Recursos Humanos: um guia completo sobre a área de RH

Saiba detalhes desse setor e como se investir em um RH mais assertivo.

No mundo atual em que se busca a humanização em cada canto da sociedade, sobretudo quando falamos de mercado de trabalho, o setor de Recursos Humanos vem sendo cada vez mais importante para as empresas. 

Embora muitos ainda o vejam como uma área apenas de contrato e desligamento de funcionários, o RH é utilizado para valorizar e aproximar os funcionários entre si e com a empresa, através de ações que garantam a motivação e produtividade deles. 

É um setor que se transformou mais que um simples departamento operacional. Sem um RH estruturado, qualquer negócio fica prejudicado

Mas você sabe o que é o setor de RH e suas principais características? Neste artigo você vai saber isso e muito mais sobre essa área que faz parte do coração de uma empresa. Confira!

O que faz a área de recursos humanos?

O setor de recursos humanos é o responsável por organizar e cuidar do capital humano de uma empresa, ou seja, tudo relacionado ao trabalho dos funcionários e o desenvolvimento de cada pessoa de uma organização, o que vai desde os benefícios da contratação até o gerenciamento de uma marca empregadora e a construção da cultura organizacional. 

Assim, é uma área que impacta diretamente no sucesso das empresas, pois é ela quem vai fazer com que mais pessoas tenham orgulho de onde trabalham, indicar para amigos e ainda contribuir para a boa reputação de uma marca. 

Dentro do RH existem uma infinidade de especialidades que exemplificam suas formas de atuação. São elas:

Recrutamento e Seleção

É essa função que vai atrair e reter os melhores talentos para uma empresa. Afinal, usa atividades que identificam os melhores profissionais do mercado para selecioná-los para fazerem parte do time. 

Dentro dessa etapa há a parte de entender o que a empresa realmente precisa para construir uma vaga, daí fazer um job description, divulgação da vaga, triagem de currículos, análises de candidatos, entrevistas, realização de testes e diversas etapas necessárias para entender o perfil comportamental do candidato e se ele está alinhado ao que a empresa busca. 

As empresas que querem os melhores resultados precisam dos melhores times com ela, por isso é uma função tão importante dentro de uma organização. 

Definição de cargos e salários

Aqui o trabalho é cuidar da parte financeira do corpo da empresa, ou seja, dos salários e os requisitos de cargos e promoção de todos os funcionários

Portanto, é uma especialidade que entende as dores, as necessidades, descreve e especifica as funções para que seus salários sejam sempre compatíveis com o que é exigido. Por isso, é uma área que precisa estar em constante atualização com o mercado e o rumo dos concorrentes. 

É uma função que também usa muito a avaliação de desempenho para entender as promoções e desenvolvimento dos profissionais.

Além disso, é ela quem entende o que é preciso oferecer ao colaborador para que ele se sinta valorizado e motivado, pensando nos melhores benefícios de contratação.

Desenvolvimento pessoal e corporativo

Quando falamos de desenvolvimento é a respeito de atividades que melhorem a conscientização do trabalhador tanto na vida profissional como na pessoal.

Então, é um investimento em como ele pode se conhecer, quais são seus desafios, habilidades a se conquistar ou melhorar. Tudo para que se promova e capacite os colaboradores, fazendo-os crescer também como pessoas e não apenas como funcionários. 

Atuar nisso é um grande trunfo para a construção do capital humano de uma organização, pois funcionários mais felizes e com qualidade de vida, tendem a ser mais produtivos e trazem mais resultados. 

É você enxergar o funcionário como indivíduo e não como mais um dentro da empresa. Parte desse processo utiliza também a avaliação de desempenho e feedbacks dos funcionários. 

Gerenciamento de performance

Muito alinhada com a estratégia de um RH e a produtividade da empresa, no gerenciamento de performance se avalia o desempenho dos funcionários e busca entender os chamados KPIs, ou indicadores que moldam a capacidade e o rendimento dos funcionários. 

Para isso, são realizadas tarefas de monitoramento dessas metas e de gestão do trabalho de todo o corpo de uma empresa. É comum as organizações contarem com softwares específicos para isso.

Treinamentos

Aqui é o momento de colocar em prática o planejamento criado para desenvolver os colaboradores. Assim, são realizados treinamentos e capacitações para tornar todos os talentos os melhores possíveis para atingir os resultados e as metas da empresa.

A partir do gerenciamento de performance é possível visualizar as dificuldades no processo produtivo, e aí se aplica os treinamentos para reverter esses resultados negativos. 

Política de benefícios

É a função responsável por atuar na prática toda a gestão dos benefícios dos colaboradores, ou seja, monitorar se fazem sentido, se há algo a se complementar ou excluir. Tudo avaliando e valorizando o bem de cada funcionário

Monitoramento de métricas e estratégias

Dados são a alma do funcionamento de qualquer negócio. Logo, fazer uma gestão dos funcionários baseados em dados tornam os processos mais eficientes. 

Provisão de recursos humanos

Aqui o trabalho é garantir o perfeito funcionamento da organização, sempre pensando no capital humano. Produtividade, motivação, resultados devem servir sempre como parâmetro de qualquer ação. 

Departamento pessoal

É a equipe que faz a gestão dos funcionários, da parte burocrática de documentação, folhas de pagamento, férias, benefícios e tudo mais que assegura o funcionário e a empresa.

Qual a importância do RH para uma empresa?

Reforçando o que já foi dito, é ele quem gere uma empresa, pois o que seria dela sem seus funcionários? O RH é o que estimula a produtividade deles, os valoriza e motiva. 

Assim, usa estratégias que visam o crescimento da empresa, sendo um ponto de equilíbrio entre a gestão e os times

Com um grande investimento nessa área, a organização consegue:

  • Ter lideranças mais assertivas;
  • Mais produtividade;
  • Employer Branding, ou seja, ser uma marca empregadora;
  • Contribui para melhores resultados e receita;
  • Constrói a cultura e os valores da empresa;
  • Serve de braço para qualquer ação que envolva a instituição. 

Quais são os setores do RH?

Relacionado com as áreas e funções dentro da área de recursos humanos, os principais setores são: 

Departamento pessoal

Que é a parte burocrática do RH. Tudo relacionado aos funcionários e documentações.

Recrutamento

Quem forma as equipes de trabalho atuando como captador de talentos.

Remuneração

Responsável pelo pagamento de todos os funcionários.

Segurança do trabalho

O que garante que as condições de trabalho estão seguras, reduzindo riscos de acidentes e adoecimento dos colaboradores.

Benefícios

Alinhado com o pagamento, mas aqui são os complementos, ou seja, os benefícios de contratação, como: vale-transporte, vale-refeição, vale alimentação, plano de saúde e odontológico, auxílio home office, entre outros. 

Principais indicadores de RH

Conforme já foi falado, é importante monitorar de forma constante algumas métricas e indicadores estratégicos para que a empresa continue crescendo e retendo os melhores talentos. 

A partir disso, alguns indicadores-chaves são importantes para se investirem ações, sendo os principais:

Turnover e Absenteísmo

O turnover é o que diz sobre a rotatividade de funcionários dentro de uma organização, sendo importante para a saúde da organização e uma boa reputação. E o absenteísmo quer dizer sobre os atrasos e faltas, o que também diz muito sobre a gestão de pessoas da organização. 

Quando esses índices estão muito altos é ruim para o crescimento da empresa. E normalmente eles acontecem por falta de motivação e valorização dos colaboradores. 

Índice de retenção de talentos e tempo médio na empresa

Através dele que você acompanha a eficiência da gestão do banco de talentos da empresa, sendo também relacionado com o indicador acima. 

Assim, é possível entender a performance dos colaboradores e entender quais os gaps para a empresa evoluir cada vez mais, assim como seus funcionários. 

Produtividade e avaliação de aprendizagem

Aqui se considera os critérios de tempo, qualidade e custos para assim calcular a produtividade da empresa. Além disso, há a avaliação de aprendizagem que é um dos indicadores da eficiência dos processos de treinamento da empresa.

Retorno sobre investimento (ROI) em treinamentos

Ele funciona a partir das metas estabelecidas no planejamento da gestão e no que se pretende atingir. Daí vê se há o retorno suficiente ou está gastando mais do que deveria. 

O que é RH estratégico?

A gestão de pessoas transformou a forma como a área de recursos humanos trabalha nas empresas atuais. Se comparar com o que era antigamente, o RH foi totalmente redesenhado buscando sempre mais resultados. 

Como era o RH do passado? Tinha processos muito engessados e dependentes da liderança, oferecendo sempre o básico aos funcionários e não contribuindo com inovações no clima organizacional.

Com isso, era mais difícil de se concorrer no mercado, já que toda a empresa tinha mais ou menos o mesmo padrão, sem muitos diferenciais.

Já hoje, ele é um setor completamente estratégico e integrado à empresa e aos funcionários, sempre buscando o bem dos dois em conjunto. 

No RH estratégico as pessoas são importantes pois são elas que vão fazer a equipe e a empresa alcançarem seus resultados e, assim, são realizadas ações de integração, satisfação e produtividade no ambiente organizacional. 

Além disso, esse novo RH é baseado na tecnologia e no melhor que os dados podem oferecer em sua atuação. A automatização e a agilidade são características básicas dessa rotina, bem como a integração com todos os setores da empresa. 

O que é RH ágil?

Atuando falamos da nomenclatura RH ágil, também está relacionado ao estratégico, mas com outro viés. Aqui o foco é na incorporação das mudanças tecnológicas no mundo corporativo de forma que otimize todos os processos. 

Alguns exemplos disso são:

1. Avaliação do desempenho constante: onde se melhora a performance dos talentos;

2. Investimento na liderança humanizada: com o intuito de desenvolver os gestores de equipes para que eles sejam tão comprometidos com seus liderados quanto com as metas da diretoria, estabelecendo uma relação de parceria com seus liderados;

3. Reestruturação da política de remuneração: maior reconhecimento com oferecimento de benefícios e bonificações;

4. Estímulo do engajamento e da produtividade: a interação entre as áreas promove esses fatores;

5. Propiciando a organização das tarefas e as prioridades dos setores: dando mais clareza e resultados.

Como construir o departamento de Recursos Humanos ideal?

Após entender todo o conceito e características, é hora da prática. Como construir esse temido RH que traz resultados, produtividade e humanização?

Algumas etapas podem ajudar nisso, são elas:

#1 Planejamento

Base de qualquer gestão empresarial, com ele é possível ter muito mais clareza do que é preciso fazer e atingir essas metas. 

Um bom planejamento conta com objetivos gerais e específicos, com metas de curto, médio e longo prazo e com ações pontuais.

#2 Investimento em parcerias

Contar com aliados em um processo de estruturação do setor de Recursos Humanos é uma forma de garantir o sucesso. Eles trazem um olhar valioso para sua gestão.

#3 Uso de ferramentas

Usar a tecnologia e os benefícios que a agilidade e qualidade podem trazer ao trabalho. Assim, é possível automatizar diversos processos, centralizar informações, otimizar o tempo, aproveitar melhor os recursos e garantir resultados, como a Gupy e a Sólides.

#4 Respeito às normas internas

Nunca deixar de cumprir com as normas internas do setor, pois muitas empresas que acabam trabalhando sem códigos e processos bem definidos começam a regredir. E você não quer isso, certo?

#5 Desenvolvimento da cultura e dos valores da empresa

Isso contribui para construir times cada vez mais eficientes e assertivos, fomentando um ambiente mais sadio e de resultados. 

Esse setor também busca tecnologias que possam auxiliar no engajamento dos profissionais desde o momento de recrutamento. 

Alguns valores que pode investir são:

  • empatia;
  • desejo em desenvolver pessoas;
  • garra e coragem;
  • protagonismo;
  • cultura de feedback;
  • humildade;
  • colaboração.

Portanto, a área de recursos humanos é de suma importância para uma empresa e deve estar em constante atualização e inovação para se manter competitiva e valorizando o maior bem das corporações: as pessoas. 

Gostou do conteúdo? Saiba como melhorar a gestão do seu RH com aplicação de metodologias ágeis. Confira nossa trilha de especialização em Inovação e Gestão Ágil e aplique agora na sua rotina.

Continue Aprendendo

spot_img