Saiba o que é a Matriz Ansoff e como implementá-la nas estratégias corporativas

Tudo sobre a metodologia ágil queridinha das grandes marcas do mercado atual

Ao gerir uma empresa, metas e objetivos sempre são criados, pois são eles que vão guiar os caminhos rumo ao crescimento e sucesso da empresa. Assim, o planejamento estratégico é um aliado do gestor, pois permite que sejam otimizados tempos, recursos e ainda transmita segurança para as ações. Dentro dessa estética, existem algumas metodologias e pilares que servem de parâmetro para sua execução, como é o caso da Matriz Ansoff

Provavelmente você já ouviu falar de seu processo sem saber o real conceito que o orienta. Em geral, a Matriz Ansoff são ações que estabelecem o plano tático para conseguir alcançar os objetivos e os resultados esperados em toda a estratégia organizacional. 🎯

Para lhe ajudar a entender mais sobre esse conceito e aplicá-lo na sua rotina da empresa, continue a leitura deste artigo e confira os principais pontos para fazer de você também um entusiasta da Matriz Ansoff. Vamos lá? 👇

O que é a Matriz Ansoff?

Ela é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda a criar estratégias que visam o crescimento de uma organização. 📈

Enquanto as mais conhecidas análises SWOT e PEST fornecem dados interessantes para a atuação da organização, a matriz Ansoff aponta os caminhos que podem ser seguidos para o desenvolvimento do negócio.

Logo, é um método bem mais detalhado e eficaz rumo aos seus resultados, já que mapeia toda a situação em que você se encontra e recomenda os passos.

Assim, essa ferramenta também ajuda no direcionamento de como aproveitar as oportunidades de expansão. E ela faz isso a partir de quatro estratégias, que serão explicadas nos próximos tópicos:

  • Penetração no mercado;
  • Desenvolvimento de mercado;
  • Desenvolvimento de produto;
  • Diversificação.

O que deve ser levado em consideração nessa ação estratégica é a otimização de tempo e assertividade, pois tempo, dinheiro e energia são direcionados de uma forma mais clara e direta.

Qual a sua origem?

Ela surgiu na Rússia através do professor de Engenharia e Matemática, Igor Ansoff, que no século XX surgiu com a ideia de melhorar os processos de gestão estratégica.

Enquanto os pioneiros dos conceitos de gestão, como Taylor, Fayol e Mayo, tinham uma visão de que a empresa deveria encontrar as soluções para os seus problemas de crescimento em seu interior, Ansoff tinha uma visão diferente. Ele acreditava que as organizações deveriam olhar o seu contexto atual, entender seus fluxos, para depois conseguirem melhorar suas práticas e crescer o negócio.

A partir disso, o professor construiu um modelo de matriz capaz representar e projetar os caminhos necessários para o desenvolvimento da empresa, ao mesmo tempo que contextualiza sua realidade macro. 🌎

Assim, a matriz Ansoff surgiu, com um design simples e prático, onde engloba dois tópicos apenas: mercados x produtos.

A ideia de Igor Ansoff foi cruzar esses elementos, de forma a criar novas oportunidades para a organização, além de explorar melhor aquelas que já existem. Sendo assim, seu raciocínio funciona a partir da expansão e na diversificação da empresa.

Para que serve a Matriz Ansoff?

Como já mencionado, a Matriz Ansoff é uma ferramenta essencial para os gestores e seus processos estratégicos. 

Por ser base para um planejamento assertivo e eficiente, ela é uma ótima opção para qualquer equipe, desde que a organize de acordo com o seu momento e objetivos atuais.

A tabela desse método dá uma visão abrangente do negócio, pois permite a visualização de diversos tipos de cenários hipotéticos, explorando os pontos fortes e os pontos de melhoria do macroambiente. 

No entanto, vale ressaltar que todas as informações contidas podem ser alteradas de acordo com o tamanho, nicho e características de mercado da empresa. E seu bom funcionamento vai depender de quem a está executando. 🤓

Um exemplo de seu funcionamento seria você ter uma empresa que precisa aumentar o volume de receita bruta do negócio. Usa a estrutura da Matriz Ansoff com um planejamento de vendas diferente, ou na criação de um novo produto, ou mesmo para explorar outros mercados para expandir seu negócio. 

Mas importante dizer que a matriz, em si, não dá respostas para nada — até porque, quando falamos em gestão, não há receita nem fórmula mágica. Tudo depende do negócio, do contexto e, em última instância, das escolhas do gestor para seguir pelo caminho que ele acredita ser mais favorável para a empresa.

Logo, suas principais vantagens são:

  • Uma visualização mais facilitada de ações a serem tomadas;
  • Maior capacidade de tomar decisões certeiras e que rendam bons frutos;
  • Permite um planejamento tanto para o curto quanto longo prazo.

Como funciona e como aplicar a Matriz Ansoff?

Etapas da Matriz Ansoff
Matriz Ansoff. Fonte: Rock Content

A matriz ansoff pode ser interpretada como um desdobramento da análise SWOT, já que as oportunidades se apresentam de forma clara na matriz desenvolvida pelo professor russo. Da mesma forma que você também pode usá-la combinada com o Canvas, seja para descobrir novas formas de receita, ou outros parceiros e pontos importantes para a empresa.

Assim, para sua execução, existe uma Tabela de Expansão de Produto/Mercado que é divida em quatro estações voltadas para a Gestão Empresarial. Elas consideram os elementos externos, que são valores incontroláveis, direcionados ao macroambiente. São elas: 👇

1. Penetração no mercado

Nada mais é do que a combinação de um mercado existente com um produto existente. Daí, o objetivo da empresa é conquistar uma fatia maior do mercado, captando clientes da concorrência e fidelizando os seus próprios consumidores.

Assim, utiliza-se para aumentar as vendas, gerar maior marketing share ou participação de mercado. 

Um exemplo de utilização seria uma abrir uma lanchonete em um grande centro comercial, ou mesmo que uma agência de marketing marca reuniões com empresas que já são atendidas por outra agência, na tentativa de convencê-las de que seu serviço é melhor e mais vantajoso.

2. Desenvolvimento de Produto

Essa estratégia é resultado da combinação de um mercado existente com novos produtos. Ou seja, a empresa oferecerá ao seu mercado habitual uma nova gama de produtos ou serviços, na tentativa de atender a novas necessidades dos consumidores e fidelizá-los.

Isso é uma ótima oportunidade para crescer e expandir seu público. Por exemplo, você tem uma clínica de saúde e começa a implementar serviços também de estética e beleza. 

Logo, o foco é mostrar a força da marca para outros produtos inseridos no mercado, seja uma linha de segmento diferente ou não. Só que é importante se atentar para não perder a personalidade da empresa e afastar os clientes atuais. 

3. Desenvolvimento de Mercado

Aqui se refere a combinação de um mercado novo com produtos existentes. Ou seja, a estratégia é levar os produtos já oferecidos pela empresa para outros mercados. Dessa forma, a marca pode expandir seus negócios para novos clientes ou diferentes áreas geográficas, seja na região ou até internacionalmente.

Um exemplo é a abertura de uma nova loja em uma cidade diferente, como uma nova franquia de academia.

Só que para funcionar é preciso conhecer o comportamento dos consumidores deste novo mercado que não pode ter características muito diferentes dos já existentes.

4. Diversificação

Já nessa é algo totalmente diferente se comparada às outras. Seu objetivo é criar novos produtos e ingressar em um novo mercado. Por esse motivo, deve ter um cuidado redobrado para não gerar confusão da sua marca e o resultado sair pior do que o esperado.

Um exemplo é a Coca-Cola que possui o ramo de bebidas e roupas, ou uma empresa que produz absorventes íntimos e começa a produzir e vender fraldas descartáveis. 

Exemplos de empresas que usaram a Matriz Ansoff

Muitas empresas usam esse conceito e você nem deve ter percebido. 👇

Nestlé

Essa grande marca do ramo de chocolates e doces começou com um único produto, o Nestlé Milk Cereal, projetado para mães que não conseguiam amamentar seus bebês — e se expandiu rapidamente por meio de estratégias bem planejadas de diversificação, comprando empresas e formando parcerias com outras.

Hoje já atua com diversos chocolates, doces e demais alimentos. É um exemplo claro de usar a Matriz Ansoff, seja com desenvolvimento de produtos, mercados e diversificação.

Adidas

Também usou do conceito, aplicando as 4 etapas, sendo um grande diferencial a penetração do mercado e as estratégias utilizadas para se tornar conhecidas, como o marketing, branding e storytelling da marca.

Starbucks

Outro caso de aprimoramento de sua marca e produtos, indo além da comercialização do café em grãos, como também de distribuição de outras bebidas sem café ou mesmo saudáveis.

O que contextualiza, principalmente, a etapa de desenvolvimento de produtos.

Matriz Ansoff e Gestão Ágil, como unir os dois conceitos?

A Matriz Ansoff é considerada revolucionária. Ao combiná-la com outros conceitos da gestão ágil pode ser ainda mais eficaz para a sua empresa, pois ao aplicá-la, o gestor tem uma visão holística do negócio. 😉

👉 Logo, unir os dois conceitos é algo mais seguro e assertivo. Você pode aprender melhor como fazer isso conhecendo nossa especialização em inovação e gestão ágil. Nela você vai ver na teoria e na prática como dar certo.

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