como dito anteriormente, é um processo que pode demorar um pouco, mas é muito eficaz quando bem aplicado e pode trazer muitas vantagens.

Conheça abaixo algumas dicas essenciais. Pegue a caneta e anote já! 📝

  • Tenha um bom planejamento;
  • Alinhe com a cultura organizacional e
  • Pense nas experiências e em como melhorá-las.

Veja mais detalhes sobre cada item pontuado.

Tenha um bom planejamento

O planejamento é importante para direcionar as ações internas e externas de uma empresa de maneira estratégica, visando alcançar os objetivos desejados.

No caso do employer branding, o planejamento é crucial para definir a imagem que a empresa deseja transmitir para o mercado e futuros candidatos, bem como para identificar as melhores maneiras de comunicar isso.

Sem um planejamento eficiente, é muito mais difícil atingir os objetivos indicados, tornando-se mais difícil atrair e reter os melhores talentos disponíveis.

Alinhe com a cultura organizacional

A cultura organizacional influencia diretamente o employer branding, pois é por meio dela que os colaboradores são moldados e que a imagem da empresa é construída de fato.

As ações planejadas devem conter os elementos internos de marca, além de estar relacionadas com a missão e valores institucionais.

Saiba o que é uma proposta de valor do empregador (EVP) 💡

Uma proposta de valor para o empregador abrange a missão, os valores e a cultura de uma organização e dá aos funcionários um motivo poderoso para trabalhar.  

É aquilo que uma empresa pode oferecer como contratante, em troca das habilidades e experiências que os profissionais trazem.  

Em síntese, uma organização se beneficia fortemente de um EVP bem projetado, comunicado com frequência aos funcionários atuais e em potencial.

Pense nas experiências e em como melhorá-las

Para criar experiências positivas para os funcionários de uma empresa, é importante considerar diversos fatores. O primeiro é o ambiente de trabalho. Ele deve ser organizado e limpo, e os funcionários devem se sentir confortáveis.

Ademais, é de muita relevância que a gestão empresarial ofereça benefícios atraentes, como planos de saúde e de previdência, vale-transporte e vale-refeição, além de outros complementos.

Outro fator-chave é o relacionamento entre os colaboradores. É importante que a instituição incentive a interação entre as pessoas, promovendo atividades que os ajudem a se conhecerem melhor. Essas atividades podem ser, por exemplo, happy hours, almoços ou jantares de grupo, piqueniques, entre outros.

Por fim, mas não menos essencial. A empresa pode ainda oferecer oportunidades de crescimento profissional. Isso pode incluir: cursos e treinamentos, programas de mentorias, oportunidades de participação em projetos e mais.

<Leia depois: saiba tudo sobre educação corporativa />

(Fonte: Getty Images)

Marketing de conteúdo e employer branding, o que tem a ver?

O marketing de conteúdo é um aliado muito poderoso na construção e reforço do employer branding.

Ele pode ser aplicado pelos funcionários de uma empresa de diversas maneiras. Alguns exemplos incluem a criação e o compartilhamento de conteúdo em intranet, redes sociais, blogs e sites da empresa, bem como a participação em fóruns e comunidades online relacionadas aos produtos ou serviços da empresa.

Outra forma de aplicação do marketing de conteúdo é a criação de materiais ricos em conteúdo, como e-books, webinars e infográficos, que podem ser baixados ou visualizados pelos próprios colaboradores.

Exemplos:

  • Colaborador A criou um tutorial em vídeo de como configurar uma ferramenta;
  • Colaborador B do setor de RH faz um FAQ sobre os benefícios da empresa e faz a publicação nos canais de comunicação internos;
  • Colaborador C decidiu por fazer um manual sobre os fluxos de determinadas demandas.

Principais benefícios do employer branding

Veja algumas vantagens da prática.

  • Aumento da produtividade: investir em employer branding torna a empresa mais atrativa para os melhores talentos. Com um quadro mais qualificado, o local pode atingir resultados melhores e mais rápido.
  • Melhoria da qualidade do trabalho: ao atrair os melhores profissionais, a qualidade do trabalho também tende a melhorar.
  • Redução da rotatividade de funcionários: uma vez que os colaboradores se sentem mais satisfeitos e valorizados na empresa, a rotatividade tende a diminuir, representando uma economia de custos na contratação de um novo colaborador.
  • Aumento da lealdade dos funcionários: aqueles que se sentem valorizados são mais leais à empresa, o que ajuda também a fidelizar os clientes.
  • Maior visibilidade da marca: uma empresa com boa reputação tende a ser mais visível no mercado e imprensa, aumentando as chances de atrair novos clientes.

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