Mongodb: o que é e como usar esse banco de dados?

Entenda o que é Mongodb, suas principais características, vantagens, desvantagens e boas práticas.

Com o uso da tecnologia para administrar e gerenciar os dados do seu negócio, cada vez se torna mais comum o uso do Mongodb em projetos. Ele é um dos bancos de dados orientado a documentos mais famosos do mercado, devido à sua agilidade e otimização que traz aos times de tecnologia da informação de uma empresa.

Se você é do ramo de Data Science e Big Data, provavelmente já teve um breve contato com ele, certo?

Seja qual for o seu caso, neste artigo vamos explicar detalhadamente o que é esse sistema, suas principais características, com ele funciona, por que você deveria usá-lo e algumas boas práticas para sua execução. Confira!

Afinal, o que é MongoDB?

O Mongodb é um banco de dados, orientado por documentos, ou seja, os dados são armazenados como documentos, ao contrário de bancos de dados de modelo relacional, assim é composto por registros que não possuem uma definição formal de sua estrutura, não tendo então o conceito de colunas, chaves estrangeiras e outras formalidades.

Nesse sentido, todas as informações de cada registro ficam contidas nele mesmo ao invés de estarem espalhadas em diversas tabelas, permitindo uma maior facilidade para trabalhar com o crescimento dos dados.

Uma de suas grandes características é ser desenvolvido em C++, podendo ser utilizado em diversos modelos e nas principais plataformas de cloud, como AWS, azure e Google Cloud, através de seu serviço atlas, funcionando tanto como um servidor enterprise, versão premium, quanto na versão gratuita, open source, chamada de community.

Sua alta performance o destaca como o principal banco de dados NoSQL (Not only SQL). Esse tipo de banco apresenta algumas vantagens sobre os outros tipos, principalmente quando precisamos de escalabilidade, flexibilidade, bom desempenho e facilidade para consultas.

Anteriormente, o MongoDB foi lançado com a solução de ser um banco de dados interno de uma aplicação PaaS (Platform as a Service). No entanto, em 2009, a 10gen lançou o MongoDB 1.0 que vem recebendo atualizações desde então.

Principais características desse banco de dados NoSQL

Além da importância que seu conceito proporciona, existem algumas características que fazem dele ser tão famoso no ramo de Data Science e no desenvolvimento de aplicações. Por exemplo:

  • Ser um código-fonte que é aberto e licenciado pela Afferro General Public License (AGPL);
  • Possuir sintaxe para consultas, o que permite que você faça tanto simples quanto mais complexas, obtendo todos os tipos de informações;
  • Ter indexação, podendo criar índices e tendo um grande impacto no desempenho de suas consultas à medida que o banco de dados aumenta de tamanho;
  • Proporcionar escalabilidade horizontal, fazendo-o que seja adaptável e aumentando seu tamanho em função das informações que são armazenadas;
  • Permitir a execução de consultas executando código JavaScript;
  • Ser uma multiplataforma formada por aplicativos JSON.

Por que utilizar o MongoDB?

Além dos tópicos citados acima em suas características, outros fatores fazem com que o MongoDB seja a escolha ideal para seus processos de trabalho.

Primeiramente, a grande flexibilidade que ele permite em um banco de dados, bem como sua acessibilidade e seu recurso de alta disponibilidade, ou seja, a possibilidade de ter um alto volume de acesso e que pode aumentar consideravelmente de acordo com o seu uso e desempenho.

Ademais, possui documentação oficial eficaz que você pode utilizar durante o projeto como um recurso para melhorar suas operações, bem como adaptar às suas necessidades.

Sua fama e importância é tanta que algumas empresas já utilizam constantemente, como:

  • SourceForge;
  • SAP;
  • Pearson Education;
  • MTV;
  • MailBox;
  • LinkedIn.
visualização de banco de dados mongodb

Vantagens e desvantagens do mongodb

Ainda falando do Mongodb e de suas características, alguns pontos podem ser considerados muito vantajosos e outros nem tanto.

Para entender se vale a pena aplicar no seu negócio, confira abaixo as vantagens e desvantagens dessa tecnologia de banco de dados.

Vantagens

  • Ele é o ideal para ambientes com poucos recursos, onde qualquer servidor poderia atender os seus objetivos;
  • É uma ferramenta com custo baixo por ser de código aberto, o que faz a não necessidade de pagar uma licença;
  • É um ótimo complemento para a linguagem de JavaScript, também muito utilizada pelos desenvolvedores e programadores;
  • Alcança-se melhor performance, visto que uma única consulta retorna tudo o que precisamos saber sobre o documento;
  • As consultas são simples de serem feitas, porém acontece quando não existirem as transações e joins.

Desvantagens

  • Não é indicado para aplicações com transações complexas, o que exige investir em bancos de dados relacionais;
  • Embora muito utilizada ainda é uma tecnologia nova e com muito a ser descoberto;
  • Tem um tempo maior de adaptação por sua dificuldade entre as pessoas e por ser uma tecnologia relativamente nova se comparada às outras;
  • Quando queremos alterar todos os registros relacionados a uma unidade semântica, nesse caso é preciso tratar um a um.

Boas práticas de uso

Agora que você já sabe o que significa o MongoDB, suas principais características, relevância e como utilizá-lo, chegou o momento de colocar em prática.

Por isso, confira 6 dicas de como executá-lo no dia a dia do seu trabalho ou empresa.

#1 Use compressão e otimize recursos

Mesmo que ele possua um serviço de compressão robusto que encurta nomes, caso você queira melhorar ainda mais a performance, evite campos com nomes grandes.

#2 Execute um único MongoDB por servidor

Aqui falamos da execução do mesmo processo mongodb executado lado a lado no mesmo servidor. Isso é uma prática inadequada, pois haverá um tipo de ‘concorrência’ pelos recursos do servidor resultando em uma perda geral de desempenho.

#3 Armazene os dados do registro em um único documento

O interessante é separar o armazenamento, a maior parte do acesso aos dados terá um desempenho melhor em discos de acesso aleatório

#4 Evite documentos grandes

Apesar do MongoDB possuir uma boa compressão para gerenciamento de arquivos binários, o quanto puder evitá-lo, melhor, pois existe uma do tamanho de cada documento para 16 MB.

#5 Evite informações desnecessárias

Da mesma forma que você deve evitar documentos grandes, isso inclui colocar informações desnecessárias, como índices, nomes, etc, pois pode resultar em uma má modelagem.

#6 Faça backups diários

Não é novidade que fazer backups é sempre importante, mas como o MongoDB é ainda mais, pois lida com muitos dados e acidentes podem causar danos irreparáveis.

No entanto, uma vantagem é que, como os documentos são geralmente leves, os backups são rápidos de serem realizados e recuperados.

Portanto, com certeza ao seguir esses passos você vai encontrar a diferença na hora do desenvolvimento de aplicações.

Agora é com você! Gostou do conteúdo? Comece a aplicar agora essa tecnologia de banco de dados Mongodb no seu negócio e veja o resultado.

Continue Aprendendo

spot_img