8 melhores filmes para investidores: diversão e aprendizado!

Que tal ir além de “O Lobo de Wall Street” para conhecer mais filmes que todo investidor deve assistir? No post de hoje, temos uma seleção especialmente preparada para criar estratégias que otimizem o retorno dos investimentos. Então, prepare a pipoca e venha com a gente conferir os oito melhores filmes para investidores.

Afinal, o cinema propicia uma imersão em cenários e perspectivas que ampliam os nossos horizontes. Por isso, é uma oportunidade de se divertir e, ao mesmo tempo, aprender táticas interessantes e, também, considerar aquelas que devem ser evitadas.

Isso porque os melhores filmes para investidores vão desde histórias de superação até os casos de fraude. Então, essa é uma forma de “separar o joio do trigo” para aplicar seus recursos de forma sustentável, em conformidade com as leis e boas práticas do mercado.  

Veja os 8 melhores filmes para investidores 

A seguir, temos oito recomendações entre os melhores filmes para investidores, sejam iniciantes ou experientes. Aliás, fique à vontade para escolher qual é o seu título preferido e, consequentemente, para se inspirar com as histórias contadas na telona. Vamos lá?

1. O Lobo de Wall Street | The Wolf of Wall Street (2003)

Sem dúvida, “O Lobo de Wall Street” é um dos primeiros que vêm à mente quando falamos de filmes sobre investimentos. Depois de adquirir experiência em uma corretora de valores, o personagem interpretado por Leonardo DiCaprio começa a vender papéis de baixo valor. 

melhores filmes para investidores - lobo de wall street

A trama envolve o maior “tombo” da história das bolsas de valores, conhecido como Black Monday. E, diante de um cenário de crise, é fundamental saber reconhecer quais são as oportunidades de investimentos, além de gerenciar os riscos de maneira assertiva.  

2. O Homem que Mudou o Jogo | Moneyball (2012)

Sim, um longa-metragem focado em beisebol também traz aprendizados sobre o mundo dos investimentos. E esse é o caso de Moneyball, que foi inspirado em fatos reais, uma vez que o gerente do Oakland Athletics desenvolveu um programa de estatísticas para o time.

melhores filmes para investidores - moneyball

Assim como no universo dos investimentos, é vital fazer análises assertivas para orientar a tomada de decisão. Enquanto o filme trata do desempenho dos jogadores, um bom trader costuma acompanhar as tendências de valorização e desvalorização dos ativos financeiros. 

3. A Grande Aposta | The Big Short (2016)

Já ouviu falar sobre a especulação financeira e as “apostas” que trazem um potencial elevado de lucro? Pois bem, este filme retrata as histórias de pessoas que pretendem lucrar apostando na quebra do sistema imobiliário dos Estados Unidos.

melhores filmes para investidores - a grande aposta

Trazendo para o ambiente da bolsa de valores, a proposta é analisar o comportamento dos ativos. Por exemplo, pode-se decidir pela compra de uma determinada ação quando ela estiver em baixa e, depois, efetuar a venda quando o papel se valorizar.  

4. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme | Wall Street: Money Never Sleeps (2010)

A continuação do longa “Wall Street – Poder e Cobiça” retrata as consequências das fraudes financeiras. Depois de cumprir pena por atos ilícitos, Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas, faz palestras sobre os riscos atrelados ao mercado financeiro.

melhores filmes para investidores - wall street

Vale lembrar que o filme original, de 1987, alerta sobre o uso de dados privilegiados nas transações. Falando nisso, baixe o e-book “Como se formam os preços dos ativos”, que explica sobre a assimetria das informações para evitar que os negócios sejam cancelados. 

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Como se formam os preços dos ativos" da Xpeed School.

5. Como Ser Warren Buffett | Becoming Warren Buffett (2017)

Certamente, a obra inspirada em Warren Buffett estaria entre os melhores filmes para investidores, não é mesmo? De fato, ele é um dos maiores investidores da bolsa de valores, uma jornada que começou aos 11 anos de idade, sabia disso?

melhores filmes para investidores - warren buffett

Por meio deste documentário, pode-se entender como funciona a mente do megainvestidor. E, como nem tudo são flores, aproveite para conhecer o escândalo do banco de investimentos Solomon Brothers, que quase prejudicou a carreira de Buffett. 

6. Trabalho Interno | Inside Job (2010)

Com a narração de Matt Damon, o documentário fala dos impactos da crise econômica de 2008 no mundo todo. Embora a turbulência tenha começado nos Estados Unidos, seus reflexos se espalharam por países como China, França, Islândia e muitos outros.

melhores filmes para investidores - trabalho interno

A propósito, “Trabalho Interno” ganhou o Oscar de melhor documentário de 2011, sabia disso? Ele está dividido em cinco partes, incluindo as causas da crise, a bolha imobiliária, a ocorrência da crise em si, as responsabilidades e, por fim, as consequências.

7. À Procura da Felicidade | The Pursuit of Happyness (2006)

Inspirado em fatos reais, a película narra a trajetória de um pai que está enfrentando uma série de desafios. Nesse cenário, ele se esforça para ser efetivado em uma corretora de valores e demonstrar seu potencial para finalmente se destacar no mercado.

melhores filmes para investidores - procura da felicidade

>>> Dica extra: descubra por que fazer carreira no mercado financeiro é uma boa escolha?

8. Banco ou Bitcoin | Banking on Bitcoin (2017)

Para fechar a lista dos melhores filmes para investidores, não podemos deixar de falar do Bitcoin. Neste documentário, você conhecerá a origem do “ouro digital”, além de refletir sobre o papel (e o futuro) das moedas na nossa sociedade. 

melhores filmes para investidores - banco ou bitcoin

Por sinal, nosso canal do YouTube tem um vídeo que fala justamente sobre as aplicações em criptomoedas. Como são ativos de alta volatilidade, é importante pensar com cautela se essa é a estratégia ideal para o seu perfil de investidor, ok? Dê o play para conferir!

O que fazer depois de ver os melhores filmes para investidores? 

Além de conhecer os melhores filmes para investidores, vale a pena assistir obras relacionadas. Por exemplo, a XP Investimentos indicou dez filmes sobre o mercado financeiro, incluindo “Margin Call” sobre a crise financeira de 2008. No fim das contas, é essencial acompanhar as tendências, sobretudo para antecipar os cenários críticos. 

E, se você se interessa pelos melhores filmes para investidores, que tal continuar investindo em conhecimento? Realmente, muitas pessoas ainda têm receio de comprar ações e perder dinheiro. 

Porém, com cursos como “Aprenda a investir na bolsa de valores”, você poderá superar os eventuais bloqueios que te impedem de ter um futuro financeiro mais saudável. 

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Enfim, conte com a Xpeed School para ampliar horizontes, investindo com segurança e assertividade. Por aqui, somos movidos pela prosperidade do Brasil e, naturalmente, teremos a grande satisfação em te auxiliar na sua jornada da riqueza.

Vamos juntos nessa?

Continue Aprendendo

spot_img