O que você sabe sobre tecnologia espacial? No dia 20 de julho, é comemorado um marco que mudou os rumos da humanidade: a chegada do homem à Lua.
A partir de agora, você vai entender como esse acontecimento histórico impulsionou o desenvolvimento tecnológico e inspirou gerações de jovens a seguir carreiras em tecnologia, ciência e matemática.
A tecnologia espacial e a expedição para a Lua
Em 1957, tivemos o início da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, em meio à Guerra Fria. Cada país queria apresentar mais inovações e “conquistar o espaço” seria uma demonstração de poder, tecnologia e desenvolvimento.
Assim, lançaram satélites, sondas e realizaram as primeiras expedições — inclusive com animais, como a cachorrinha Laika, lançada no satélite russo Sputnik 2, em 1957, para uma viagem sem volta.
Como eram os computadores da época?
Como você pode imaginar, os computadores eram BEM básicos. Qualquer celular mediano dos dias de hoje é muito mais potente do que o computador da NASA que levou o homem à Lua.
O Apollo Guidance Computer (AGC), computador de bordo que fornecia recursos computacionais e controles para orientação e navegação durante o Projeto Apollo, foi um dos primeiros computadores baseados em Circuito Integrado (IC). Em uma época em que computadores ocupavam quase salas inteiras, este era um dos mais potentes.
As mulheres da corrida espacial
Muitas foram as pessoas envolvidas em toda a corrida espacial, especialmente na chegada do homem à Lua. Confira os nomes de algumas mulheres que fizeram história no campo da tecnologia.
Margaret Hamilton: a programadora que salvou a missão à Lua
Com 25 anos, Hamilton se tornou a primeira engenheira de programação e a primeira mulher a fazer parte do Projeto Apollo. Ela liderou o time do Laboratório de Instrumentação do MIT, cuja função era a criação do software do AGC.
A Apollo 11 quase não pousou na Lua por causa de um bug: um alerta no sistema de voo avisou que o software estava sobrecarregado. Hamilton já havia previsto o bug e o computador foi programado para se restaurar e se estabilizar.
Dorothy Vaughan: uma das primeiras programadoras
Dorothy Vaughan começou o seu caminho na matemática antes de entrar, em 1943, na NACA — posteriormente, NASA. Ela integrou a West Area Computing Unit, composta por mulheres negras, e se tornou a primeira pessoa negra a assumir uma função de supervisão na NACA.
Vaughan dominou a programação e ainda ensinou a habilidade para suas colegas. Mesmo após encerrar sua jornada na NASA, continuou incentivando mulheres a ingressarem no campo da ciência e da tecnologia.
Katherine Johnson: a cientista dos astros
Katherine Johnson foi uma matemática cujos cálculos da mecânica orbital foram fundamentais para o sucesso dos voos espaciais tripulados nos EUA. Ao longo dos seus 33 anos de carreira na NASA, ela ganhou a reputação de dominar cálculos manuais complexos e foi pioneira no uso de computadores para realizar as tarefas. O trabalho de Johnson incluiu o cálculo de trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para voos espaciais.
A corrida espacial e o desenvolvimento tecnológico
O pouso da Apollo 11 aconteceu no dia 20 de julho de 1969 e, quando pisou na Lua, Neil Armstrong disse a tão famosa frase: “esse é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. Ele estava mais do que certo!
A Apollo 11 estabeleceu a base para missões futuras, como a exploração de Marte e a criação de bases lunares, mostrando a importância da inovação, influenciando políticas e práticas. A busca do homem pela Lua contribuiu para o desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicações, computação, propulsão de foguetes e muito mais, além da evolução dos diversos campos da tecnologia que temos hoje e de outras áreas da sociedade.
Simulações e testes: o cerne da tecnologia espacial
Mas mesmo nos dias atuais, existe um grande empecilho para o maior sucesso das explorações espaciais: nós não sabemos calcular a gravidade.
Então, desde a chegada do homem à Lua até hoje, a forma como enviamos para o espaço satélites, animais, pessoas e mais, é através de simulações.
No passado, eram feitos modelos IMENSOS de cenários e testes eram realizados em diversas condições, como, por exemplo, de temperatura. Além disso, os cientistas usavam estilingues para lançar objetos e tentar prever a trajetória, e é assim que os foguetes são lançados para fora da atmosfera.
Agora, já temos os cálculos e dados para realizar essas simulações no computador e para que essas simulações sejam possíveis, softwares são necessários. É por isso que, atualmente, temos empresas famosas focadas em tecnologia espacial, que precisam de profissionais de todas as áreas tech.
Algumas das carreiras mais procuradas, são:
- Especialistas em Dados e IA, como cientistas, analistas e engenheiros capazes de coletar, processar, analisar e interpretar grandes volumes de dados.
- Gerentes de Projeto, especialistas em inovação e agilidade, por exemplo, para pensarem no projeto de simulação.
- Arquitetos de Software, para falar como o projeto vai funcionar e preparar a arquitetura para fazê-lo acontecer.
- Desenvolvedores de Software, principalmente com conhecimentos em Python, para colocar a mão na massa da programação.
- Especialistas em Cibersegurança, para manter em segurança todos os dados gerados, além de toda a infraestrutura da empresa (como a própria NASA).
- Especialistas em Cloud, para o processamento e armazenamento da imensa quantidade de dados gerados.
Todos esses profissionais são necessários também para a criação e manutenção dos sistemas de comunicação dos foguetes, painéis, treinamento de astronautas e mais.
Aliás, a NASA possui em seu site oficial uma página exclusiva para convidar profissionais de Dados, Cyber e TI em geral! Esse é o tamanho da importância desses profissionais para a tecnologia espacial.
Conheça a Faculdade XP
A tecnologia transforma o mundo e nós transformamos profissionais de tecnologia! O nosso grande sonho é ver as carreiras dos nossos alunos indo mais longe do que a Lua.
Porque se o seu sonho é atuar com tecnologia espacial, ou se você deseja ter os conhecimentos para aproveitar as tecnologias que se desenvolvem todos os dias, temos a solução educacional ideal para você:
- Se você não possui uma graduação no currículo, clique aqui e conheça o Bootcamp Pass! É a nossa plataforma por assinatura que reúne mais de 3500 horas de conteúdos dos nossos bootcamps em tecnologia.
- Se você já é graduado(a), é hora de conquistar uma especialização. Temos cursos de pós em Tech com IA no formato híbrido (aulas ao vivo e aulas gravadas) e cursos de pós em Tech no formato assíncrono (aulas gravadas). Clique aqui para conhecer!