O que é empreendedorismo? Tudo o que você precisa saber sobre o tema

O que te vem à mente quando fazemos a pergunta “O que é empreendedorismo”?

Muitas pessoas acham que se trata de um conceito óbvio, e associam o assunto a um só sinônimo: negócios. 

Entretanto, podemos dizer que o termo empreendedorismo é elástico, e abrange múltiplas e diversas realidades. 

Em alguns casos, a ideia de empreendedorismo está, de fato, associada à abertura de um negócio. Em outros, funciona como um sinônimo para “criatividade”, “inovação” ou o “fazer diferente”.

Fato é que, seja qual for o conceito de empreendedorismo adotado por você, se você lê este artigo de algum lugar do Brasil, pode se considerar uma pessoa de sorte. De acordo com o Relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2021-2022, nosso país figura entre os 50 melhores para empreender. 

Mas será que você reúne as características necessárias para se tornar empreendedor? Continue a leitura e descubra.

O que é empreendedorismo?

Existem muitas e diferentes explicações para a pergunta “o que é empreendedorismo?”. 

Neste artigo, seguiremos o conceito utilizado na Harvard Business School, criado pelo professor Howard Stevenson, conhecido como o padrinho dos estudos de empreendedorismo da instituição. Stevenson caracteriza o empreendedorismo como sendo a “busca de oportunidades além dos recursos controlados”.

É uma frase impactante, não é mesmo? Mas que tal darmos um pouco mais de atenção a cada um dos elementos-chave desta construção? 

Primeiro, vamos colocar o foco em “busca”, ou, como diz a frase original, em inglês, “pursuit” (algo que poderíamos traduzir como “perseguir”). 

Quando pensamos no verbo original, logo o conectamos à ideia de algo implacável, obstinado e singular, não é mesmo? 

Fato é que, tão logo identificam oportunidades, os verdadeiros empreendedores se tornam perseguidores ferrenhos de seus objetivos. Isso acontece, sobretudo, porque a fase inicial do empreendedorismo demanda uma constante entrega de resultados (ou ao menos de progressos tangíveis) capazes de impressionar potenciais investidores e atrair recursos. 

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O segundo termo que se destaca na frase do professor Stevenson é “oportunidade”. O que, afinal, é uma oportunidade para o empreendedor? Podemos classificar o termo de acordo com parâmetros distintos.

Tipos de oportunidade

  • a chance de criar algo único e inovador;
  • um insight capaz de oferecer um novo modelo de negócios a outros empreendedores;
  • a otimização de um produto já existente; 
  • o redirecionamento de um produto já existente para novos mercados. 

Por fim, quando falamos em “além dos recursos controlados”, estamos nos referindo à ideia de escalabilidade. O quão um produto é capaz de crescer para além daquele restrito investimento inicial? 

A mente de um empreendedor faz justamente esse esforço: o de buscar incansavelmente por oportunidades de negócio capazes de sobreviver para além do momento inicial, com recursos limitados, até atingir a sustentabilidade financeira.

O que é ser empreendedor? Características essenciais

Você já parou para pensar no que significa empreendedorismo para aqueles que decidem iniciar sua jornada? O Relatório GEM Brasil 2019 levantou o questionamento e descobriu quais são os principais fatores de motivação para os empreendedores.

No quadro a seguir, você vê as respostas mais escolhidas. Observe que “continuar uma tradição familair”, “construir uma grande riqueza”, “fazer diferença no mundo” e “ganhar a vida, porque os empregos são escassos” são alguns dos motivos pontuados. 

(Fonte: Relatório GEM)

Sejam quais forem os motivos para iniciar a jornada do empreendedorismo, é preciso reunir algumas características que contribuem para encurtar o caminho até o sucesso. Veja algumas delas a seguir. 

1- Ousadia 

Uma das características essenciais do empreendedor de sucesso é a ousadia. Aqueles que não consideram o fracasso como opção e superam obstáculos com coragem tendem a performar melhor no longo prazo.

Um pensamento bastante comum ao empreendedor ousado é o de enxergar os erros como oportunidades para fazer melhor no futuro, e jamais como impeditivos para novas tentativas. 

2- Autoconhecimento

A honestidade com si próprio, o entendimento de seus limites e suas potencialidades também é uma característica do empreendedor de sucesso. Afinal, um olhar cuidadoso, e realista é necessário para aproximar o empreendedor de parceiros e mentores capazes de converter pontos fracos em fortes. 

3- Visão de longo prazo

O empresário de sucesso é, acima de tudo, um bom estrategista. E boas estratégias só encontram resultados quando formuladas conforme um planejamento amplo, detalhado e focado no longo prazo. 

4- Paixão

O que você ama? O bom empreendedor tem a resposta na ponta da língua, e sabe que ser movido pela paixão é um dos ingredientes-chave para o seu sucesso. É preciso, entretanto, ter consciência de que a paixão é um dos combustíveis, e não o único, que leva à transformação de sonhos em realidade.

Este é, inclusive, o tema da próxima característica mencionada nesta lista.

5- Disposição

Não se pode esperar o sucesso de um negócio sem investir tempo, entrega, energia e dedicação. 

Aliás, é comum ouvirmos, de empreendedores bem sucedidos, “receitas de sucesso” que passam pela combinação de trabalho duro, persistência e consistência. 

Isso significa que, independentemente do estágio no qual o negócio se encontre, é preciso muito trabalho e motivação de seu time de empreendedores para alcançar seus objetivos. 

Tipos de empreendedorismo

Agora você já sabe o que é empreendedorismo e quais as características essenciais para ingressar nesta jornada com mais chances de sucesso. 

Que tal entender, também, quais as suas possibilidades de atuação? Spoiler: são muitas! A seguir, consolidamos alguns dos tipos de empreendedorismo mais comuns em uma pequena lista resumida. Veja qual deles se encaixa melhor em suas perspectivas. 

  1. Informal: neste caso, o empreendedor inicia um negócio sem se enquadrar em nenhum dos modelos de formalização disponíveis no país.
  2. Individual: o empreendedor individual é aquele que inicia suas atividades por conta própria, sem sócios ou funcionários. No Brasil, os empreendedores individuais tendem a iniciar sua jornada formalizados como MEI (Microempreendedor Individual);
  3. Cooperativo: aqui,um grupo de empreendedores com áreas de trabalho afins se reúne para trabalhar cooperativamente em um negócio comum;
  4. Social: o empreendedorismo social tem, como objetivo fundamental, promover impactos positivos na sociedade ao mesmo tempo em que gera receita para seus gestores e investidores;
  5. Franquias: neste modelo, o empreendedor investe em uma espécie de filial de um negócio já consolidado, chamado de franquia;
  6. Digital: empreendedorismo digital é aquele cujo modelo de negócio está essencialmente pautado na internet. Abrange desde a criação de lojas virtuais até a profissionalização de digital influencers;
  7. Intraempreendedorismo: no modelo conhecido como intraempreendedorismo, as empresas estimulam os próprios colaboradores a inovar e criar novas oportunidades de negócio.

Inspiração real de empreendedorismo

Nós poderíamos usar este espaço do conteúdo para contar histórias de empreendedores globalmente conhecidos, como Bill Gates, Mark Zuckerberg ou Oprah Winfrey. 

Mas que tal ilustrarmos este artigo com um exemplo que está muito próximo de nós? 

Guilherme Benchimol é fundador e presidente executivo do Conselho de Administração XP Inc. Sua história de sucesso passa por todos os aspectos citados anteriormente, e é prova de que, com pensamento estratégico e persistência, é possível começar um negócio de sucesso do zero. 

Neste artigo, Benchimol compartilha 4 lições de empreendedorismo baseadas em sua história. Ele fala sobre o valor da resiliência, da humildade e das parcerias para trilhar o complexo caminho da consolidação de um negócio — caminho este que em muito mais se assemelha a um ziguezague do que uma linha reta.

Ao dar o play no vídeo abaixo, você tem a oportunidade de ver e ouvir o próprio Guilherme compartilhando momentos marcantes de sua jornada: desafios, superações e memórias. 

Seja você um empreendedor exponencial 

O MBA de Gestão Exponencial forma aqueles que já tem um CNPJ ou que buscam abrir uma empresa, além daqueles que lideram projetos e unidades de negócios trabalhando em empresas.

A partir dos conhecimentos compartilhados no MBA, você poderá aplicá-los no seu negócio, escalando-o e desenvolvendo-o.

*Créditos imagem de capa: Designer de moda foto criado por lookstudio – br.freepik.com

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