O que é uma pegada digital?

Saiba sobre o conceito, características, importância e prevenções necessárias.

A internet é a principal ferramenta para uso pessoal e profissional nos dias de hoje. Com tanta inserção, criou-se técnicas para que os usuários tenham experiências cada vez mais personalizadas, através da função de pegada digital. Você tinha ouvido falar dela?

Antes de definir seu conceito, é importante ressaltar que é uma espécie de monitoração que auxilia as empresas na hora de produzir e divulgar seus conteúdos, produtos e serviços

Continue a leitura do artigo e saiba detalhes dessa função que é de grande benefício para as empresas que atuam no ambiente digital. Confira!

Conceito de pegada digital

Também conhecida como sombra digital ou pegada eletrônica, ela significa o rastro de dados que um usuário deixa ao usar a internet, ou seja, qualquer coisa que você busque, sites que você acesse, e-mails que você envia e propagandas que você excluí é monitorado pela rede para que as informações que apareçam para você sejam o mais relevante possível às suas necessidades atuais. 

Só que nem sempre é clara essa pegada digital, pois a maioria dos sites visualizam seus passos instalando cookies no seu dispositivos, que coletam seus dados sem você saber. Sabe quando você entra num site novo e aparece aquele banner que não deixa você rolar a tela até aceitar? Esse é um dos casos que faz você aceitar o compartilhamento de dados por cookies. 

No entanto, não se preocupe que hoje há a questão segurança das empresas, em saber quem está acessando cada coisa, mas sem deixar de infringir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais na Internet (LGPD)

Assim, essas pegadas digitais podem acontecer de duas formas:

Pegada digital ativa

Quando o usuário compartilha com consciência seus dados e outras informações de si mesmo, seja por meio de uma postagem, participação em sites e fóruns ou inscrições e cadastros. 

Se, por exemplo, você estiver conectado a um site por meio de um nome de usuário ou perfil registrado, tudo que você fizer faz parte dessa pegada digital ativa.

Pegada digital passiva

Aqui o usuário não percebe a coleta dos dados. São aqueles sites que coletam suas informações de visitas à página, cliques, visualizam o endereço do seu IP e outras coisas. É um processo mais oculto, mas não é ilegal, desde que não abuse dessas informações sem sua autorização prévia. 

Exemplos de pegada digital

Muitas pessoas não têm esse conhecimento e acreditam que quando está navegando e aparece um anúncio de uma viagem que está querendo, pensam que é mágica, mas é só esse rastreio contínuo que a internet e todos os sites realizam. 

Alguns exemplos de como coletam as pegadas digitais são:

  • Fazer buscas ativas de palavras-chaves e assuntos nas ferramentas de busca;
  • Fazer compras em sites de comércio eletrônico;
  • Inscrever-se em sites para receber cupons;
  • Criar cadastros em sites;
  • Baixar e utilizar aplicativos;
  • Assinar newsletters e outros boletins de marcas;
  • Fazer transações bancárias online;
  • Fazer postagens em mídias sociais;
  • Abrir uma conta de cartão de crédito;
  • Conectar-se com amigos e contatos;
  • Compartilhar informações, dados e fotos com suas conexões;
  • Ler artigos e notícias.

Qual a sua importância?

Diversos fatores são encontrados ao se perguntar do por quê usufruir das pegadas digitais. Primeiro que elas são permanentes, ou seja, qualquer ação que você fizer vai ficar a informação lá guardada, mas sem causar prejuízos, pois são de dados públicos ou semipúblicos, como postagens em redes sociais, em que o proprietário tem pouco controle sobre como os outros os usarão. 

Então, se ele se dispôs a criar uma publicação, ele concorda com esse fator de compartilhamento.

Outros fatores são que essa pegada determina a reputação de um usuário, se ela é considerada relevante ou não para seu negócio, e também se serve de auxílio na contratação de um funcionário em potencial já que entende quais comportamentos eles têm.

pegada digital no espaço cibernético
A pegada digital é um rastro de atividades que o usuário deixa no mundo virtual

Como se proteger?

Ainda assim, mesmo que deixar essas pegadas seja interessante para personalizar sua navegação na internet e fazer com que as empresas saibam quem é você e seus gostos, ela também pode estar vulnerável a ataques criminosos cibernéticos, expondo não só pessoas como empresas, principalmente aquelas de reconhecimento mundial. 

Provavelmente você ouviu um caso de ataque de hacker a um governo. No Brasil, por exemplo, até derrubaram o WhatsApp para resolver esse caso. A cibersegurança é um aspecto primordial nas empresas para que cumpra com as normas da LGPD e previna que essas invasões e vazamento de dados aconteçam, manchando a reputação de qualquer um. 

Por isso, é importante ficar ciente de algumas dicas para se proteger:

1 – Use mecanismos de pesquisa para verificar sua pegada digital

Existem sites em que você pode incluir seu nome e sobrenome e ver quais informações eles têm de você. É interessante para saber se ninguém criou um fake, está se passando por você ou algo nesse sentido. Até mesmo uma configuração de Alertas do Google é uma forma de ficar de olho em você e, principalmente, na sua empresa.

2 – Limite a quantidade de dados que compartilha

Quando você se cadastra ou fornece seus dados a uma empresa, veja se está confortável ao expor tantas informações pessoais, como telefone e CPF, que são dados bem mais suscetíveis a ataques cibernéticos.

3 – Sempre verifique suas configurações de privacidade

As configurações de privacidade nas redes sociais permitem que você controle quem vê suas postagens. Então, sempre verifique qual opção escolheu de acordo com suas necessidades.

4 – Pense duas vezes antes de postar algo em redes sociais

Sabia que qualquer informação exposta na internet nunca será apagada? Isso porque existe um limbo para qualquer informação. Então, antes de sair postando suas opiniões e críticas sobre tudo, pondere e analise se realmente vale a pena fazer.

5 – Evite sites inseguros

Veja se o site em que você está navegando ou fazendo transações é seguro ou não. Você sabia que se a URL começar com “https://” em vez de “http://” ela é mais protegida? Porque o “s” significa “seguro” e indica que o site possui um certificado de segurança. Deve haver também um ícone de cadeado à esquerda da barra de endereço. 

6 – Crie senhas fortes e use um gerenciador de senhas

Sempre crie senhas diferentes para seus logins e que não sejam fáceis de descobrir. Outra dica é mudar de tempos em tempos.

7 – Quando for algo muito confidencial, use uma VPN

A VPN é uma rede privada virtual que garante a proteção de seus dados e sua pegada digital. Isso ocorre porque as VPNs mascaram seu endereço IP, o que torna suas ações online virtualmente impossíveis de rastrear. 

Agora que você já sabe o conceito de pegada digital, suas características, a importância que pode trazer e também os riscos, está na hora de prestar atenção em suas ações e colocar as prevenções em prática. 

Gostou do conteúdo e quer se aprofundar mais nessa área ou no assunto? Aqui na XP vamos realizar um evento gratuito de Cyber security. Inscreva-se e participe!

Continue Aprendendo

spot_img