ETL: descubra o seu significado e como é aplicado

Saiba como fazer um processo de integração de dados de forma eficaz, segura e confiável com o método de ETL

Hoje, a sociedade passa por uma grande transformação digital que possibilita melhores processos com a tecnologia. Essa evolução ocasiona melhor gerenciamento de dados e a oportunidade de utilização dessas informações pela empresa. 

Com essa inteligência artificial e suas ferramentas, os fluxos de dados de hoje podem ser coletados e analisados em tempo real por meio de análises de transmissões, como o ETL.

Através do ETL, as organizações que desejam prosperar no mercado têm uma estratégia clara e precisa em funcionamento, que reconheça a data integration como pilar fundamental de sua vantagem competitiva.

Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando saber o que é o ETL, como ele funciona e pode ajudar na estratégia de dados, certo?

Continue o artigo e entenda melhor sobre esse processo e como é um método que as empresas estão cada vez mais investindo em seus setores de tecnologia e, por isso, necessitando de profissionais especializados na estratégia.

Qual o significado de ETL?

Se você trabalha ou está inserido no mundo da tecnologia, provavelmente já ouviu falar desse termo.

No sentido da palavra, ETL significa ExtractTransform Load, ou seja, extração, transformação e carga de dados em português. Literalmente, sua definição já diz qual o seu objetivo: um método de integração de dados que utiliza de três etapas para a sua realização.

Esta já é uma técnica conhecida há alguns anos, mas que vem ganhando cada vez mais popularidade com a alta demanda de informações e a necessidade da tecnologia para sua operacionalização.

Sua maior característica é a capacidade de extrair e transformar dados de forma mais otimizada e segura, garantindo maior qualidade dos mesmos.

Origem do ETL

O ETL surgiu nos anos 1970 com a necessidade de centralização de informações de fontes distintas em um único local.

Nesta época, as organizações trabalhavam com diferentes bancos de dados para armazenar diferentes tipos de informações de negócios e sem um processo organizado, qualitativo e viável, os reais objetivos dessas informações poderiam não funcionar.

Com sua popularidade de resultado, o ETL tornou-se o método padrão para coletar dados de fontes diferentes e transformá-los antes de carregá-los no sistema de destino.

Com o passar dos anos, o número de formatos, fontes e sistemas de dados cresceu. Agora, extrair, transformar e carregar é apenas um dos vários métodos que as organizações utilizam para coletar, importar e processar dados.

Por que o ETL é tão importante?

Imagina que uma empresa precisa identificar alguns dados de pessoas cadastradas e ao mesmo tempo combinar essas informações para fazer algumas ações.

Com a ferramenta de ETL, é possível fazer todo o esse processo, corrigindo erros, removendo duplicidades e verificando cálculos e regras que possam ser necessárias em um só lugar e de forma eficaz.

Com o ETL, empresas conseguem importar, transformar e exportar dados de um ambiente para o outro. Quer um exemplo?

Sua empresa está precisando mudar de sistema, mas não pode perder as informações que existem no antigo e nem interferir nas tomadas de decisões realizadas com cada um deles. Com o ETL, você faz esse processo de forma rápida e segura, migrando todos os dados.

Além disso, esse método pode melhorar a produtividade de profissionais que trabalham com análises, pois é ele quem codifica e reutiliza os processos que movem os dados, mesmo que essas pessoas não possuam a capacidade técnica de escrever códigos ou scripts.

Como o ETL é um sistema que ajuda a consolidar dados que servem de parâmetro para tomadas de decisões, ele é utilizado com um data warehouse.

O DW é um tipo de sistema que gerencia dados projetados para ativar e fornecer suporte às atividades de business intelligence (BI) no processo de coleta, armazenamento e análise de dados.

Outra função muito útil desse método é o seu auxílio na criação e elaboração de relatórios relevantes para o planejamento estratégico de um negócio, uma vez que proporciona uma visão ampla e consolidada de tudo o que foi gerado.

As 3 etapas do processo de ETL

Como visto anteriormente, os processos de ETL são divididos em três etapas. Confira abaixo detalhes de cada uma:

Extração

A primeira etapa do processo não poderia ser outra do que a extração de todo e qualquer dado existente no sistema.

Essa coleta pode ocorrer de diversas fontes, como: bancos de dados local, plataformas de automação de marketing, CRMs, data warehouse e outros aplicativos em nuvem, arquivos não estruturados e estruturados, e quaisquer outras fontes necessárias para obter insights através de um processamento analítico.

Lembre-se que é importante compilar dados de fontes relevantes para não impactar o processo.

Quando iniciar o processo de transição dos dados, chegou a hora da etapa de transformação.

Transformação

Essa segunda etapa é a que permite que o ETL ocorra da melhor forma, pois é a responsável por ajustar e consolidar os dados em um único formato, ou seja, centralizar as informações e atribuir regras de acordo com o objetivo da estratégia.

Tudo isso com o intuito de aumentar a qualidade dos elementos processuais e ainda criar um banco de dados confiável.

Algumas dicas de como fazer:

  • Converter os dados de acordo com os seus requisitos;
  • Reformatar os dados convertidos para um formato padrão que permita a compatibilidade;
  •  Limpar dados irrelevantes de todo o conjunto existente;
  • Classificar filtrar os dados;
  • Remover os dados duplicados;
  • Traduzir o que for necessário.

Carga

O momento final do processo, é quando ocorre o armazenamento dos dados em um novo Data Warehouse.

Nesta etapa serão carregados os dados consolidados para que estejam prontos para distribuição em todo o sistema. E para fazer isso, você consegue de duas formas:

  1. Através do SQL, que envolve a inserção manual de cada registro em cada linha de sua tabela de banco de dados; ou
  2. Usa um carregamento em massa de dados, reservado para o carregamento abundante de dados.
dados do mercado de ações sendo analisados

Onde podemos encontrar o ETL?

Há diversas maneiras de utilizar o ETL para potencializar sua estratégia de dados, além de trazer melhor análise e resultado.

O essencial de guiar é entender a sua necessidade. As empresas já lidam com Big Data, mas nem todas utilizam as ferramentas e metodologias ideais como essa estratégia.

Por isso existem alguns locais para encontrá-lo e ter o melhor resultado, como:

  • ETL para Big Data
  • ETL para Data Governance
  • ETL para Data Quality
  • Usos tradicionais
  • ETL para Hadoop
  • ETL para metadados

Ferramentas de ETL

Você pode ter a melhor estratégia possível, mas se não contar com uma ferramenta de ETL ideal durante o processo, o resultado não sairá como o esperado.

Confira algumas que podem lhe ajudar:

Oracle Data Integrator (ODI)

Uma ferramenta de ETL modular formada por um repositório mestre por meio de um interface web, ou seja, armazena metadados.

Talend

Uma das mais bem conceituadas ferramentas, ela automatiza grande parte do processo de integração de dados do ETL, tornando a operação até 30x mais rápida.

Microsoft Integration Services

Pode ser usado para realizar uma ampla variedade de tarefas de migração de dados.

Ele é uma plataforma que cria soluções de integração de dados de alto desempenho, incluindo os processos de ETL para data warehouse.

Qual a diferença entre ETL e SQL?

Enquanto o ETL é uma metodologia que integra os dados, o SQL é uma das linguagens de programação utilizadas para lidar com esse banco de dados.

Logo, um complementa o outro. A programação SQL pode ser usada para analisar ou executar tarefas em tabela que o ETL integrou na migração de sistemas, por exemplo.

Invista no seu conhecimento em ETL

Agora que você já sabe o real significado dos processos de ETL e como ele pode ser utilizado, só depende de você para aprimorar essa habilidade e conseguir fazer uma melhor gestão dos seus dados ou dentro da sua empresa.

Lembre-se que usar esse método pode trazer muitos benefícios, como:

  •  Melhor inteligência de negócios
  •  Maior ROI para empresa que vai prestar o serviço
  • Ter um desempenho mais escalável
  • Maior produtividade
  • Assertividade na realização de seus objetivos.

Portanto, o processo de ETL viabiliza a homogeneização de dados existentes e novos que possibilita futuramente a implementação de uma estratégia eficaz no seu trabalho, seja ele de qual objetivo for.

Assim, para ele acontecer plenamente e trazer o resultado que busca, é fundamental a oportunidade de conhecer as ferramentas mais adequadas e como utilizar o ETL no seu processo de integração e gestão de dados.

Caso você tenha dúvidas sobre qual ferramenta usar ou como implementar um processo de ETL, aprofundar-se no mundo dos dados é o primeiro passo para essa estratégia funcionar.

Confira a trilha de Ciências de Dados que a IGTI  preparou, para que você comece a implementar esse processo da melhor forma no seu trabalho.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img