O que é dashboard? Conheça todos os tipos e saiba como fazer o seu!

Atualmente, a Gestão Ágil é uma das metodologias mais célebres quando o assunto é desenvolvimento e tecnologia. Descubra o porquê neste artigo!

Com o avanço da tecnologia da informação, dashboards trazem facilidade de gerar relatórios e indicadores em vários níveis e formatos, e para objetivos diversos.

Mas, você sabe o que é dashboard? Provavelmente, já deve ter ouvido falar, mas sabe quais são suas funções e como ele é utilizado no ambiente corporativo? 

Geralmente esta ferramenta é usada como uma espécie de painel de controle. Ou seja, um dashboard é um conjunto de indicadores que permitem que um determinado processo seja monitorado. 

Nesse sentido, um exemplo de dashboard é o painel automotivo. Ele mostra medidores relacionados ao ato de dirigir e controlar o automóvel, como a velocidade e o nível do combustível. A exibição dessas informações tem como finalidade fazer com que tudo ocorra dentro do previsto e qualquer anormalidade seja mostrada, evitando possíveis danos.

Transferindo essa ideia para o ambiente corporativo, temos o dashboard empresarial, cuja função principal é auxiliar a organização e seus gestores no controle de indicadores, monitoramento de processos e resultados. Podendo, deste modo, ser aplicado nos mais diversos segmentos.

Quer saber mais sobre o que são dashboards, como utilizá-los e quais tipos existem? Então, leia este artigo até o final e descubra qual é o modelo ideal para os seus objetivos e como montar um dashboard! Boa leitura!

O que é dashboard?

O dashboard pode ser entendido como uma ferramenta utilizada para realizar gestão da informação. A partir dele, é possível exibir indicadores-chave de performance, métricas, dados e estatísticas sobre o desenvolvimento de um negócio, setor ou processo.

Geralmente esse painel de informações é construído de forma personalizada. Ou seja, muda de acordo com as necessidades do momento, podendo ser produzido por meio do uso de diferentes programas. Exemplos de dashboard são construídos por meio de programas como Power BI, Excel e Google Data Studio.

O que são KPIs e dashboards?

Enquanto os dashboards são ferramentas que reúnem dados e fornecem feedback visual ao mostrar como sua empresa está se saindo, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são valores mensuráveis que mostram a eficácia com que você está atingindo suas metas. 

Identificar e rastrear KPIs permite que você analise se sua empresa está no caminho certo dos negócios – ou se você deve mudar de rumo para evitar perder tempo e dinheiro. Quando usados ​​corretamente, os KPIs são ferramentas poderosas que ajudam você a:

  • Monitorar a saúde financeira da empresa;
  • Medir o progresso em relação aos objetivos estratégicos;
  • Identificar os problemas desde o início;
  • Fazer ajustes oportunos nas estratégias de negócio;
  • Tomar decisões melhores, mais rapidamente.

Para identificar quais KPIs são importantes para o seu negócio, comece esclarecendo e definindo seus objetivos estratégicos – de toda a empresa e por departamento.

A escolha de quais KPIs são relevantes dependerá inteiramente desses objetivos e da capacidade que você tem de medir seu desempenho em relação a eles.

Em seguida, identifique as metas para as quais você está trabalhando e como elas serão medidas. Tenha em mente que estas podem ser tanto para ações  de curto e longo prazos.

É importante também explorar as tarefas e táticas que sua empresa usará para atingir essas metas. Por fim, reserve um tempo para avaliar onde você está hoje – este será o ponto de partida na definição dos KPIs que serão exibidos no seu dashboard.

Quais são os diferentes tipos de KPIs?

Identificar quais KPIs você deve acompanhar fica mais fácil quando você entende melhor os tipos de KPIs mais comumente usados ​​para medir o progresso. São eles: KPIs quantitativos, qualitativos, de resultados e de tendências, como veremos melhor a seguir.

  • KPIs quantitativos: são todos aqueles sobre fatos mensuráveis ​​que podem ser representados por um número. Pense em estatísticas, porcentagens e cifras.
  • KPIs qualitativos: envolvem interpretações humanas e não podem ser quantificados com números. Pense em opiniões, sentimentos e experiências.
  • KPIs de resultados: ​​medem o que já aconteceu no passado para prever o sucesso ou o fracasso. Pense em olhar para o que você já realizou, ou onde você enfrentou dificuldades.
  • KPIs de tendências: os principais KPIs medem o desempenho para prever o sucesso futuro e as tendências de longo prazo. A ideia aqui é olhar a direção para onde se está indo. 

Os dois últimos tipos de KPIs, de resultados e de tendências, ​​são comumente usados ​​juntos. E os dois primeiros, os KPIs quantitativos e qualitativos, são um bom lugar para começar a medir o desempenho da sua empresa.

Para cada KPI que você escolher rastrear, atribua um responsável e a frequência com que este indicador será monitorado. Quaisquer que sejam os KPIs que você decida acompanhar, usar uma plataforma ou ferramenta de KPI é fundamental para que seja possível a colaboração entre os membros da sua equipe nas definições de KPI. 

Depois de definir cada um dos KPIs a serem monitorados, é possível capturar dados contextuais e unificá-los na tela do seu painel de controle (dashboard), permitindo que você acompanhe com frequência as ações da sua empresa.

Para que serve o dashboard?

O dashboard serve para facilitar a visualização da realidade do negócio, uma vez que ele permite unir tudo em um só lugar. Ele oferece esse benefício pelo fato de sua construção ser feita com base em um conjunto de gráficos e informações estratégicas. 

Isso porque ele é conectado aos servidores e arquivos da instituição, sendo alimentado com dados atualizados diariamente ou em tempo real.

Para funcionar da forma mais eficiente possível, ele deve sempre ser apresentado em uma só tela, facilitando a visualização das informações.

Assim, os dashboards empresariais se tornam importantes recursos nas organizações, pois permitem:

  • Visualizar dados-chave do desempenho em formato gráfico, monitorar zonas vermelhas e definir níveis limiares para indicadores, disparando as entregas de alerta;
  • Ligar os KPIs individuais às metas da empresa;
  • Alcançar objetivos de negócios (como ROI, metas de atendimento ao cliente e receita);
  • Apresentar dados otimizados, para acelerar a avaliação de tendências e estatísticas atuais, e para informações e resultados acessíveis tanto para gerentes executivos quanto para novos funcionários e clientes.

Dessa forma, dashboards empresariais são o que existe de mais atual e efetivo para auxiliar as organizações no acompanhamento e simulações de resultados diversos, reunindo dados que servirão de apoio nos diferentes níveis: do executivo ao operacional. 

Tipos de dashboard

Agora que já vimos o que é dashboard e para que serve, veremos os diferentes tipos de painel de controle construídos de acordo com a forma de uso e a natureza do negócio. Pensando nisso, foram desenvolvidos ao longo do anos diversos modelos, alguns específicos para determinados segmentos.

Dashboard Operacional

Assim como o nome já entrega, o dashboard operacional diz respeito a operações técnicas e processos. Ele serve para o efetivo acompanhamento das métricas que irão auxiliar os analistas no aprimoramento de suas rotinas produtivas.

O objetivo aqui é levar mais agilidade e diminuir a quantidade de erros durante o dia a dia. Deste modo, o profissional fica mais propício a aumentar a sua produtividade. Muito legal, né?

Dashboard Analítico

Já consegue imaginar o que é dashboard analítico? Ele é uma ferramenta importante para o estudo do cenário como um todo.

Com ele, a organização é capaz de identificar tendências, padrões e fenômenos. De posse de informações realistas e detalhadas, a gestão verifica se os processos estão avançando como o esperado.

Dashboard Estratégico

Este modelo geralmente é utilizado pela diretoria e serve principalmente como uma bússola para tomada de decisões, principalmente aquelas de longo prazo.

Normalmente, este modelo deve ser exposto a toda a empresa, e irá ajudar a engajar os colaboradores que irão auxiliar nas decisões importantes.

Dashboard Tático

Este dashboard é atribuído principalmente aos cargos de gestão e gerência, isso porque ele está relacionado a tomadas de decisão em médio prazo e na obtenção de vantagens competitivas a partir de insights extraídos dos gráficos e dados obtidos.

Alguns elementos para utilizar em um dashboard

Mais um passo foi dado em direção ao dashboard ideal! Agora, é hora de aprender o que pode ser adicionado ao seu projeto e como os elementos funcionam na construção da sua base de dados.

Gráficos

Os gráficos são coloridos, fáceis de entender e ainda conferem um visual menos intimidador para os colaboradores iniciantes. Portanto, são elementos presentes na maioria dos modelos. Confira a seguir os principais tipos.

Em pizza

Além de deixar o visual do seu painel de controle mais agradável, o gráfico em pizza é recomendado sempre que houver a necessidade de representar as partes de um todo.

Apesar de muitos populares, eles devem ser utilizados com cautela, afinal não são ideais para todas as situações.

Em barra

São ótimos para quem precisa fazer comparativos entre períodos de tempo. De fácil entendimento, eles são ótimos em demonstrar tendências ou para fazer análises de corte. Interessante, né?

De calibre

Muito recorrido quando é preciso demonstrar valores díspares ou dois extremos, como, por exemplo, gráficos de meta mínima e máxima. Assim, é possível olhar as variações dos indicadores durante este intervalo.

Tabelas

Enquanto isso, as tabelas são normalmente utilizadas para a exposição de informações mais detalhadas e com diferentes unidades de medida (dados que seriam dificilmente representados em quadros ou gráficos).

Listas

Cada informação está relacionada a uma tarefa, por isso, ao adicionar listas ao seu dashboard você relaciona informação à ação. Ao organizar essas atribuições, é possível ajudar a equipe a identificar  as funções e assim facilitar sua execução.

Diagrama de Gantt

Existem certos trabalhos que devem ser feitos em longo prazo e exigem a realização de tarefas interdependentes, ou seja, uma precisa da outra para acontecer. Com o diagrama de Gantt é mais fácil visualizar e enxergar o que precisa ser feito e o prazo.

Kanban

O kanban é outro elemento para quem deseja aprimorar o dashboard, uma vez que, com ele é possível saber o que está ocorrendo em cada etapa do fluxo de trabalho. As tarefas recebem status como: 

  • Pendente (to do);
  • Em produção (doing);
  • Finalizado (done). 

Assim todos podem ter uma ideia do andamento das tarefas e do que está acontecendo no setor! Tá esperando o que para adotar essa metodologia no seu trabalho?

< Leia também: Visualização de Dados: 3 dicas para construir uma boa apresentação />

O que não fazer em um dashboard?

Sabemos que esta não é uma demanda simples. Mas, se você está produzindo seu primeiro dashboard e não quer errar, a XP Educação separou algumas dicas valiosas! Veja a seguir algumas recomendações:

  • Evite muitas cores;
  • Utilize como critério efeitos visuais;
  • Cuidado com o excesso de informações. 

< Continue aprendendo: Psicologia das Cores: o que é e qual o significado das cores />

Benefícios de um dashboard 

Dentre os benefícios e vantagens de se utilizar um dashboard, estão a visualização e contextualização global da realidade da empresa. Porém, existem muitos outros ganhos a se considerar, dentre os quais estão:

  • Apoio às tomadas de decisão;
  • Mais transparência de informações;
  • Otimização de tempo e recursos;
  • Alinhamento estratégico;
  • Maior integração entre departamentos.

Com tantos motivos para construir seu próprio painel de controle, agora é só encontrar a ferramenta que mais combina com o seu jeito de trabalhar!

As melhores ferramentas para montar dashboards

Assim como existem vários modelos de dashboard, também há uma boa variedade de ferramentas para construí-los. Justamente por isso, é importante ter uma noção dos pontos fortes de cada uma: 

Excel

Muito conhecido pela grande maioria dos profissionais, o Excel vai muito além das planilhas. Sendo uma ferramenta extremamente útil para organizar dados, pois oferece diversas funcionalidades. Com ele você pode criar modelos mais enxutos e simples. 

Power BI

O Power BI é um serviço da Microsoft com foco na criação de interfaces gráficas, que permitem a visualização intuitiva e eficiente de dados. Considerado um dos melhores programas para a finalidade, o aplicativo é de fácil manejo e aprendizado.

Monday

Conhecido inicialmente por ser uma ferramenta de gestão personalizada do fluxo de trabalho, o Monday também vem com sistemas de gestão e acompanhamento de projetos. Deste modo, o programa também pode ser utilizado para criação do dashboard.

Google Data Studio

Outro modelo de dashboard é o construído no Google Data Template. Ele permite o compartilhamento de dados e estatísticas e a criação de gráficos. Com o Google Data Studio é possível alimentar a base de dados de forma coletiva, convidando outros usuários para o projeto.

Cyfe

O software da Cyfe permite a criação de modelos de dashboard para os mais variados nichos de atuação. A principal vantagem desta plataforma é que ela pode ser integrada a outros sistemas como: Google Analytics, Google Adwords, Facebook e YouTube. 

Grafana

O Grafana é uma plataforma que possui uma versão gratuita e a partir dela já é possível gerar os primeiros dashboards.

Uma das principais vantagens dele é a possibilidade de integração e ainda sua capacidade de monitoramento automatizado dos dados. Interessante, né?

O que é dashboard empresarial?

Aplicando o conceito que vimos no contexto corporativo, temos o dashboard para empresas. Ele inclui instrumentos digitais que são sobrepostos para permitir a medição e acompanhamento de um projeto. 

Este projeto pode ser de uma área específica da empresa ou da organização em termos globais, tendo como origem qualquer item em que o projeto computacional esteja conectado.

A definição mais completa e aceita sobre o que significa dashboard empresarial é do autor Stephen Few, no seu livro Information Dashboard Designer, de 2006:  “uma apresentação visual das informações mais importantes necessárias para alcançar um ou mais objetivos; consolidadas e organizadas em uma única tela, onde, então, as informações podem ser monitoradas.”

Sendo assim, temos alguns marcos importante na definição de um dashboard para empresas, ainda de acordo com o autor:

  1. As informações devem estar contidas em uma única tela, pois se usar recursos como scroll ou links diversos estaremos migrando para Scorecards, relatórios diversos ou Visual Analysis Tools;
  2. As informações mais importantes devem ser ordenadas para organizar um objetivo (não são todas as informações, apenas as que realmente são mais importantes);
  3. Sua disposição deve chegar a uma conclusão. Por exemplo, considerando dados de vendas, indicadores de devolução e indicadores de produção, o cruzamento dessas três informações permite a visão completa da situação da linha de produção de uma empresa;
  4. Seu desenho deve permitir que, de forma simples, com atualizações automatizadas, sem esforços externos ou de TI, os dados e suas análises sejam realizadas por diversos públicos, mas principalmente executivos, ou seja, os tomadores de decisão.

Alicerces dos dashboards para empresas

Para compreender o que são dashboards no contexto corporativo, é importante conhecer também os três principais alicerces dos dashboards empresariais:

  1. Qualidade dos dados: ou seja, as informações devem vir de fontes de dados confiáveis, organizadas e homologadas para aquele fim. Se, por exemplo, estivermos falando de vendas, tem que vir o número correto, atualizado e sem necessidade de interpretações diversas. Os painéis de controle mais eficazes têm dados atualizados diariamente, no mínimo. Porém, é normal nos tempos atuais painéis atualizados em tempo real.
  2. Facilidade de acesso: hoje em dia, os painéis podem ser acessados facilmente pelos notebooks, televisores ou monitores de acompanhamento e por equipamentos móveis, como tablets e celulares.
  3. Design: a apresentação do dashboard deve ser feita de forma clara, com bons gráficos e padrões de cores corretos.

Como montar um dashboard da sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é dashboard e como utilizar os seus diferentes modelos é o momento de colocar todo o seu conhecimento para jogo! Confira nos tópicos a seguir um passo a passo e aprenda como montar um dashboard próprio.

Tenha objetivos claros

Ao explicarmos sobre o que é dashboard, você percebeu que, quando criamos um, é essencial entender para quem e para o quê ele foi criado. Por isso, menos é sempre mais! Evite colocar informações em excesso, selecione quais são os dados mais relevantes e indispensáveis para os objetivos de quem vai utilizá-lo.

Defina suas métricas

Uma forma mais fácil de definir essas métricas é pensar nas atividades e processos diários executados por essas pessoas. Se um setor precisa fazer publicidade para um perfil de clientes com características x, ele precisa saber, por exemplo:

  • Quais são os produtos mais consumidos por este público?;
  • Qual é a média de preço considerada razoável pelos potenciais clientes;
  • E quais situações ele compra o item em questão. 

Portanto, poderíamos considerar esses três itens como possíveis métricas. Ficou mais claro agora?

Foque em dados relevantes

Pode parecer um pouco complicado no início da aprendizagem sobre o que é dashboard, mas, focar em dados relevantes não é tão difícil. Assim como demonstrado acima, o que é relevante pode ser entendido como algo fundamental para o alcance das metas.

Mas, lembre-se: o que é relevante varia de acordo com o público-alvo.

Siga uma lógica de organização

Os dados podem também ser expostos de modo a facilitar a escaneabilidade das informações ou por relevância de conteúdo.

É possível também dar mais destaque a uma informação em relação a outra com o uso de diferentes tipos de apresentações. O importante é dar preferência a layouts mais didáticos.

Atualize constantemente seus dados

Um dos diferenciais dos dashboards está em sua capacidade de facilitar a visualização de todas as áreas do negócio em tempo real. Por isso, se faz tão importante que estes painéis sejam conectados aos servidores da empresa e recebam novas informações periodicamente.

Faça benchmarking

Aprenda com os seus concorrentes: o benchmarking é uma oportunidade para trocar experiências com quem está ou já passou pelo mesmo que você. Além de ser uma ótima forma de fazer networking, o benchmarking também permite olhar para os dashboard por outras perspectivas.

Como construir dashboards cada vez melhores? 

A partir das dicas e conteúdos deste artigo sobre o que é dashboard, você já pode dar os primeiros passos para construir o seu. Contudo, se você deseja profissionalizar o seu trabalho é fundamental buscar por orientação especializada e materiais de alta qualidade. 

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