Feedback 360: o que é e como aplicar com seus colaboradores?

Um passo a passo sobre o feedback 360 e os seus benefícios de aplicação.

Manter a proximidade com cada colaborador da sua equipe vai fazer a diferença nos resultados da empresa. E quando falamos de separar esse tempo de qualidade e acompanhamento, o feedback 360 é um importante fator para isso.

Imagina que seu time está cometendo muitos erros e eles mesmos não sabem o que pode estar acontecendo ou mesmo como contornar isso? 

Com esse tipo de contato e troca, você consegue mensurar esses erros e melhorar a qualidade do profissional como um todo, além de estimular o desenvolvimento de cada colaborador e fazer com que ele queira criar uma carreira ali dentro. 

Visto isso, neste artigo você vai ver os principais detalhes sobre feedback 360, seus benefícios, e como fazê-lo. Continue a leitura e descubra! 😀

O que é feedback?

Antes, o que significa o conceito de feedback? A palavra é de origem inglesa, que tem como tradução a palavra “retorno”. Logo, significa uma troca, uma conversa e retorno sobre um trabalho. 

No entanto, há quem possa confundir que essa troca possa ser de qualquer tipo. Vale ressaltar que não é uma palestra, mas sim uma reunião construtiva que foca em uma única pessoa para analisar ou dar opinião sobre algo que ela está fazendo ou já fez

Hoje em dia é uma prática bem comum no mercado corporativo, principalmente nas empresas que prezam pela inovação, como é o caso das startups

Um ponto importante é que investir no feedback também contribui para a construção da gestão de carreira do funcionário, o que se torna uma atrativo para a retenção desses talentos. 🤝

O que é feedback 360?

Pessoa sem saber qual sua reação
O feedback 360 pode ajudar líderes e colaboradores a encontrarem o melhor caminho para otimizar os resultados.

Esse modelo em específico é caracterizado por um formato de avaliação de desempenho que considera a opinião de todos dentro de uma empresa sobre aquele funcionário.

Ou seja, desde os chefes de mais alto nível até os colegas de equipe. Todos avaliam e dão um retorno sobre o trabalho de determinada pessoa. Assim como a própria pessoa tem uma opinião sobre si mesma e a equipe.

Assim, esse processo tem o objetivo de melhorar não só o trabalho deste funcionário, como o desempenho de todo o setor ou empresa. Nessa avaliação são trabalhados os pontos relacionados a:

  • Capacitação profissional;
  • Atitudes;
  • Colaboração;
  • Comportamento;
  • Habilidades técnicas;
  • Pontos fortes;
  • E outros pontos que precisam ser melhorados.

Como fazer feedback 360?

Um dos pontos mais importantes em como dar feedback 360 é considerar a proximidade do avaliador com o avaliado, pois em avaliações desse tipo a proximidade é fundamental para que o resultado tenha impactos reais na equipe.

Desse modo, seu processo normalmente é dividido em três etapas:

📌 Autoavaliação: onde o próprio colaborador deve realizar uma autoavaliação, destacando seus pontos fortes, fracos e suas principais competências durante um período. Além de identificar o que fez de bom para encontrar soluções aos erros;

📌 Avaliação do gestor: o gestor avalia todas as competências do colaborador, ressaltando acontecimentos e habilidades específicas;

📌 Avaliação dos pares: outros colaboradores, da mesma equipe do avaliado, classificam e analisam o colega de trabalho, também ressaltando pontos bons e ruins, quando houverem.

Nesta execução, algumas vezes a empresa realiza de forma anônima para que ninguém seja exposto. Daí é criado um relatório com todas as considerações e pode ser feita até uma nota média sobre a avaliação.

No entanto, fazer de forma não anônima é interessante também, quando há a proximidade entre as pessoas, principalmente se são equipes menores. 

👉 Depois de todas as avaliações, é realizada uma reunião do líder com seu liderado, onde o gestor age como uma espécie de coach, sendo ele o responsável por entregar as informações do feedback, usando os dados de forma estratégica para o crescimento do funcionário e da empresa.

Por que fazer?

Como os resultados da avaliação são de três fontes distintas, os profissionais podem ser vistos de diferentes ângulos, aprofundando assim o entendimento de seus pontos fortes e fracos e contribuindo mais para o desenvolvimento. 

Investir nesse processo é vital para a empresa, pois promove o planejamento e a gestão da equipe.

Qual a importância do feedback 360 em uma empresa?

Complementando o tópico anterior, o feedback 360 é um tipo de retorno que identifica qualidade e falhas de um colaborador, considerando a opinião de todos os profissionais que têm contato com ele no dia a dia de trabalho, tornando este um ponto fundamental para o desenvolvimento desse colaborador e de toda a empresa.

👉 Fazer esse trabalho facilita o planejamento e o gerenciamento das equipes, e torna os trabalhadores muito mais engajados com o negócio. Logo, em linhas mais gerais esse processo:

  • Melhora a percepção de justiça entre os profissionais;
  • Contribui para a construção de um plano de carreira para os funcionários;
  • Direciona a necessidade para treinamentos;
  • Reforça a cultura organizacional do negócio;
  • Reforça a credibilidade da empresa perante seus colaboradores e o mercado de trabalho;
  • Motiva as equipes;
  • Valoriza a gestão;
  • Melhora o aproveitamento do capital humano;
  • Auxilia no processo de atração e retenção de talentos.

Avaliação 360 vs Feedback 360

Apesar de serem semelhantes e complementares, cada uma tem suas características. A avaliação 360 é um tipo de formulário, usado para dar notas e avaliar o comportamento, as competências, os valores ou os resultados de um colaborador. 💡

Já o feedback 360 é um processo qualitativo, em que o foco é o discurso, isto é, a importância real está na classificação do comportamento e no jeito que o líder repassar isso ao colaborador. 

No entanto, ambas são estratégicas e buscam o melhor do funcionário e de toda a equipe. 

Afinal, como aplicar o feedback 360?

Agora que você sabe a parte conceitual e as características, é o momento de colocar em prática. 

Existem diversas formas e maneiras de perguntar a mesma coisa. E, na hora de criar um questionário avaliativo, com base nos princípios do feedback 360 graus, é importante considerar que cada funcionário tem suas características. 😉

Por isso, deve-se atentar para não ter uma pergunta mal formulada, ou opinativa demais, que pode gerar desentendimentos desnecessários. 

👉 Confira 5 dicas para realizar um bom feedback 360:

Pense nas perguntas

Conforme dito, pense e planeje muito bem as perguntas, por exemplo: Como são suas atitudes no dia a dia? Como tem sido seu desempenho e autonomia? Tem muita ética? Age profissionalmente? Aprende com os erros? 

Tem bom relacionamento com os colegas? Incentiva as ideias dos outros? E muitas outras.

Envolva a equipe

Quando aplicados de forma saudável conseguem modificar toda a cultura interna de uma empresa. Por isso, é fundamental que as lideranças saibam desenvolver bem essa estratégia, utilizando-a como uma ferramenta para potencializar resultados.  

Explique a importância do processo

De nada adianta aplicar esse método se as pessoas não entenderem a importância. Por isso, antes de fazer com seu time, explique o que ele é, quais as características, os benefícios e como será realizada cada etapa até o resultado final.

Seja direto e racional

Agir com essas características transmite confiabilidade, empatia e funcionalidade para que se tenha resultados positivos.

Lembre-se que todos precisam estar empenhados em receber as críticas, aprender com elas e então construir soluções.

Conclusão

O feedback 360 é um método inovador e que traz grandes benefícios tanto aos profissionais quanto às equipes e à empresa. 🎯

Investir nesse processo em certos períodos da sua gestão, pode proporcionar que os resultados sejam alcançados com melhor qualidade e que retenha os melhores talentos ao setor. 

Algumas dicas, como as citadas, auxiliam na sua execução. Agora só depende de você para funcionar. 

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