Gestão 4.0: o que é e como surgiu? Veja benefícios

Saiba tudo sobre Gestão 4,0. Também as implicações, oportunidades e riscos para as empresas e a população

Se você é um gestor ou tem um negócio, conhecer sobre Gestão 4.0 é muito importante atualmente.

Explico! Por meio do gerenciamento com uso das novas tecnologias e da análise de dados será muito mais fácil para tomar decisões internas que beneficiem os consumidores de um produto/serviço.

Saiba que o aumento da automação exigirá habilidades de nível superior que resultarão em salários mais altos para os profissionais.

Leia o conteúdo na íntegra e entenda sobre o assunto. Boa leitura!

O que é Gestão 4.0?

A gestão 4.0 se trata de um modelo de gerenciamento em relação aos processos produtivos que incorpora aspectos digitais para transformação do espaço e fluxos.

Como surgiu a Gestão 4.0?

O conceito Gestão 4.0 foi instituído na 4ª revolução industrial — sendo um movimento que segue até os dias atuais, marcado pela convergência entre tecnologias digitais, físicas e biológicas.

A revolução ocorre após os três processos históricos:

  • 1ª Gestão – ritmo da produção manual à mecanizada (1760 – 1840).
  • 2ª Gestão – uso da eletricidade e manufatura em massa (1850 – 1945).
  • 3ª Gestão – chegada da eletrônica, TI e das telecomunicações (1950-2000).
  • 4ª Gestão – uso de tecnologias mais avançadas (dias atuais).

O termo “4ª revolução industrial” teve origem em programa de estratégia de alta tecnologia do governo alemão em 2011, mas só ternou popular quando o Fórum Econômico Mundial o adotou em 2016.

Em comparação com seus antecessores, essa revolução está evoluindo em um ritmo exponencial. Devido à velocidade, escopo e impacto da Indústria 4.0, existem implicações, oportunidades e riscos para as empresas e a população.

Entenda mais abaixo:

(Fonte: SESI/RS)

Quais princípios deram origem a Gestão 4.0?

A Gestão 4.0 possui princípios parecidos da gestão libertária, sendo a horizontalidade e a descentralização da gestão.

Como funciona? As decisões são feitas pela equipe e com isso, evidencia-se quais são os líderes daqueles grupos.

A liderança 4.0

A liderança 4.0 é aquela responsável pela condução dos funcionários em um ritmo ditado pelas alterações do mercado, por vezes com base em novas tecnologias.

Ao mesmo tempo, em que se lida com as transformações estratégicas e operacionais, os líderes necessitam ter bons relacionamentos com seus liderados, baseados na cultura da organização, estrutura laboral e valores do negócio.

Entenda que o fator humanização nas relações é um pilar muito relevante na liderança 4.0, bem como o desenvolvimento das habilidades de cada colaborador. O autoconhecimento, relacionamentos saudáveis e a visão também são valores muito importantes, sendo considerados para formar um líder.

Quais são as características de um líder 4.0? Para ingresso na ocupação, é preciso planejamento e desenvolvimento de uma série de características que são inerentes ao cargo. Quanto mais exigências o líder preencher, melhor serão os resultados alcançados com as equipes no setor. Confira algumas qualidades desejáveis para o perfil:

  • Ter empatia;
  • Ser flexível;
  • Ter senso de propósito;
  • Ser engajado;
  • Ser resiliente.

<Leia também: o que é e quais as vantagens da gestão por competências? />

Os 6 pilares da Gestão 4.0

Para oferecer um gerenciamento inovador que torne os processos mais eficientes, a gestão 4.0 possui pilares. Conheça-os abaixo:

  • Relacionamento com o consumidor;
  • Diversificação de canais;
  • Análise de Informações;
  • Automação;
  • Equipe de alta performance;
  • Integração dos setores.

Relacionamento com o consumidor

Nos últimos tempos ficou visível que as pessoas não estão mais comprando produtos e serviços apenar para obtê-los, mas sim após criar uma relação de intimidade com a respectiva marca.

E como usar a gestão 4.0 nisso? Se deve tornar as interações mais humanas, como se fosse uma conversa de igual para igual com o público-alvo. Outros recursos disponíveis para captar atenção são: geolocalização, elementos audiovisuais e comunicação fluída.

<Leia depois: Customer Centric: o que é e como aplicar? />

Diversificação de canais

A diversificação e a integração entre os canais de comunicação são primordiais para uma empresa. O foco aqui não é sobre quantidade, mas sim, a convergência de linguagem encontrada nas plataformas.

O alinhamento da comunicação da marca no site, redes sociais e espaço físico faz com que se tenha mais fidelização dos clientes e atendimento personalizado. Assim, aumentando a conversão das vendas.

Análise de informações

Atualmente, a nossa maior moeda de valor é a informação. O que eu quero dizer com isso? Você, como empresário, deve ter meios para coletar os dados dos seus usuários e potenciais clientes e para fazer isso, considere usar formulários, pop-ups, chatbox e outros meios.

Ao utilizar o cruzamento de informações das ferramentas acima, você pode ter ouro nas mãos. Isso porque com a extração das informações, a empresa pode ter um norte para planejamentos comerciais, institucionais e de marketing.

Automação

A automação está presente nas nossas vidas, seja para efetuar um pagamento no aplicativo do banco ou solicitar um motorista para deslocamento entre locais.

Já a automação dos processos é essencial para empresários e negócios, isso porque traz mais facilidade e organização para setores, pessoas e corporação. A prática economiza tempo também.

Equipes de alta performance

A união da automação e dos dados determina ao aumento do desempenho das pessoas.

As equipes ganham mais tempo para investir em inovação, enquanto as atividades operacionais são realizadas por máquinas e sistemas tecnológicos.

Também, ao se ter os dados do mercado e dos consumidores, é possível aprimorar a abordagem de vendas.

Integração dos setores

As tecnologias visam garantir a integração entre os mais distintos setores e áreas em uma empresa, facilitando a troca de informações. Logo, todos os colaboradores trabalham visando a mesma meta e propósito.

Quais ferramentas auxiliam na aplicação da Gestão 4.0?

Conheça as principais funcionalidades utilizadas:

  • Business Process Management SuiteBPMS;
  • Enterprise Content Management – ECM;
  • CRM Omnichannel;
  • Analytics e outros.

<Continue aprendendo: conheça o método MosCoW./>

Principais benefícios da Gestão 4.0

Agora que você entendeu que a Gestão 4.0 está dentro da transformação digital, conheça vantagens de utilização em um negócio:

  • Tomadas de decisão mais rápidas;
  • Maior alcance de lucros;
  • Escolhas mais certeiras;
  • Vantagem competitiva;
  • Melhoria na experiência do consumidor;
  • Mais integração entre gestão e equipe.

Como e quando aderir à Gestão 4.0?

O modelo de gerenciamento deve ser implementado quando uma organização não tem ainda coleta de dados e nem otimização deles. Isso porque a extração e análise dos dados traz insights valiosos.

Além disso, a digitalização dos processos é essencial. Ela irá gerar produtividade, reduzir custos, agilizar atividades e ofertar melhorias internas.

Uma gestão 4.0 de sucesso

Confira um checklist para uma implementação certeira!

 √ Mantenha o controle constante de todos os dados relevantes e necessários.

 √ Mantenha seu desempenho, escalabilidade e acessibilidade em mente ao introduzir novas ferramentas. As tendências atuais da tecnologia da informação, especialmente de acordo com SMAC (Social, mobile, Analytics, Cloud) são altamente relevantes.

 √ Use métodos ágeis de gestão e defenda sua distribuição em todo o seu negócio.

 √ Para influenciar positivamente o ambiente de trabalho, a mentalidade de um líder é essencial. Use isso como ponto de partida e forneça o poder inicial de persuasão.

 √ Conheça os funcionários e espalhe entusiasmo por meio de oportunidades de desenvolvimento profissional e treinamento.

 √ Falhe logo! Não tenha medo de cometer erros e confessar eles. Aceite o papel de pioneiro, exige coragem e o colocará à frente de seus concorrentes.


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