6 ferramentas de BI mais utilizadas no mercado: como escolher a melhor?

Saiba mais como as ferramentas de BI são fatores cruciais para as tomadas de decisão no seu trabalho e um diferencial competitivo para sua carreira.

Ferramentas de Business Intelligence — ou simplesmente ferramentas de BI — são aliadas poderosas para a captação e gestão de dados, atividade estratégica para o crescimento das companhias, por gerar insights valiosos acerca de suas operações.

O mercado vive hoje um cenário de competição acirrada. Por conta disso, as empresas que desejam se destacar, precisam utilizar tudo o que estiver a seu alcance, visando se tornar mais eficientes e atrativas aos olhos dos consumidores.

Um dos passos primordiais neste sentido é ter uma boa gestão dos processos organizacionais, principalmente em relação aos dados, pois isso contribui tanto para as tomadas de decisão, quanto para a definição de estratégias.

É aí que entram as ferramentas de BI, que, devido à sua eficácia na gestão das atividades desenvolvidas por uma organização, estão se tornando pré-requisito e um grande diferencial no repertório de profissionais que atuam na área.

Quer entender como isso está revolucionando o mercado que conhecemos? Neste post, explicamos o que é uma ferramenta de BI e quais são as melhores e mais utilizadas, bem como suas principais características. Além disso, ainda mostramos como você pode aprender mais sobre o assunto e se especializar na área.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é um conjunto de processos relacionados à coleta de dados, armazenamento, tratamento e análise, com objetivo de organizar e transformar essas informações em algo relevante para a gestão de um negócio

Sua principal característica é facilitar as tomadas de decisões que, em conjunto com outras técnicas, como Data Cleansing, Data Mining e Web Crawler, tornam todo o seu processo estratégico mais assertivo e com maior garantia de resultado. 

Hoje, o BI é extremamente importante na definição de qualquer estratégia focada em montar um plano de ação, uma vez que essa gestão dos dados permite identificar insights valiosos sobre qualquer assunto referente a um negócio.

E ainda pode ser aplicado no dia a dia, tanto em técnicas operacionais, como em pesquisa de mercado, estudo de público, etc. 

Além disso, é um método bem acessível e com uma leitura aprofundada dos dados, o que confere mais autonomia e segurança aos usuários. 

Vale ressaltar que o BI é um conceito e não uma tecnologia, mesmo que ele precise funcionar baseado em ferramentas, softwares e soluções inovadoras. 

Segundo pesquisa da ferramenta Tableau, uma empresa que investe em uma solução BI pode obter até 127% de ROI em apenas 3 anos. 

O que é uma ferramenta de BI?

Uma ferramenta de BI é um dos principais recursos tecnológicos para quem deseja elevar a performance de uma organização. Isso porque ela capta e reúne, em um só lugar, informações a respeito das atividades que a empresa desenvolve.

Com isso, é possível obter insights importantes sobre suas operações e a respeito do mercado, o que contribui para a tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias mais eficientes, baseadas em dados reais, ao invés de intuições.

Quais as vantagens de investir em uma ferramenta de BI?

Utilizar infinitas pastas de papel ou mesmo planilhas de Excel já se tornaram processos antiquados na hora de gerenciar suas informações.

Imagina o quão trabalhoso seria gerar um relatório com gráficos de dados vindos de fontes diferentes em uma planilha? E para encontrar cada um deles depois?

Contar com uma ferramenta de BI possibilita toda essa análise, organização e criação de relatório de dados de forma muito mais prática e efetiva.

Conheça as quatro principais vantagens de se investir em uma dessas plataformas:

  1. fornecer respostas rápidas a problemas: estamos falando de um sistema de automatização (que entrega dados aprofundados) simples e rápido, o que economiza tempo e ainda torna as respostas mais assertivas e com mais chances de alcançar o resultado esperado;
  2. remover a gestão intuitiva: tudo passa a ser baseado em dados e informações comprovadas, e não mais no aspecto de dedução e intuição para criar uma estratégia;
  3. facilitar a busca por oportunidades: como ela contribui para tomadas de decisões mais assertivas, fica mais fácil encontrar oportunidades de negócio, principalmente por facilitar e agilizar a busca por informações para seu plano de ação;
  4. criar mais variedades de relatórios: como facilita todo o gerenciamento das informações e as organiza, fica mais prático gerar relatórios dos mais diversos tipos. 

O Business Intelligence permite aplicar métricas e indicadores de performance dentro da empresa, a fim de medir o desempenho de setores e colaboradores. Isso possibilita avaliar a qualidade e produtividade nos processos e atividades da organização, expondo pontos de melhoria e correção.

< Quer saber mais sobre essa importante atividade nas organizações? Leia este post: Análise de Dados: entenda na prática e conheça os seus 4 principais tipos />

Por que o BI é importante para as empresas?

Conforme dito anteriormente, utilizar uma plataforma de BI é se beneficiar do melhor que a automação de processos pode proporcionar, além da acessibilidade dessas informações.

A partir do momento que há uma compreensão profunda e ampla dos dados, percebe-se que qualquer ação tomada terá um embasamento prático em experiências, logo, mais chances de dar resultado. Faz sentido?

Empresas que buscam crescimento e inovação, veem nesse método uma chance de impulsionar seu desenvolvimento, agregando ainda um diferencial frente à concorrência. 

É fato que toda organização possui dúvidas e objetivos. Para responder a essas perguntas e acompanhar o desempenho em relação às metas, as empresas coletam os dados necessários e, após uma análise, determinam o que é preciso fazer para atingir os objetivos estabelecidos. 

Se uma simples ferramenta já realiza todo esse processo, cabe ao profissional apenas interpretar os resultados e otimizar a estratégia. Muito prático, concorda?

Portanto, podemos dizer que um BI contribui para que a empresa entenda os dados atuais do negócio, bem como seu histórico, permitindo ainda que o analista faça um benchmark de desempenho e concorrência do mercado. 

Ou seja, utilizar ferramentas de Business Intelligence auxilia toda a operação corporativa, proporcionando um funcionamento muito mais suave e eficiente.

Em resumo, o BI confere maior potencial competitivo às empresas

< Quer saber como ingressar nessa área? Confira este post: Como iniciar uma carreira em Business Intelligence? />

6 melhores ferramentas de BI do mercado

Após entender o conceito e sua aplicação, é preciso escolher a ferramenta ideal para aplicar o Business Intelligence de maneira eficaz.

Conheça algumas das melhores e mais utilizadas ferramentas de BI do mercado:

1. Power BI

Criado pela Microsoft, o Power BI é uma ferramenta que cria painéis e relatórios dinâmicos em menos de cinco minutos, além de poder se conectar a uma ampla gama de fontes de dados e redes, como o Excel e redes sociais, como o Facebook.

2. Qlikview

Fabricado pela QlikTech, com uma metodologia inovadora, chamada Business Discovery, o Qlikview é uma ferramenta que proporciona rapidez, flexibilidade, facilidade de uso e recursos poderosos, com uma tecnologia patenteada de associação em memória.

3. Tableau

O diferencial do Tableau é ter o VizQL, um sistema de arrastar e soltar, que permite reorganizar as informações para compreendê-las melhor e gerar novos insights. Ela é mais focada em análises visuais. 

4. Google Data Studio

A grande vantagem do Google Data Studio é ser gratuito — basta ter uma conta do Gmail para utilizá-lo. Por conta disso, é uma das ferramentas de BI mais utilizadas.

Outro de seus diferenciais, é que ele permite conectar a fontes de dados do próprio Google, como Sheets e o Adwords.

5. Project BI

Sua solução foi desenvolvida para ajudar um usuário específico: o gestor de projetos, pois permite determinar quais são os projetos que realmente trazem retorno para a empresa, facilitando a decisão de priorizar um ou outro.

Além disso, o Project BI também possibilita otimizar a gestão de recursos e identificar gargalos.

6. IBM Watson Analytics

O IBM Watson Analytics é um serviço em nuvem da IBM para computação cognitiva e análise preditiva, que permite a qualquer cidadão fazer um upload dos seus dados, descobrir alguns insights, e ainda, criar visualizações personalizadas dessas informações para seu plano de ação.

Como escolher a melhor ferramenta de BI?

Agora que você já conhece as principais características de uma ferramenta BI, é o momento de decidir qual delas é a ideal para sua estratégia.

Muitos fatores devem ser considerados nesta seleção e, por mais que existam diversas ferramentas — algumas mais conhecidas no mercado e outras menos — não quer dizer que deva escolher a que a maioria usa, concorda? 

Você deve, além de pesquisar sobre cada uma, considerar um conjunto de fatores, além dos seus próprios objetivos e planos de ação ao utilizá-las. 

Confira a seguir alguns elementos essenciais para a escolha da melhor ferramenta BI para o seu negócio:

A plataforma tem velocidade?

Se o propósito do BI é tornar a estratégia mais prática e ágil, de nada adianta contar com uma ferramenta lenta, certo?

Utilizar uma plataforma veloz, garante a assertividade em menos tempo, além de permitir responder às demandas mais rapidamente e facilitar a execução do fluxo de trabalho.

Ela tem estabilidade na sua performance?

Não corra o risco de implementar uma ferramenta que apresenta problemas técnicos, deixando você na mão na hora de buscar alguma informação sobre uma estratégia importante. 

Dentre as ferramentas de BI disponíveis, compare quais têm as melhores chances de ter um boa performance.

Não adianta ela ser muito simples, ao ponto de não se aprofundar nos critérios, e nem muito complexa, de modo que não dê para usar. 

Seu custo-benefício vale a pena?

Esse é um dos pontos mais importantes ao se comparar, uma vez que muitos escolhem o mais caro, por parecer melhor, enquanto outros optam pelo mais barato, por não ter investimento o suficiente. 

É importante que os empresários busquem ferramentas de BI que sejam compatíveis com o orçamento do seu negócio, mas que também ofereçam os recursos e funcionalidades que sua empresa necessita.

Portanto, antes de optar pelo mais simples e barato, identifique se ele vai ajudar mesmo ou atrapalhar ainda mais o processo

Ela tem garantia de segurança aos dados?

Em uma era com a LGPD em alto vigor, não se pode escolher uma ferramenta que não esteja adaptada à segurança dos dados. 

Pesquise bem sobre a ferramenta, leia seus termos e condições, e verifique se está de acordo com a legislação, para não correr nenhum risco lá na frente por ter utilizado dados indevidamente. Lembre-se: privacidade é algo primordial!

< Aproveite para aprender mais sobre o assunto: Como realizar uma boa gestão da segurança da informação na nuvem? />

Como aprender mais sobre BI e suas ferramentas?

O Business Intelligence é um método que vem facilitando muito o dia a dia dos profissionais de Data Science, devido a sua praticidade, organização e melhor gerenciamento das informações. 

Logo, conhecer e utilizar uma das principais ferramentas de BI disponíveis no mercado, permite às empresas se destacarem de seus concorrentes, gerarem mais oportunidades e elevarem seus resultados. Contar com o auxílio dessa tecnologia ainda reduz custos e melhora seu posicionamento no mercado.

Já em relação aos projetos, ocorre um aprimoramento da capacidade de planejar e otimizar rotinas rapidamente, o que faz total diferença no desempenho de sua estratégia de negócios.

Diante de todo esse destaque que a área vem ganhando no cenário empresarial, entendemos que ser um profissional especialista em Business Intelligence, pode ser um grande diferencial para construir uma carreira sólida no mercado. 

Conheça nossas áreas de formação para se tornar um especialista em BI:

E, aqui vai um bônus: assinando o XPE Multi+, você terá acesso a dezenas de cursos nas áreas de tecnologia, inovação, negócios e finanças. Aprimore seus conhecimentos e se torne um profissional desejado no mercado!

Gostou deste post? Então, compartilhe com amigos e colegas de profissão, para que todos entendam o que são ferramentas de BI, suas principais características e de que forma elas podem revolucionar a performance de uma companhia.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img