Os testes são algo muito presentes na nossa vida. Provavelmente, você já procurou por um teste de personalidade para se conhecer melhor, como é o caso do teste MBTI, ou fez um teste vocacional para descobrir as profissões que você mais se identifica.
Por exemplo, em algum momento da sua vida você já quis entender porque reagiu de tal maneira a uma situação, enquanto uma pessoa próxima a você reagiu a mesma situação de maneira completamente diferente?
Com o teste MBTI é possível descobrir qual a sua personalidade dentre as 16 personalidades do teste e compreender o porquê de algumas atitudes. Por isso, o MBTI é tão utilizado tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional por empresas que desejam conhecer melhor os seus colaboradores.
Se você ficou curioso para saber como funciona esse teste e qual é a sua personalidade, continue a leitura deste artigo!
O que é MBTI?
MBTI é a sigla para Myers-Briggs Type Indicator, ou Classificação Tipológica de Myers Briggs em tradução para o português. Em suma, o MBTI é um teste de personalidade capaz de identificar os pontos fortes e pontos fracos da personalidade de uma pessoa.
Como o MBTI surgiu?
Baseado no livro “Tipos de Personalidades”, publicado em 1921 por Carl Jung, psiquiatra e fundador da psicologia analítica, o teste MBTI foi desenvolvido por Katharine Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers em 1943.
Para que serve o MBTI?
O teste MBTI serve para conhecer melhor a personalidade do indivíduo. Dessa forma é possível identificar comportamentos que muitas vezes a própria pessoa não consegue perceber devido a sua familiaridade com aquelas atitudes.
<Leia também: Eneagrama: o que é e quais são os 9 tipos/>
Pilares de personalidades MBTI
Para descobrir quais são os traços da personalidade, o teste MBTI se baseia na dicotomia de acordo com as quatro dimensões dos tipos psicológicos. Abaixo, falamos quais são os quatro pilares e as dicotomias de cada um:
Energia e motivação
O primeiro pilar se refere a forma como a pessoa interage com o mundo e a forma como ela recarrega suas próprias energias. Por exemplo, se ela prefere estar entre um grupo de amigos ou estar sozinha fazendo atividades individuais para se sentir bem.
Extroversão (E) ou Introversão (I)
A energia de uma pessoa pode ser classificada em extrovertido (E) ou introvertido (I). Os extrovertidos são pessoas mais comunicativas, que têm facilidade na hora de interagir com outras pessoas e gostam do convívio social.
Ao contrário dos extrovertidos, os introvertidos são pessoas mais fechadas, que possuem um forte diálogo com si mesma e preferem estar sozinhas do que rodeadas por outras pessoas.
Percepção do mundo
A percepção do mundo se refere a maneira com que enxergamos o mundo e a maneira com que processamos as informações que chegam até nós.
Sensação (S) ou Intuição (N)
Uma pessoa pode ser sensorial (S) ou intuitiva (N). A pessoa sensorial é aquela mais comedida, que precisa de algo mais concreto, como ver com os seus próprios olhos ou ter evidências reais, para acreditar em algo.
Enquanto isso, a pessoa intuitiva é aquela que acredita na sua própria intuição e não precisa de provas reais para tomar uma decisão. Se ela sentir que deve fazer algo, mesmo que seja algo arriscado, ela vai fazer.
Tomada de decisões e ações
O pilar de tomada de decisões se refere à forma como o indivíduo avalia uma situação para poder fazer a sua escolha.
Pensamento (T) ou Sentimento (F)
As pessoas podem ser racionais (T) ou sentimentais (F). As racionais são mais imparciais e usam argumentos lógicos na hora de tomar uma decisão, enquanto as sentimentais tomam decisões com base nos seus sentimentos.
Estilo de vida
Por fim, o último pilar do MBTI se refere à forma como as pessoas aproveitam e administram a sua vida.
Julgamento (J) ou Percepção (P)
No estilo de vida existem pessoas julgadoras (J) e pessoas perceptivas (P). Os julgadores são mais metódicos, gostam de ter uma vida planejada e se sentir no controle da situação.
Ao contrário dos julgadores, as pessoas perceptivas levam uma vida mais tranquila e são totalmente abertas a mudanças na rotina.
Quais são os tipos de personalidades MBTI?
De acordo com os quatro pilares que são a base do teste MBTI, existem 16 tipos de personalidades. Esses 16 tipos de personalidade são divididos em quatro grupos (analistas, diplomatas, sentinelas ou exploradores), de acordo com os pilares predominantes na personalidade de cada indivíduo.
Veja abaixo quais são os grupos e as personalidades que fazem parte de cada grupo:
Analistas
Os analistas são conhecidos por serem pessoas mais racionais, que tendem a observar uma situação de forma imparcial, levando em consideração mais a razão do que a emoção. São predominantes os pilares intuitivos (N) e racionais (T) e dentre as personalidades analistas estão os seguintes perfis:
- Arquiteto (INTJ): criativos, estratégicos e ambiciosos, fazem planos para tudo;
- Lógico (INTP): criativos e inovadores, estão sempre em busca de novos conhecimentos;
- Comandante (ENTJ): confiantes, estratégicos e ousados, os comandantes são bons líderes e solucionadores de problemas;
- Inovador (ENTP): curiosos e inteligentes, gostam de participar de debate intelectual e trocar ideias.
Diplomatas
Os diplomatas têm como base os pilares intuitivos (N) e sentimentais (F). São pessoas idealistas, empáticas e boas em resolução de conflitos. Dentre as personalidades diplomatas estão:
- Advogado (INFJ): idealistas, reservados, lutam pelo o que acreditam e inspiram outras pessoas;
- Mediador (INFP): altruístas, bondosos e empáticos, estão sempre buscando formas de ajudar as pessoas ao seu redor;
- Protagonista (ENFJ): carismáticos e inspiradores, são líderes natos e conseguem se destacar por onde passam;
- Ativista (ENFP): criativos, independentes e entusiastas, buscam sempre o lado positivo das coisas.
Sentinelas
Os sentinelas são conhecidos por serem observadores (S) e julgadores (T), além de serem organizados e estáveis. Fazem parte dos sentinelas as seguintes personalidades:
- Logístico (ISTJ): atenciosos, comprometidos e práticos, são pessoas muito responsáveis;
- Defensor (ISFJ): acolhedores, empáticos e generosos, buscam sempre defender as pessoas que amam;
- Executivo (ESTJ): eficientes e administradores natos, são ótimos gestores de coisas e pessoas;
- Cônsul (ESFJ): atenciosos, sociáveis e populares, estão sempre dispostos a ajudar.
Exploradores
Os exploradores são pessoas exploradoras e conectadas com o mundo, os pilares de personalidades que mais as representam são sensação (S) e percepção (P). As personalidades que compõem esse grupo são:
- Virtuoso (ISTP): habilidosos e práticos, os virtuosos têm muita facilidade no manuseio de ferramentas;
- Aventureiro (ISFP): artista, flexível e ousados, estão sempre dispostos a explorar algo novo;
- Empresário (ESTP): inteligentes e enérgicos, os empresários são pessoas perspicazes que gostam de assumir riscos;
- Animador (ESFP): alegres, espontâneos e muito sociáveis. Para os animados a vida é sempre uma grande festa.
Personalidades comuns e raras no MBTI
Segundo estudiosos do teste MBTI, as personalidades mais comuns são Defensor (ISFJ) e Logístico (ISTJ). Ambas presentes em cerca de 13% da população.
Já a personalidade mais rara é o Advogado (INFJ), encontrado em menos de 2% da população mundial. Em seguida está o Arquiteto (INTJ), presente em apenas 2% da população.
Para que você consiga personificar pessoas com personalidade de Defensor e Advogado, trouxemos os exemplos, respectivamente, do Papa Francisco e de Nelson Mandela.
Como saber meu MBTI?
Para descobrir qual é a sua personalidade, o site oficial do MBTI disponibiliza um teste individual por $49.95 USD.
Entretanto, caso você não queira, ou não tenha condições de pagar esse valor, o 16Personalities disponibiliza gratuitamente uma versão não oficial, mas bem completa, do teste de personalidade.
Como funciona o teste MBTI?
De forma bem simples, o teste MBTI é composto por uma série de perguntas ou afirmações sobre o cotidiano na qual os participantes devem responder com sinceridade como se comportariam naquelas situações.
Para cada resposta o participante deve responder de acordo com a escala abaixo:
- Concordo totalmente;
- Concordo parcialmente;
- Indiferente;
- Discordo parcialmente;
- Discordo totalmente.
Logo depois, finalizadas as respostas, o participante recebe um relatório com o resultado do teste. Neste resultado estão disponíveis informações como o conjunto de quatro letras que indicam a sua personalidade, tipo psicológico, pontos fortes e de melhorias, entre outras coisas.
Por que fazer o teste MBTI?
O MBTI é um teste que tem como objetivo promover o autoconhecimento por meio da identificação das principais características do indivíduo. Logo, se você deseja melhorar suas relações interpessoais ou fazer uma melhor gestão de carreira, o MBTI pode ser o pontapé inicial para essa mudança.
Como o teste MBTI pode ajudar no seu crescimento profissional?
Atualmente, muitas empresas estão adotando o sistema de gestão por competências entre os funcionários. Por isso, conhecer as suas habilidades e quais pontos precisam ser desenvolvidos é tão importante.
Dessa forma, você consegue explorar os seus pontos positivos e trabalhar os pontos negativos para se destacar em um processo seletivo ou até mesmo dentro da organização para conseguir uma promoção de carreira.
O MBTI pode auxiliar para a formação de uma equipe?
Normalmente, o MBTI é muito utilizado por equipes de recursos humanos em duas situações:
- Recrutamento e seleção de novos funcionários;
- Desenvolvimento de habilidades dos funcionários que já fazem parte da instituição, conhecido como gestão de talentos.
Gostou de saber mais sobre o teste MBTI? Então você também vai gostar de conhecer a Talent Hunting, uma solução corporativa da XP Educação para empresas que estão em busca de novos profissionais para suas equipes de TI e negócios.