Saiba o que é GMV e como calculá-lo

Uma das métricas mais usadas pelos donos de e-commerce, o GMV é fundamental para mensurar a receita dos negócios

Quem trabalha com comércio eletrônico sabe que cada detalhe pode fazer a diferença na hora de garantir uma conversão. Por isso, é essencial ficar de olho nas principais métricas que são geradas com o fluxo de clientes. E uma das mais importantes é o GMV. Entender e traduzir o resultado dessa informação é fundamental. Mas você sabe o que é GMV?

Para ajudar você a ficar por dentro desse tema, separamos neste artigo as principais informações a respeito. Aqui você vai saber o conceito básico dessa métrica, os motivos que fazem ela ser uma das mais importantes, como calculá-la, quais são as suas limitações, além de indicadores complementares. 

O que é GMV?

GMV é uma sigla em inglês para Gross Merchandise Volume. Traduzindo para o português, ela significa Volume Bruto de Mercadoria. Usada exclusivamente para o varejo online, este dado serve para mensurar a receita gerada dentro de um período específico. Mais do que isso, o GMV consegue identificar a quantidade de produtos que foram vendidos. 

Se você trabalha com e-commerce, saiba que essa métrica é capaz de indicar a saúde financeira do negócio. Embora ela não possa ser usada isoladamente para isso, é um importante indicativo. Ou seja, com ela você pode cruzar o planejamento de vendas com o que de fato foi realizado, além de ter uma ideia do volume de mercadorias vendido.

Qual a importância do GMV para as empresas?

Entender como funcionam os detalhes de um e-commerce é essencial para o sucesso dentro do negócio, seja você um empreendedor digital ou um colaborador de um grande site. E olhar para o GMV com atenção sempre é importante, já que ele pode mostrar o desempenho e a performance das vendas.

Essa análise pode ser realizada tanto em reais como em dólares, comparando-a entre o mês anterior ou algum período específico. 

Vale ressaltar, como já dissemos, que o GMV não pode ser utilizado de forma isolada. Mais pra frente abordaremos outros indicadores que podem ser usados em conjunto. Com eles você poderá fazer uma análise mais assertiva sobre o desempenho e, eventualmente, traçar mudanças de rota em sua estratégia. 

Qual a fórmula para calcular o GMV?

Para calcular o GMV, existe uma forma muito simples. Vamos à ela:

GMV = Preço de Venda x Número de Produtos

Na prática, imagine o seguinte cenário: você possui um e-commerce de roupas e que, em um único mês, tenha vendido 30 peças por R$ 20. Logo: 

GMV = 20 x 30

GMC = 600

Portanto, no cenário que demos como exemplo, dentro do período de um único mês, o GMV do seu e-commerce foi de R$ 600. Viu como é simples?

Existem limitações para o GMV?

Um dos pontos fracos do GMV é que essa métrica não oferece um cenário completo da performance do e-commerce, pois mostra somente o valor bruto da venda. Para quem faz a gestão de riscos financeiros do negócio é necessário olhar para os números de forma muito mais ampla. 

O GMV não mostra, por exemplo, o custo envolvido em toda operação, como logística, margens de mercadorias, entre outros. Variáveis como essas são extremamente importantes para a lucratividade da empresa.

Que outros indicadores podem ser usados com o GMV?

Para que complementar a análise do GMV você pode usar outros indicadores em conjunto. A seguir listamos quais são eles e o que representa cada um: 

CAC

O Custo de Aquisição de Cliente serve para medir o gasto que a empresa tem para atrair clientes compradores, ou seja, aqueles que entram no site e convertem. Ao alinhar esse dado com o GMV a empresa pode descobrir o esforço financeiro para vender um item.

NPS

O NPS é a sigla para Net Promoter Score e serve para medir a qualidade do serviço prestado aos clientes. Esse dado é levantado, geralmente, por meio de pesquisas de satisfação realizadas após uma compra.

LTV

Sigla utilizada para designar o Life Time Value dos consumidores. Ela é essencial para entender a jornada do cliente. Essa informação mensura o ciclo de vida do consumidor, ou seja, serve para identificar o tempo que eles gastam no relacionamento com a empresa. Além, claro, do quanto foi gasto no período.

Churn

Essa métrica funciona para medir a rotatividade dos consumidores. Ela mostra, por exemplo, o tempo que um mesmo cliente ficou sem comprar no seu site. Para calcular, você precisa pegar o número total de clientes cancelados e dividir pelo número de clientes ativos.

Ticket médio

Essa talvez seja uma das mais importantes. A métrica consegue descobrir o quanto cada cliente gasta, em média, ao fazer uma compra no site. Para calcular, basta dividir o total de vendas pelo número de produtos vendidos ou pelo número de pedidos.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra métrica das mais importantes. Ela consegue entregar uma visão de performance muito assertiva. Ela calcula o percentual de visitantes que entraram no seu site e se tornaram efetivamente uma venda. O cálculo é feito da seguinte maneira: número de transações dividido pelo número de visitas.

Tempo gasto no site

Quem busca posicionamento orgânico nos sites de busca precisa ficar de olho nessa métrica. Quanto mais tempo os clientes ficam no site, mais autoridade se constrói. O resultado disso é um menor investimento em mídia para atrair clientes, pois o e-commerce estará gerando tráfego sem gastar nada. Esse dado pode ser encontrado em plataformas de monitoramento como o Google Analytics. 

Como você pode ter visto, o GMV é muito importante para quem trabalha ou possui um site de compras. Entender como esse dado afeta as vendas é essencial no dia a dia para um profissional desse segmento. 

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