O que é um líder jardineiro? Saiba como desenvolver esse perfil

O líder jardineiro combina hard skills de metodologias ágeis e soft skills de acordo com os parâmetros do mercado

Assim como o mercado está sempre se renovando, a forma de trabalhar também vem mudando. Quem é responsável por liderar um time têm grandes responsabilidades que podem definir se o grupo terá sucesso ou não.

Você sabia que uma liderança que funciona como um jogo de xadrez pode influenciar negativamente na entrega dos resultados? Hoje, falamos de uma liderança preocupada em dar espaço para que seus liderados façam o que deve ser feito, ela é a liderança jardineira.

Quer saber o que é um líder jardineiro e como desenvolver essas habilidades para melhorar seus resultados? Confira abaixo nosso post sobre o tema.

Entenda as vantagens de ser um líder jardineiro

Um jardineiro é aquele que cuida do seu jardim e dá condições para que as plantas se desenvolvam com suas individualidades, fazendo o jardim, como um todo, ficar lindo. Um líder jardineiro usa os preceito dessa metáfora para fazer seu time evoluir.

Assim, ele é aquele profissional responsável por entender as necessidades de cada peça do seu time, facilitando sua evolução e dando espaço para que ele cresça por si só. Além disso, ele incentiva o crescimento individual das pessoas, mantendo uma postura inclusiva e não ditadora de ordens baseadas unicamente em suas decisões.

Como um líder jardineiro deve atuar?

Diferente de lideranças extremamente verticalizadas e autoritárias que era algo comum no mercado de trabalho, hoje, o líder tem outro papel. Agora, quem está realmente interessado em resultados e no bem-estar da sua equipe, é aquele que apoia seus liderados.

É ele quem vai ter a visão macro do time e apoiar onde é preciso. Além disso, o real líder jardineiro é aquele interessado em adubar, regar e tomar todos os cuidados para que a planta floresça, neste caso, o colaborador.

Assim como não conseguimos gritar com uma planta para que ela cresça mais rapidamente, não dá para fazermos isso com um funcionário. Cada um tem suas necessidades e cabe ao líder oferecer as melhores condições para que ele se desenvolva.

1# Ser um profissional aberto ao aprendizado

Mas um líder não é aquele que toma as decisões e tem todo o conhecimento? Na verdade, não! Essa visão estereotipada está longe de ser a realidade ideal. Um líder jardineiro não sabe tudo, mas está aberto a aprender constantemente e por isso, confia e dá esse espaço.

Ele não tem medo de tomarem seu lugar, afinal, ninguém sabe de tudo e os resultados positivos vem quando damos espaço para os especialistas fazerem seu trabalho da melhor forma possível, sem que haja interferência inadequada. A melhor característica de um líder jardineiro é a confiança de estar aberto ao aprendizado.

2# Estudar os princípios de uma liderança ágil

A principal ferramenta a ser utilizada para desenvolver seu time é o agilismo. Por isso, quem toma a frente também pode ser chamado de líder ágil. O estudo da metodologia e dos princípios ágeis farão com que esse profissional guie sua equipe até os resultados esperados.

É com este conhecimento que ele estará pronto para incentivar a melhoria contínua, flexibilidade e adaptação aos ambientes incertos que vão surgir no caminho. Hoje, com o grande acesso à informação, o conhecimento ágil pode vir de cursos tradicionais, mentorias e até em podcasts.

3# Gerar condições para as plantas do jardim

É importante ressaltar que, o agilismo não é sinônimo de rapidez ou pressa, mas sim da facilitação de impedimentos, o que otimiza os resultados. Por isso, quando falamos que o jardineiro deve amparar as condições para que as plantas floresçam, podemos trazer alguns bons hábitos como aprendizado.

Os líderes jardineiros não são aqueles capazes apenas de comandar, mas sim de empoderar as pessoas em suas jornadas. Assim, um líder ágil não segue uma receita de bolo para fazer seu trabalho, mas usa os princípios para gerar boas condições ao time.

Esses bons resultados só serão possíveis se a liderança tiver uma visão analítica, for flexível, colaborativa e transparente.

4# Feedback construtivo

Outro aspecto muito comum em lideranças ágeis é o feedback contínuo. Essa é uma ferramenta que promove a comunicação efetiva da equipe e a garantia de entregas contínuas e mudanças rápidas de rota, se necessário.

O mais importante aqui, é gerar valor para o cliente, por isso, o feedback é tão importante. É com essa comunicação respeitosa, sincera e construtiva que os times se conectam e sempre dão o seu melhor.

líder jardineiro metodologia ágil
Um líder jardineiro é responsável por cultivar os talentos de seu time.

Diferenças entre metodologia ágil e tradicional

Sempre que falamos em liderança ágil não podemos deixar de citar a metodologia ágil. Como citado acima, este é um caminho muito importante para que o líder consiga levar sua equipe para o próximo nível.

A metodologia tradicional é sempre muito focada em entregas grandiosas, hierarquização de funções e em fórmulas muito bem definidas. Já a metodologia ágil se propõe a colocar o lucro e o propósito do negócio no mesmo patamar e fazer entregas pequenas e constantes.

Por isso, empresas ágeis tem líderes que influenciam seus liderados a terem autonomia, testar rápido para errar rápido e principalmente: entregar valor e não apenas ser mão de obra braçal.

Liderança não é um jogo de xadrez

Até aqui, já ficou claro que uma liderança jardineira não tem nada a ver com um jogo de xadrez, não é? Isto é, não é um ambiente onde uma pessoa dita os movimentos das peças, mas sim, um local de colaboração.

Por isso, a principal diferença entre um chefe e um líder jardineiro é a capacidade de ouvir e dar espaço. Ouça mais seus liderados, aprenda com eles, empodere sua equipe e os resultados vão ser consequência de um bom trabalho.

Líder jardineiro: o profissional dos novos tempos!

Enfim, um líder jardineiro está de acordo com as expectativas profissionais do século XXI. Uma era onde as mudanças são contínuas e os profissionais procuram ser protagonistas de suas próprias jornadas.

Assim, é importante que o indivíduo que lidera uma equipe, conheça a fundo seus integrantes. Cada vez mais a hierarquização de funções deve ser deixada de lado para que seja substituída por uma relação de parceria.

O companheirismo profissional ligado à inteligência emocional de entender as individualidades de cada um é o que vai gerar conexão entre a equipe, transbordando a sinergia para os projetos e clientes.

O jardineiro é quem sabe cuidar muito bem do seu jardim, por isso, cuide do seu com atenção!

Continue Aprendendo

spot_img