O que é Private Label Rights (PLR)? Qual sua importância para o marketing digital?

O Private Label Rights com certeza já esteve presente na sua vida e você nem percebeu. Inclusive, ele é uma boa maneira de ganhar dinheiro na internet.

Você conhece o Private Label Rights (PLR)? Essa é uma das mais novas formas dos empreendedores obterem dinheiro na internet. A técnica é super nova, mas, no mundo digital, traz resultados impressionantes.

Vivemos na era da informação e, com isso, o conhecimento tornou-se um produto altamente valioso. No meio digital, ele é conhecido como infoproduto e tem diversas formas de apresentação.

Dessa forma, esses infoprodutos são comercializados para outras pessoas com direitos de marca própria, ou seja, o Private Label Rights (PLR), que permite que o infoproduto seja revendido como se fosse de autoria própria.

Assim, se você é infoprodutor ou se interessa, em alguma instância, por marketing digital, você precisa atender a demanda do seu público e, por sua vez, dominar o PLR vai te ajudar nessa jornada.

Vamos aprender sobre Private Label Rights juntos? Siga a leitura!

O que é Private Label Rights?

Private Label Rights (PLR) são aqueles produtos que têm direitos de marca própria. Ou seja, o criador vende a licença que autoriza o comprador fazer a utilização, seja parcial ou total, do infoproduto vendido.

Em suma, um produto com PLR é um produto que tem licença de propriedade intelectual ofertada pelo autor no momento da venda. Com isso, o comprador pode alterar o conteúdo pertencente ao produto, personalizando e, caso desejado, comercializando-o como se fosse seu.

O PLR é livre de direitos autorais?

Com a licença de propriedade intelectual, o comprador tem a possibilidade e liberdade de divulgar o produto adquirido como se ele mesmo tivesse o criado, sem infringir nenhuma lei de direitos autorais.

O que você pode fazer com o Private Label Rights?

Em suma, vender, editar, combinar e até remixar o conteúdo, além de poder distribuí-lo gratuitamente.

Após alterado, a pessoa que comprou tem os mesmos direitos sobre o produto como se ele mesmo tivesse criado, por ter se tornado em conteúdo personalizado.

Diferença entre PLR, Dropshipping e Afiliado

PLR, Dropshipping e o Afiliado são conceitos diferentes. No entanto, algumas pessoas ainda os confundem. Veja o que significa cada um deles:

  • Dropshipping: ocorre como uma modalidade de e-commerce onde o produto vai diretamente do fornecedor para o cliente;
  • PLR: como você já sabe, é quando o comprador adquire os direitos de explorar, de maneira comercial, determinados produtos;
  • Afiliado: são profissionais que divulgam produtos e recebem comissão de vendas a cada compra feita através do seu link de divulgação.

Tipos de Private Label Rights?

O mundo é grande e a internet é vasta. Com isso, os tipos de Private Label Rights (PLR) também são. Hoje, queremos te apresentar quatro tipos de PLR. Provavelmente você pode até ter contato com todos eles!

1. Ebooks

Com os eBooks, você pode comprar o conteúdo digital dele em texto e colocar a sua marca para vendê-lo, o que te garante pouco trabalho.

Muitos eBooks PLR são em inglês, ou seja, vale a pena contratar um tradutor freelancer para traduzir todo o conteúdo para o português. Dessa forma, o seu conteúdo terá mais qualidade.

Ebooks são exemplos de Private Label Rights
Ebook é apenas um dos vários produtos que podem ser comercializados como Private Label Rights.

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2. Artigos

Essa opção de infoproduto é conhecida por não ser tão comercial, mas tem conteúdos interessantíssimos. Com PLR de artigos, você pode pegar todos eles e colocar no seu blog, possibilitando que os usuários tenham acesso aquele conteúdo realmente relevante.

3. Cursos online

Esse tipo de PLR é muito bem vendido. Os cursos online tem mais valor agregado, mas, automaticamente, você precisará traduzir e/ou legendar todo o material. Dá trabalho, mas vale a pena!

4. Áudios

Os áudios não são PLRs muito famosos, mas existe espaço para a venda dos mesmos, com certeza.

Existem possibilidades infinitas para o uso de áudios como PLRs: cursos completos em áudios, audiobooks, coletânea de áudios de meditação, por exemplo, e assim sucessivamente.

Use a sua criatividade!

Private Label Rights é lucrativo?

Sem dúvidas. Além do modelo de negócio ser flexível, a comercialização do Private Label Rights oferece grandes vantagens para seus compradores pelo baixo investimento inicial e as oportunidades de grandes remunerações no decorrer do crescimento do negócio.

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Melhores nichos para explorar com PLR

São vários os nichos que podem ser explorados com PLR. No entanto, alguns podem ser mais vantajosos. Hoje, iremos te apresentar cinco, são eles:

  • Mercado financeiro: uma pesquisa da EXAME afirma que esse é um dos melhores e mais lucrativos nichos para investir atualmente, visto que um terço da população ambiciona investir;
  • Saúde: depois da pandemia, diversos brasileiros sentiram, significativamente, o desejo de dedicar mais tempo em cuidados pessoais, que se relacionam com a saúde física e mental. Com isso, serviços e produtos para a saúde têm sido ótimos aliados na qualidade de vida da população;
  • Pets: desde a pandemia, o mercado de pets vem crescendo significativamente, e atingiu um faturamento de mais de R$ 31 bilhões em 2021, segundo o Monitor Mercantil;
  • Carreiras: organização, planejamento e capacitações se tornaram temas altamente procurados por profissionais que buscam crescer no mercado de trabalho. A tendência é que o ensino à distância continue crescendo e, com isso, o nicho de carreiras se aproveite dessa ascensão;
  • Desenvolvimento pessoal: aliado ao nicho supracitado, o desenvolvimento pessoal tem possibilitado uma maior qualidade de vida aos consumidores. Assim, a movimentação do mercado tem acontecido;
  • Idiomas: essa área tem sido intensificada por diversos fatores, ou seja, investir em PLR em idiomas pode ser perfeito para o seu sucesso.

Vantagens e desvantagens do Private Label Rights

Tudo que tem o seu lado bom, tem o seu lado ruim. Preparado para conhecer as vantagens e as desvantagens do PLR? Vamos lá!

Vantagens

  • Barato: mesmo com o tempo e gasto de personalizá-lo, um produto PLR é super barato;
  • Economia de tempo: ele libera a empresa de ter que passar um super tempo criando um conteúdo do zero e já passa para a fase de personalização logo após a compra;
  • Personalização: a empresa que comprou o produto tem a possibilidade de personalizá-lo para se adequar à mesma, o que é melhor para a marca e para a jornada do cliente.

Desvantagens

  • Baixa qualidade: por ser barato e feito para ser alterado, um produto PLR pode ser, facilmente escrito de forma vaga e, infelizmente, com baixa qualidade;
  • Potencial de plágio: existem empresas que sim, vendem conteúdo plagiado e, pode ser difícil para a empresa que compra o conteúdo PLR discernir se ele é um conteúdo original ou plagiado.

Qual o futuro do Private Label Rights?

Pela facilidade de criação de um negócio relacionado à produção de conteúdo e produtos PLRs, por ter baixo custo, o futuro é vermos muito mais deles à solta por aí. Portanto, que tal compreendê-los bem?

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