Entenda o que é armazenamento em nuvem e como ele funciona

Descubra o que é armazenamento em nuvem e como ele pode ajudar você a armazenar milhares de arquivos com segurança e praticidade.

Talvez você já tenha ouvido em algum lugar que “subir o arquivo para a nuvem” era mais seguro. Alguns celulares também contam com a opção de armazenar os arquivos automaticamente na nuvem para poder evitar ocupar o espaço da memória interna. Mas, afinal, o que é armazenamento em nuvem? Tem alguma relação com as nuvens do céu? Que tal aprender mais agora mesmo? Continue a leitura!

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem é um serviço que possibilita armazenar arquivos fora da máquina, usando a internet. Com isso, mesmo que o equipamento seja danificado de alguma forma, os dados ainda estarão seguros. 

Eles também poderão ser acessados remotamente de qualquer lugar e até compartilhados em apenas alguns cliques, por meio de links. À primeira vista, o termo pode até assustar, mas, talvez, você até utilize um serviço de armazenamento em nuvem, só não saiba o que é e como ele funciona. 

Por exemplo: você conhece o Google Drive, o OneDrive ou o Dropbox? Então você já conhece o armazenamento em nuvem.

Quando surgiu o armazenamento em nuvem?

O conceito de Cloud Computing (Computação em Nuvem) foi esboçado inicialmente em 1961, pelo cientista da computação John McCarthy no seu discurso no Massachussetts Institute of Technology. Apesar dessa tecnologia ainda não existir, ele já falava sobre a possibilidade da computação por tempo compartilhado.

Com isso, as pessoas poderiam usar somente o quanto precisassem e pagariam de acordo com esse período. Ele também defendeu que a computação seria um serviço de utilidade pública.

Na década de 1960 o físico Joseph Carl trabalhava na criação da internet e, ao buscar por utilidades para o computador, ele viu a possibilidade de conectar pessoas e viabilizar o compartilhamento de dados e comunicação em escala global. Quando surgiu a ARPANET, a predecessora da internet, a computação em nuvem começou a tomar forma. 

Em 1997, o termo cloud computing foi usado pelo professor de sistemas de informação, Ramnath Chellappa. O termo “nuvem” era usado para se referir a internet, já que ela estava “no ar”. Dele, derivaram termos como “computação em nuvem” e “armazenamento em nuvem”. Ou seja, não tem a ver com as nuvens que estão no céu.

Não se sabe exatamente quando o armazenamento em nuvem foi aplicado pela primeira vez, mas as empresas passaram a comercializá-lo por volta dos anos 2006 e 2008. Uma das empresas responsáveis pela popularização foi a Amazon, com o produto Amazon Web Services (AWS).

Como funciona o armazenamento em nuvem?

As empresas que oferecem os serviços em nuvem contam com servidores que são armazenados nos data centers – locais físicos. Então, quando você salva o arquivo, ele é transmitido pela internet até os servidores e fica guardado até que o acesso seja solicitado pelo usuário.

O processo é feito muito rapidamente, mas, quanto melhor a conexão, mais rápido ele ocorre. Além disso, os arquivos podem ser alterados em tempo real e as versões dos servidores são atualizadas automaticamente.

Cada servidor tem um espaço de armazenamento muito grande, mas o cliente pode comprar apenas o espaço que precisar. Ao adquirir esse espaço, é criado um disco virtual nos HDs dos servidores, ou seja, um espaço reservado apenas para os armazenamentos daquele cliente. Veja abaixo um vídeo em que a Google mostra um dos seus data centers:

Google apresenta o seu data center por dentro e como ele funciona.

É confiável utilizar a cloud?

Sim.O armazenamento em nuvem é muito seguro. Normalmente, é usado mais de um servidor para guardar os arquivos. Assim, caso um apresente falhas, ainda existem “cópias” seguras. Além disso, os dados são criptografados, evitando que sejam acessados por terceiros sem autorização.

As empresas que prestam esse tipo de serviço também fazem a manutenção e trocam os HD’s dentro do período de validade. Com isso, se torna a segurança na nuvem muito mais eficiente do que em HD’s externos e arquivos físicos.

Veja também alguns mitos da computação em nuvem.

Tipos de armazenamento em nuvem

O serviço de cloud computing pode ser usado para muitas tarefas diferentes, seja para pessoas físicas ou empresas. O serviço de armazenamento em nuvem é um deles, sendo o mais básico dessa tecnologia, mas nem por isso menos importante. Eles podem ser encontrados em três tipos:

  • Nuvem pública: usuários de diferentes serviços acessam os mesmos servidores, que são compartilhados entre várias contas. Eles contam com políticas de controle de acesso, para evitar que uma conta possa afetar os outros usuários em caso de vulnerabilidade. Por ter esse compartilhamento, seu custo é bem menor;
  • Nuvem privada: criada geralmente por empresas, ela tem como benefício o controle da gestão de TI sobre os recursos. É possível criar e manter os ambientes conforme a necessidade. Como não há compartilhamento da infraestrutura física, tem um custo maior;
  • Nuvem híbrida: une algumas características da nuvem privada e da nuvem pública, combinando um data center local com a nuvem pública, para que dados e aplicativos sejam compartilhados entre eles.

Para quem a cloud é recomendada?

A cloud é recomendada para qualquer pessoa ou empresa. Por ser muito flexível, ela pode ser usada para guardar, desde documentos pessoais, fotos e vídeos, até arquivos confidenciais de grandes empresas.

Lembrando que o armazenamento é apenas uma das suas funções e ela também tem outras utilidades que incluem hospedagem de sites, backup de dados, desenvolvimentos e testes de softwares, análises de big data e muito mais.

Vantagens e desvantagens do armazenamento de nuvem

O armazenamento em nuvem oferece diversas vantagens, entre elas temos:

  • Facilidade de armazenamento: se antes era necessário ter um hardware para armazenar backups e arquivos, agora é possível apenas escolher entre uma das empresas que oferecem o serviço, sem se preocupar com manutenções e imprevistos;
  • Flexibilidade: é possível encontrar planos gratuitos de armazenamento básico e, para empresas ou necessidades maiores, é possível pagar apenas pelo espaço que precisa, podendo aumentar ou reduzir de acordo com a necessidade;
  • Facilidade de acesso: acesse os arquivos de qualquer lugar, em qualquer momento, apenas com acesso à internet;
  • Compartilhamento de dados: compartilhe arquivos com a equipe e faça edições em tempo real, sem precisar salvar diversas versões até chegar na versão final;
  • Segurança: após armazenar os arquivos em nuvem, mesmo se o seu dispositivo for danificado ou você não tiver mais acesso a ele, basta acessar o serviço em outro dispositivo e seus arquivos estarão lá.

Como desvantagem, podemos citar o fato da necessidade da conexão com a internet. Uma conexão ruim ou a falta dela pode causar problemas para acessar os arquivos.

Melhores ferramentas de armazenamento em nuvem

Existem diversas ferramentas disponíveis atualmente. Entre as mais conhecidas podemos citar o OneDrive, o Dropbox, o Google Drive, o iCloud e o Amazon Cloud Drive. Cada uma delas funciona de maneira muito similar e os preços variam conforme o tamanho do espaço para armazenamento oferecido.

Paga para utilizar a cloud?

Para necessidades pessoais, existem opções que oferecem um espaço limitado de armazenamento de forma gratuita. Veja abaixo quanto cada opção disponibiliza de espaço gratuitamente:

  • Google Drive – 15 GB;
  • iCloud – 5 GB;
  • Dropbox – 2GB;
  • Amazon Cloud Drive – 5GB .

Alguns contam com diferenciais, como o Amazon Cloud Drive que disponibiliza o armazenamento ilimitado de fotos para clientes do Amazon Prime e o Dropbox que permite aumentar o espaço para cada amigo que for indicado e criar uma conta.

Futuro do armazenamento em nuvem 

Esperava-se que o armazenamento em nuvem fosse evoluir, mas a pandemia de Covid-19 acelerou muito o processo. Muitas empresas passaram a se preparar para desenvolver sistemas baseados em nuvem, facilitando, entre outras características, o trabalho remoto.

Segundo o relatório do Google “Future of Cloud Computing”, 70% das empresas ou instituições vão estar ligadas à nuvem até 2029. A tecnologia 5G chega para impulsionar ainda mais essa evolução. Com conexão em tempo real, a interação entre os dispositivos e o servidor da nuvem será instantânea. 

Além disso, a nuvem também tem atingido outras áreas, como os games em nuvem da Xbox Cloud Gaming e o Google Stadia, que dispensam o uso de um hardware potente e conseguem fazer com que computadores menos potentes rodem jogos mais avançados.

Trabalhar com cloud é uma das profissões do futuro

Com as empresas passando a usar a computação em nuvem para executar as suas operações, a demanda por profissionais especialistas na área tende a aumentar. Além disso, há também vagas nas empresas provedoras dessa infraestrutura.

Para trabalhar na área, é preciso contar com conhecimento mais aprofundado nessa solução. Por isso, fazer uma pós-graduação em cloud computing ou cursos na área é uma boa ideia. Se este for seu objetivo, nós podemos ajudar.

Na XP Educação temos diversos bootcamps na área que você pode acessar assinando o Multi+. Em poucas semanas, você pode se tornar profissional da área e entrar nesse mercado de trabalho promissor do universo da tecnologia.

Continue Aprendendo

spot_img