É estudante ou profissional de Recursos Humanos? Saiba que em algum momento da sua carreira você terá que lidar com People Analytics. Isso porque, com avanços tecnológicos em vários espaços, inclusive no corporativo, dominar os dados pode se tornar um potencial competitivo na carreira.
O que é isso, afinal? A metodologia une o capital humano e o tecnológico. Mas em suma, People Analytics realiza o processo de coleta, organização e análise de dados dos colaboradores em vários aspectos: produtividade, engajamento, satisfação, retenção e outros elementos.
Todas as informações dizem respeito ao comportamento. Elas podem ser utilizadas pelas corporações para monitoramento da conduta, rendimento, resultados, etc.
Atualmente, ela é uma ferramenta vital para uma gestão de alta performance.
Confira o texto completo que irá sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!
O que é People Analytics?
People Analytics é um método aplicado na área de gestão de pessoas de uma empresa que examina analiticamente os dados relativos às pessoas em relação aos processos, funções e desafios que enfrentam. Servindo, em suma, para introdução de melhorias no ambiente na totalidade ou de forma individualizada.
Não confunda. Isso não é uma ferramenta ou um software!
Para tornar os dados obtidos de fácil compreensão, as informações são geralmente apresentadas como gráficos, tabelas ou infográficos para auxiliar o departamento.
Conheça também os 7 pilares de People Analytics 💼
Análise de planejamento da força de trabalho |
Análise da gestão de talentos |
Análise de aquisição/contratação de talentos |
Análise de integração e engajamento |
Employee Lifetime Value e análise de desempenho |
Análise de retenção de talentos |
Análise de bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores |
Para que serve essa metodologia?
É uma ação que serve para coletar e transformar dados de RH em conhecimento prático que melhora a experiência do funcionário e os resultados do negócio.
Embora muitas pessoas suponham que o People Analytics existe apenas para melhorar as operações institucionais, o conhecimento adquirido ajuda as empresas a aumentar o sucesso organizacional e atingir metas.
Como funciona o processo de People Analytics?
Veja o passo a passo:
- Busque os dados que importam;
- Explore os dados e faça cruzamentos;
- Tenha um plano de ação pronto;
- Evite brechas ou dados errôneos;
- Crie um sistema enxuto;
- Construa uma estratégia de negócios de RH mensurável e baseada em fatos;
- Receba suporte técnico, sempre que houver necessidade.
Como o People Analytics se relaciona com o Big Data e Business Intelligence na gestão de pessoas?
Dados são um dos ativos mais valiosos do mundo. E já dizia o estatístico W. Edwards Deming:
“Sem dados, você é apenas mais uma pessoa com uma opinião”.
Voltando ao assunto …
Quando falamos no conceito de People Analytics, muitas pessoas pensam ser uma espécie de Big Data aplicado a Recursos Humanos ou mesmo que seja um ramo de Business Intelligence. Os termos e aplicações possuem relação, mas existem algumas diferenças entre eles.
Big Data
O termo Big Data designa dados grandiosos, rápidos ou complexos que são difíceis ou impossíveis de processar usando métodos convencionais.
Portanto, são conjuntos de dados de um volume tão grande que se atualizam e se movimentam constantemente, de difícil manuseio e requerem ferramentas específicas para isso. A palavra é bastante comum na área de tecnologia!
Aliás, o que faz um gestor de Big Data? Conheça aqui.
Business Intelligence
Já o Business Intelligence refere-se às estratégias ou ferramentas que permitem que a informação (ou dados) seja transformada em conhecimento que melhore a tomada de decisão de uma empresa.
A principal diferença entre Big Data e Business Intelligence, como podemos perceber pelas definições, é que o primeiro termo fala sobre o material com o qual trabalhamos, os dados em si, enquanto o último é a metodologia utilizada.
Como já vimos, a metodologia People Analytics utiliza dados de Recursos Humanos para entender o quadro de funcionários da empresa, melhorar a gestão e oferecer uma experiência muito mais satisfatória aos colaboradores.
Com as ferramentas corretas, o departamento de pessoal terá um levantamento com insights mais assertivos para tomadas de decisão.
Big Data ➡ Dados dos colaboradores
Business Inteligence ➡ Estratégia ou Ferramenta para manipulação dos dados dos funcionários
<Leia também: saiba o que é e o que faz um analista de BI na prática />
Quais as vantagens do People Analytics?
Conheça abaixo alguns benefícios da prática nos negócios:
- Melhor coordenação de pessoal;
- Armazenamento de dados importantes dos colaboradores;
- Informação disponível em tempo real;
- Fácil exportação de dados para apresentações e cases;
- Facilidade de detectar erros ou problemas;
- Implementação de medidas de correção para determinados padrões;
- Aumento do bem-estar e da sensação de pertencimento na empresa;
- Melhoria na produtividade;
- Melhoria da cultura da empresa.
Como o RH pode aplicar a metodologia People Analytics?
Agora que você entendeu a utilidade que é a obtenção de informações sobre a força de trabalho da empresa, saiba como você pode implementar medidas que irão contribuir para o bem-estar dos funcionários e posteriormente, no alcance das metas institucionais.
Captação de profissionais
Por meio da análise de talentos, a equipe de RH pode detectar certas características em colaboradores, como treinamentos feitos, experiência, progressão salarial, etc. Dessa forma, pode identificar os funcionários que estão demonstrando desempenho acima da média em uma determinada área.
Isso pode ajudar a otimizar o processo de uma seleção, pois a empresa pode procurar candidatos com essas mesmas características de forma interna e não externa, assim minimizando custos.
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Resolver problemas de rotatividade de pessoal
É mais comum do que se imagina quando diversos profissionais saem com frequência de determinada empresa ou setor. Se isso acontece há algo errado e deve ser mapeado.
Ao fazer uma análise das demissões e os motivos por trás delas, a empresa pode identificar quais funcionários estão mais propensos a deixar a empresa e tomar medidas para evitá-lo. Um programa de retenção eficaz pode ter um impacto significativo no orçamento de uma empresa.
A implementação de programas de remuneração, treinamentos e benefícios (auxílios, vales e outros) também pode ser uma medida preventiva que envolve um investimento de longo prazo, pois os custos diretos e indiretos de uma demissão costumam ser maiores, como a multa rescisória e as verbas trabalhistas.
Melhora de desempenho
Se um alto percentual de pessoas sai de uma empresa, provavelmente é porque não estão satisfeitas com o reconhecimento que está sendo oferecido a elas. Também é possível verificar se as promoções e aumentos têm um efeito direto no desempenho e na produtividade desses colaboradores.
Planejar o desenvolvimento e o crescimento da equipe
A equipe de RH pode analisar as trajetórias de carreira de seus líderes de equipe e entender como ajudar outros funcionários a desfrutar de uma progressão de nível e salarial na organização.
Da mesma forma, também é possível planejar as necessidades futuras da empresa e avaliar se a força de trabalho atual conseguirá atendê-las.
Maximizando o investimento em treinamento
O RH Analytics permite ver quanto tempo os funcionários levam para demonstrar melhorias após o treinamento e como isso impacta nos negócios. Também é possível identificar quais programas de treinamento ajudam os novos funcionários a se adaptarem melhor ao novo cargo e se tornarem produtivos em menos tempo.
Você deve entender que todos os dados importam! 📈
Principais tendências de People Analytics para ficar de olho
Sabemos que você é um profissional ou futuro RH bem-informado, por isso separamos 3 tendências na área para conhecer melhor.
Dados no planejamento estratégico
Uma tendência emergente nos últimos anos é a integração da análise de dados de RH no processo de planejamento estratégico da empresa. Considerando as métricas obtidas, é possível estabelecer prioridades e decidir quais ações levarão ao desempenho ideal do negócio.
Experiência do funcionário
A experiência do colaborador inclui todas as interações que o profissional tem com a empresa durante todo o ciclo de vida: indução, treinamento, gestão de desempenho, etc. Isso está, portanto, diretamente relacionado ao engajamento e desempenho do funcionário.
Antes, organizações não davam muito atenção para isso, mas isso mudou. As empresas estão cientes disso e entendem a importância.
Dados para seleção de líderes
Usando análises frequentes da metodologia dará para medir o desempenho dos empregados ao longo do tempo, o relacionamento com os outros, bem como as habilidades físicas e sociais. Com isso, dando para a equipe de RH informações suficientes para tomar decisões estratégicas para a captação de líderes dentro de uma empresa.
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