Management 3.0: o que é? Qual a sua com os métodos ágeis?

Capaz de promover uma gestão mais humanizada e com um foco no desenvolvimento da equipe, o Management 3.0 contribui diretamente para a eficácia, eficiência e lucratividade da empresa

Management 3.0, ou Gestão 3.0, é um modelo de gerenciamento de pessoas focado na valorização dos colaboradores, incentivando seu crescimento e desenvolvimento profissional. Assim, esta metodologia auxilia a produtividade, eficiência e capacidade criativa da equipe e de seus líderes.

Ele surgiu do avanço das transformações digitais e das modificações no universo empresarial. Com a automatização de processos, tornou-se necessária uma nova estratégia colaborativa para o gerenciamento de pessoas, dando origem à gestão 3.0.

Quer saber como essa metodologia funciona e de que forma ela pode contribuir para o sucesso da sua companhia? 

Neste post, explicamos tudo sobre Management 3.0: o que é, como funciona, qual sua relação com os métodos ágeis e como dar os primeiros passos neste modelo de gestão focado em pessoas. Então, se ajeita na cadeira e vem com a gente!

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O que é o Management 3.0?

O Management 3.0 é conhecido como um modelo de gestão focado no desenvolvimento e performance de cada membro da equipe. Ou seja, mais importante do que os processos, são as pessoas que se dedicam em sua execução. 

Aqui, o gestor deixa de assumir um papel de extremo controle, comumente proposto aos líderes, para acompanhar e gerenciar os funcionários de forma colaborativa, focando na tomada de decisões.

Ou seja, diferentemente do Management 1.0 e do Management 2.0, o modelo de gestão 3.0 prioriza a gestão de pessoas e o espírito de equipe.

No protótipo inicial, influenciado pelos princípios da Primeira e Segunda Revolução Industrial, os líderes pouco se importavam com a gestão de sua equipe. Já no Management 2.0, ocorreram melhorias quanto à priorização dos funcionários.

Porém, tais evoluções ainda não contavam com a devida contemplação da gestão corporativa, a qual se instaurou plenamente no Management 3.0.

Neste modelo de gestão, os projetos realizados tendem a alcançar facilmente seus objetivos com alta performance, além de priorizarem uma cultura de trabalho centralizada na qualidade e assertividade.

Considerado pelos teóricos como uma evolução do Método Ágil, o Management 3.0 é fruto do conjunto de ações, técnicas e abordagens criadas pelo escritor holandês Jurgen Appelo, por meio de seu best-seller “Management 3.0 – Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders”, publicado em dezembro de 2010.

A obra se aprofunda, essencialmente, na motivação como precursora da eficácia e do rendimento relacionado ao universo corporativo.

< Quer entender mais sobre esse tipo de prática e de que forma elas estão mudando a maneira como as empresas atuam? Leia este post: Transformação ágil nas organizações: o que é e como funciona? />

Como isso pode beneficiar as equipes?

Capaz de promover uma gestão mais humanizada e com um foco no desenvolvimento da equipe, o Management 3.0 contribui diretamente para a eficácia, eficiência e lucratividade da empresa.

Dentre os benefícios deste modelo de gestão, podemos citar:

  • integração das equipes;
  • redução de conflitos;
  • aumento na qualidade dos serviços;
  • maior autonomia no ambiente de trabalho;
  • valorização de cada colaborador;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • maior engajamento do time;
  • inovação crescente no âmbito corporativo.

Quais são os 6 pilares do Management 3.0?

Como todo bom método, o Management 3.0 está fundamentado em seis pilares — ou valores — focando sempre nas pessoas, uma vez que estas são consideradas o ativo empresarial mais importante para este modelo de gestão. São eles:

1. Energizar pessoas

A fim de manter a equipe focada no desenvolvimento de suas atividades, o Management 3.0 prioriza a energização das pessoas.

Desse modo, é criado um ambiente motivador para os colaboradores, o que garante a união de todos os interesses individuais.

2. Empoderar equipes

O empoderamento das equipes é extremamente importante no modelo de gestão 3.0, pois permite que cada indivíduo se sinta confiante no ambiente de trabalho.

Assim, podem oferecer sempre os melhores resultados diante das funções estabelecidas.

3. Desenvolver Competências

Investir no treinamento e qualificação dos colaboradores garante que cada pessoa possa desenvolver competências capazes de propiciar diversos benefícios à empresa, gerando, assim, bons resultados a ela. 

4. Aumentar as estruturas

O aumento da estrutura empresarial ocorre naturalmente quando o crescimento individual é fomentado.

No entanto, é importante que essas mudanças sejam cautelosas, sempre preservando o bem-estar da equipe.

5. Alinhar restrições

É fundamental que todas as restrições sejam alinhadas entre o líder e seu time, explicitando sempre  os objetivos e as regras de cada projeto. Isso permite que cada colaborador receba direcionamento de forma ideal.

6. Melhorar de forma sustentável

A melhoria contínua é encorajada neste modelo de gestão, baseando-se nas falhas observadas durante cada processo realizado dentro da empresa.

Por isso, é essencial que cada erro seja corrigido rapidamente, e que todos os colaboradores possuam um espaço seguro para assumir suas falhas.

Como o Management 3.0 funciona na prática?

A prática do Management 3.0 fundamenta-se em atividades capazes de promover a integração das equipes, a valorização, empoderamento e autoconhecimento  de cada indivíduo como membro ativo e necessário.

Confira algumas dessas técnicas:

1. Kudo Cards

O Kudo Card é uma ferramenta utilizada no Management 3.0 para promover o reconhecimento e a valorização entre os membros das equipes de forma divertida.

A dinâmica ocorre entre os próprios colaboradores, que enviam cartões contendo mensagens motivadoras ou elogios uns aos outros, podendo ser de forma anônima ou explícita. 

O objetivo é motivar e empoderar os colegas no ambiente de trabalho.

2. Personal Maps

O Personal Maps ou Mapa Pessoal, permite que os colegas se conheçam por meio de um mapa contendo informações relevantes sobre cada colaborador, contribuindo assim, para a integração e empatia da equipe. A ideia é que cada membro do time confeccione um mapa para um colega.

Embora relativamente simples, essa prática é muito poderosa, uma vez que aumenta a confiança entre os integrantes do time e potencializa a colaboração.

Quer se aprofundar neste conceito e entender como aplicá-lo na prática? Dê o play no vídeo abaixo e fique por dentro:

Como o Management 3.0 se relaciona com o Manifesto Ágil?

Um dos pilares do Manifesto Ágil se fundamenta na ideia de que indivíduos e interações devem estar acima dos processos e ferramentas.

Quando pensamos em Management 3.0, pensamos em pessoas, em colaboração, empatia e trabalho em equipe.

Sendo assim podemos dizer que a relação entre o Management 3.0 e os métodos ágeis é que ambos consideram as pessoas como um ativo importante. Isso porque o foco no desenvolvimento e acompanhamento da equipe proporciona diversos benefícios aos próprios colaboradores e, consequentemente, à empresa.

É claro que a estruturação sistêmica da gestão faz parte dos bons resultados, mas são as pessoas que fundamentam e permitem a movimentação assertiva de cada gestão.

Como implementar a Gestão 3.0 em uma organização?

No Management 3.0, valorizar e reconhecer todos os funcionários é parte essencial do processo, já que colaboradores motivados e valorizados, tendem a produzir mais e a elevar a qualidade de suas entregas.

Confira alguns passos necessários para a implementação deste modelo de gestão:

  • reconhecer as conquistas de todos os colaboradores;
  • recompensar cada funcionário por seu bom desempenho faz toda a diferença;
  • criar um ambiente propício para a disseminação de ideias e possíveis contribuições, garante o envolvimento dos funcionários;
  • flexibilizar a hierarquia de cargos na gestão 3.0 é essencial ao compartilhar ideias;
  • alinhar periodicamente as expectativas em relação às demandas da empresa, o que colabora com o direcionamento necessário para a realização de tarefas.

< Talvez você também se interesse por este post: O que é educação corporativa e como ela beneficia as empresas />

Quais são as formações indicadas para quem deseja se aprimorar nesta área?

As organizações precisam entender que, mais importantes do que os processos em si, são os responsáveis pela sua execução. Logo, além de uma boa formação sólida, é importante focar nas pessoas, nutrindo e valorizando seu papel no desempenho de suas atividades no dia a dia da companhia. 

Se você deseja se aperfeiçoar nesta área e potencializar seus resultados no gerenciamento de pessoas, conheça algumas formações em destaque: 

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