Oracle Cloud: o que é e benefícios desse serviço na nuvem

Confira o que é Oracle Cloud, um dos principais serviços de cloud computing existentes no mercado, seus benefícios e desvantagens

As demandas de Tecnologia da Informação mudam cada vez mais rápido e tem se tornado ainda mais exigentes.

Diante dessa nova realidade, muitas empresas passaram a optar por migrar a sua estrutura de TI para a nuvem. O objetivo é otimizar o trabalho e reduzir custos.

Para isso, seguindo a tendência do mercado, as companhias têm apostado na contratação de provedores especializados em serviços na nuvem. ☁️

Este é o caso do Oracle Cloud. Mas do que se trata? Como funciona esse serviço e quais as suas vantagens e desvantagens. Confira a resposta para estas e outras perguntas ao longo do artigo.

O que é Oracle Cloud?

O Oracle Cloud é um provedor especializado em oferecer serviços de computação na nuvem para empresas.

O provedor oferece mais de 60 serviços de computação em nuvem (veja mais sobre o assunto no tópico abaixo), os quais podem ajudar clientes de setores variados. 🖥️

A Oracle exibe uma cartela relevante de empresas parceiras. Alguns exemplos de clientes Oracle são a montadora de veículos Toyota e o sistema de entregas Fedex. Na lista, ainda incluem a plataforma Spotify e a companhia de molhos Chipotle.

Como funciona um serviço de computação em nuvem?

A computação em nuvem é conhecida pelos usuários mais leigos, principalmente, como um espaço online para o armazenamento de dados, documentos e imagens. 📷

No entanto, este serviço de ‘memória’ é apenas uma pequena fração do que um provedor cloud computing pode alcançar.

Os serviços de computação em nuvem podem incluir de tudo. Aqui se encontram desde os conhecidos bancos de dados até a infraestrutura (servidores, rede e armazenamento), inteligência, aplicativos, plataformas de desenvolvimento de software e muito mais.

Ao optar por migrar para a nuvem, uma empresa passa a ter, por exemplo, a sua infraestrutura de Tecnologia da Informação armazenada externamente, em um data center mantido pelo provedor contratado.

O data center é um lugar físico onde empresas hospedam aplicativos e outros dados essenciais. Só que no caso da computação na nuvem, o provedor do serviço é quem tem a responsabilidade de, entre outras coisas, gerenciar a infraestrutura de TI e desenvolver recursos e funcionalidades para atender as demandas da empresa.

Tipos de serviços

Geralmente, os serviços de computação em nuvem se enquadram em três grandes categorias, de acordo com o tipo soluções ofertado. São elas:

  • Infraestrutura como Serviço (IaaS), que oferecem funcionalidades como a virtualização de servidores, armazenamento e redes;
  • Plataforma como Serviço (PaaS), que trabalham com o desenvolvimento, teste e implementação de aplicativos;
  • Software como Serviço (SaaS), que foca no oferecimento de aplicativos que podem ser acessados por um navegador Web;
  • Dados como Serviço (DaaS), que usa fontes da Oracle ou de terceiros para produzir resultados mais assertivos na análise de dados, especialmente nas áreas de marketing e vendas.

Oracle Cloud vale a pena?

Contratar um provedor de serviço de nuvem pode ser bastante benéfico. A computação em nuvem propicia agilidade, escala e flexibilidade para os clientes.

A premissa é que, ao invés de gastar energia e recursos em sistemas de TI legados, os clientes possam focar em outras áreas e tarefas mais estratégicas.

Existem no mercado hoje diversos provedores de destaque, como AWS, Microsoft Azure e Google Cloud, que hoje dominam o nicho de nuvem (cerca de 60% do mercado).

Por outro lado, a Oracle tem cativado o seu espaço na indústria. Por isso, é importante analisar tanto as vantagens quanto as desvantagens de se escolher a Oracle Cloud como o seu provedor de computação na nuvem.

Vantagens

Na busca de atrair um número maior de clientes, a Oracle apresenta uma abordagem um pouco diferente das outras empresas de referência do mercado.

😜 A companhia aposta em três grandes atrativos:

  • Preços competitivos;
  • Segurança avançada;
  • Maiores garantias sobre disponibilidade, desempenho e capacidade de gerenciamento.

Pode ser um serviço aplicado em organizações menores, incluindo Pequenas e Médias Empresas.

O sistema da Oracle Cloud traz automação e facilidade para os negócios e também facilidades para escalabilidade e provisionamento de recursos.

Desvantagens

Por outro lado, a Oracle Cloud deixa a desejar em alguns pontos. 🤔

No que se diz respeito à usabilidade, ela não é simples de integrar a outras ferramentas e leva um certo tempo para se aprender a usá-la, pois não conta com uma boa navegabilidade.

Outra questão é que o provedor é mais focado nos serviços de high-end. O que ele oferece para low-end pode ser bastante limitado. Também não apresenta um bom desempenho com as soluções baseadas em .Net

Ao optar por migrar para a nuvem, uma empresa passa a ter, por exemplo, a sua infraestrutura de TI armazenada externamente, em um data center mantido pelo provedor contratado. Foto: Getty Images

Oracle Cloud vs AWS

A Oracle Cloud e Amazon Web Services são empresas em patamares muito diferentes.

Enquanto a Oracle é relativamente nova, a Amazon Web Services já é vista como uma das maiores empresas do nicho.

Por um lado, o modelo de pagamento da Oracle Cloud permite que os clientes aproveitem de uma maior flexibilidade. Já a AWS é uma marca estabelecida, com experiência no fornecimento de serviços e suporte multilíngue.

Oracle Cloud vs Azure

A Azure, plataforma de cloud da Microsoft, também é uma das líderes de mercado nos serviços de computação na nuvem.

Entre os seus pontos positivos de maior destaque, podemos citar que é uma plataforma facilmente escalável, ou seja, que pode absorver e criar novas demandas e soluções.

A Oracle também oferece a escalabilidade como vantagem, mas de forma menos robusta.

É hora de decidir a melhor ferramenta de cloud computing para você!

No mercado existem várias ferramentas de cloud computing disponíveis para quem quer soluções de nuvem.

Não existe, exatamente, um provedor que seja melhor que o outro. Cada um deles oferece funcionalidades e especificidades diferentes que podem ser mais adequadas para determinadas empresas.

Para saber qual delas é a indicada para cada situação, é importante levar em conta variáveis, como a flexibilidade de pagamento, a capacidade de armazenamento e de inclusão de novas demandas, além da segurança do sistema.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Conheça o curso da XPE em Cloud Computing e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img