Modelagem de dados: conceito, o que é e como funciona

Entenda o que é esse processo no Data Science e como utilizá-lo ao seu favor.

A modelagem de dados é uma etapa fundamental no setor de desenvolvimento de sistemas de uma empresa, pois é esse passo que contribui muito para o gerenciamento de dados e informações, bem como seu monitoramento. 

Investir nesse processo se torna cada vez mais importante em um contexto em que há uma enxurrada de dados e informações todos os dias e que, sem as ferramentas tecnológicas, é quase impossível de se gerenciar. 

A modelagem de dados serve para que as empresas possam processar e fazer valer o grande número de informações que coletam diariamente. Se você é do ramo de tecnologia da informação e, principalmente, relacionado à software, esse assunto é de extrema importância.

Leia o artigo até o final e entenda melhor sobre esse assunto, conhecendo mais sobre o conceito, como funciona, sua importância e os principais tipos de aplicação. Confira!

O que é modelagem de dados?

É um processo na ciência da computação que analisa e define os diferentes dados existentes em uma sistema, e gerencia as relações entre eles

Em outras palavras, é uma etapa que cria uma representação visual de todos os dados coletados e produzidos pela sua empresa e os coloca de forma clara para entender onde e para o que serão usados, bem como os separa com requisitos. Tudo isso para facilitar e qualificar o trabalho. 

Logo, a modelagem de dados serve para que as empresas possam processar e fazer valer o grande número de informações que coletam diariamente sendo um dos ativos mais importantes para o sucesso de um negócio atualmente. 

Qualquer desenvolvimento de software pode usar como base uma modelagem de dados já estabelecida e armazenada em um sistema de banco de dados e, assim, fazer com que o software consiga processar esses dados de forma inteligente e organizada, oferecendo informações que façam sentido e possam gerar valor para a empresa.

Qual é a sua importância?

Conforme dito anteriormente, a modelagem de dados é um processo precioso na geração de informações adequadas para uma empresa. 

Quando realizado de forma assertiva, facilitará a análise estatística de dados e projeção de informações estratégicas e a tomada de decisões corretas, pois é nessa fase que ocorre o levantamento de requisitos junto à pessoa cliente, que permitirá entender qual será a estrutura de dados pretendida para o sistema. 

Sendo que é importante ressaltar que cada detalhe deve ser considerado e analisado profundamente, porque por mais que a tecnologia facilite esse filtro, a parte estratégica são os desenvolvedores que devem observar e validar.

Além disso, investir numa modelagem de dados também permite

  • Maior identificação de melhorias, correções e novas funcionalidades de um produto;
  • Mais facilidade na documentação dos dados que possui;
  • A definição de quais são seus requisitos de uso, proteção de dados e governança;
  • Cria uma estrutura para colaboração entre sua equipe de TI e suas equipes;
  • Economiza tempo e dinheiro em investimentos em TI.

Portanto, sua importância é a capacidade de estabelecer padrões de dados claros para que sua empresa baseie toda a estratégia digital.

Como funciona na prática?

Entendendo o conceito e sua importância, é o momento de conhecer como a modelagem de dados funciona na prática. Para operar existem quatro elementos que atuam na criação desse modelos, são eles:

  • Entidade: representado por um objeto distinto, podendo ser pessoa, máquina, animal, alimento, ou qualquer coisa que tenha existência física ou virtual;
  • Instância: é um conjunto de entidades e os seus respectivos dados armazenados em um determinado banco de dados;
  • Atributos: são as características que definem as entidades em um determinado banco de dados, como nome, telefone, endereço, entre outros;
  • Relacionamento: é a relação lógica entre duas ou mais entidades que têm regras de negócio compatíveis entre si.

Assim, para cada instância em um banco de dados, as entidades e os seus atributos, de certa forma, terão correlações com outras entidades para a geração de informações coerentes e válidas para o contexto a que pertencem.

Um exemplo de funcionamento: imagina que você tem um software de pacientes de uma clínica e precisa sempre cadastrar, atualizar, consultar e excluir dados das pessoas que se consultam. A modelagem de dados vai atuar nesse sentido realizando a construção e o mapeamento correto desses dados, proporcionando informações consistentes e confiáveis para o usuário final.

Como aplicar os tipos de modelagem de dados?

Quando se executa um processo de modelagem de dados, existem algumas tipologias existentes que devem ser escolhidas a partir dos seus objetivos. 

Os três tipos mais comuns e suas características são:

Modelos de dados conceituais

Também conhecidos como domínios, é um modelo que tem como característica uma estrutura geral de seus negócios e dados, o que faz ser usado para organizar conceitos de negócios, a partir do que foi definido por seus participantes de negócios e arquitetos de dados. 

Quando usados em equipes ágeis são normalmente criados como parte do esforço inicial do entendimento dos requisitos do sistema, pois eles são usados para explorar as estruturas e conceitos de negócio estáticos de alto nível. 

Modelos lógicos de dados (MLDs)

Baseado no modelo conceitual com atributos e relacionamentos específicos, são usados para explorar os conceitos do domínio e seus relacionados. Isso pode ser feito para o escopo de um simples projeto ou para uma empresa inteira.

Modelos físicos de dados (MFDs)

É uma implementação específica do modelo de dados lógico e é criado por administradores e desenvolvedores de banco de dados. Por isso, são usados para projetar o esquema interno de um banco de dados, descrevendo as tabelas de dados, as colunas de dados das tabelas e o relacionamento entre as tabelas.

Uma de suas características é ser desenvolvido para uma ferramenta de armazenamento de dados específica e ter conectores de dados para fornecer os dados em todos os seus sistemas de negócios aos usuários, conforme necessário. Assim, são bem úteis em projetos ágeis e tradicionais.

A modelagem de dados é fundamental no seu negócio

Portanto, a modelagem de dados é um processo essencial no desenvolvimento de softwares porque é ele quem vai ser o ponto de partida para criação de qualquer dinâmica ou objetivo

Agora que você já sabe como ele funciona, sua importância e os tipos de aplicação, é a hora de analisar qual faz mais sentido no seu negócio. 

Já tem uma ideia? Confira outros conteúdos de Data Science em nosso blog.

Continue Aprendendo

spot_img