Tipos de empreendedorismo: 8 formas de empreender no Brasil

O sonho de ter um negócio próprio sempre fez parte da vida de muitos brasileiros. Porém, muitos sequer sabem por onde começar ou o que precisam fazer para tirar seus sonhos do papel. Pois fique sabendo que não faltam opções, uma vez que há diversos tipos de empreendedorismo e você certamente encontrará o seu caminho.

A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2021, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, constatou que o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking mundial de empreendedorismo

Há mais de 14 milhões de brasileiros comandando seu próprio negócio no país, o que equivale a 9,9% da população adulta (entre 18 e 64 anos). Seja devido à falta de oportunidades no mercado formal, ou pelo desejo de independência, esse dado mostra que o empreendedorismo está no sangue do brasileiro.

Neste post, além de entender o que significa empreender e quais são as principais características dos empreendedores, você irá conhecer os 8 principais tipos de empreendedorismo que temos no Brasil atualmente. São eles:

  1. informal;
  2. individual;
  3. digital;
  4. franqueado;
  5. cooperado;
  6. corporativo;
  7. público;
  8. social.

Para entender como funciona cada um deles e descobrir com qual você se identifica, é só continuar conosco. Aproveite a leitura! 

O que significa empreender?

Empreender é a capacidade de encontrar soluções para problemas corriqueiros, e transformar isso em um negócio capaz de gerar lucros.

Logo, um empreendedor é aquele que enxerga oportunidades em meio aos problemas, passando a explorar isso comercialmente, ao oferecer a solução para pessoas que compartilham das mesmas necessidades.

A partir disso, surgem diversos tipos de empreendedorismo, que apresentaremos ao longo deste post.

Quem pode ser empreendedor?

Basicamente, qualquer pessoa pode empreender. É claro que alguns terão mais facilidade que outros, seja por terem os conhecimentos e habilidades necessárias ou até mesmo por ter melhores condições financeiras, o que representa uma grande vantagem neste meio.

Porém, de nada adianta ter todo o dinheiro do mundo à sua disposição e não ter aquele “click”, uma ideia inovadora, capaz de virar a chave e romper paradigmas.

Em outras palavras, basta ter uma ideia e conseguir executá-la, o que sabemos, nem sempre é uma tarefa fácil.

>>> Será que você tem o que é preciso? Veja neste post: Confira quais as características de um empreendedor de sucesso!

Quais são os principais tipos de empreendedores?

Muita gente tem o desejo de empreender, mas nem todos conseguem tirar as ideias do papel e dar vida aos seus sonhos. Mas, por que será que isso acontece? A resposta pode estar nas habilidades de cada tipo de empreendedor.

Podemos classificar os empreendedores em três categorias principais

  • visionário: popularmente conhecido como alguém que tem o “tino para os negócios”. Ou seja, aquela pessoa que pensa fora da caixa e tem ideias revolucionárias;
  • técnico: aquele que possui o conhecimento de execução necessário para tirar as ideias do papel;
  • gestor: possui grandes habilidades no gerenciamento de recursos, tanto humanos quanto financeiros.

Dificilmente uma única pessoa irá se destacar nos três campos. Por isso, o ideal é juntar-se a outros empreendedores com diferentes habilidades, formando um time balanceado, capaz de suprir as necessidades exigidas por essas três áreas.

8 principais tipos de empreendedorismo

Agora que você já sabe quais são as características básicas de um empreendedor, vamos conhecer quais são os principais tipos de empreendedorismo, com exemplos de empreendimentos para ilustrar cada um deles. 

1. Empreendedor informal

O trabalhador informal é aquele tipo de empreendedorismo que surge por necessidade, afinal, as pessoas precisam sobreviver, não é mesmo?

Por não possuírem nenhum tipo de registro, essa categoria define sua própria rotina, o que confere certo grau de liberdade. Porém, ganham apenas de acordo com sua produtividade e não possuem nenhum tipo de benefício além do salário.

Exemplos comuns desta categoria são os entregadores e motoristas de aplicativos.

2. Empreendedor individual

Também conhecido como microempreendedor individual ou simplesmente MEI, é provavelmente o tipo de empreendedorismo mais comum no Brasil atualmente.

Trata-se daquele empreendedor que optou pela formalização, regularizando sua atuação profissional. Por conta disso, conta com CNPJ e pode inclusive emitir nota fiscal, o que lhe concede direito a benefícios, como: redução de encargos, contribuição para o INSS, auxílio doença, auxílio maternidade, dentre outros.

Há uma vasta gama de exemplos que podem ser citados aqui, incluindo basicamente qualquer tipo de trabalhador autônomo, como: encanadores, pedreiros, cabeleireiros, confeiteiros, mecânicos, etc.

3. Empreendedor digital

O empreendedorismo digital está cada vez mais em alta na vida dos brasileiros, uma vez que confere ao trabalhador a possibilidade de trabalhar de casa, através da internet, criando sua própria rotina.

Em geral, este profissional atua com a produção e comercialização de materiais audiovisuais, como cursos e e-books, ou simplesmente criando conteúdos com o objetivo de vender produtos de terceiros em troca de comissões.

Um dos maiores exemplos desta categoria é o caso de empreendedores que trabalham com vendas comissionadas em plataformas como a Hotmart.

4. Empreendedor franqueado

O modelo de franquias funciona como um atalho para o empreendedor, que compra os direitos sobre o uso da marca e passa a contar com um modelo de negócios todo estruturado.

Para entrar neste meio, é necessário um investimento inicial, que varia de acordo com a franquia escolhida. Mesmo se tratando de um negócio pré-formatado, ainda é preciso muito esforço por parte do empreendedor para alcançar bons resultados.

Se você sempre quis entrar neste ramo, as franquias estão entre os principais tipos de negócios para empreender. Alguns grandes exemplos são: Cacau Show, McDonald’s, CVC, Havaianas, O Boticário, Subway, etc.

>>> Se você tem interesse nesta modalidade, confira também este post: As 10 melhores franquias para você investir

5. Empreendedor cooperado

Você já deve ter ouvido a frase: “a união faz a força”, não é mesmo?

É exatamente disso que se trata este tipo de empreendedorismo, que não envolve apenas um, mas sim um grupo de empreendedores, unidos em prol de um objetivo em comum, formando uma cooperativa. Assim, esses indivíduos têm seus custos reduzidos e conseguem produzir em maior escala.

Alguns exemplos de grandes empresas que iniciaram como pequenas cooperativas são: Vale, Coamo, Sicredi, Frimesa, dentre outras.

6. Empreendedor público

Contrariando o estereótipo do servidor público, geralmente visto como acomodado, o empreendedor público é aquele que está disposto a fazer a diferença e cumprir com o seu papel.

Para isso, são focados em fazer bom uso das verbas públicas, desenvolvendo soluções capazes de contribuir positivamente com a vida da população.

Como o próprio nome sugere, sua atuação se dará em órgãos governamentais, como: BNDES, Correios, Caixa Econômica Federal, IBAMA, INSS, etc.

7. Empreendedor corporativo

Também conhecido como intraempreendedor, ele não empreende por conta própria, mas sim dentro da organização na qual trabalha. É aquele tipo de colaborador que possui voz ativa dentro da empresa e faz acontecer. 

Lembrando a definição de empreendedorismo, é aquele sujeito que enxerga soluções em meio aos problemas e, dessa forma, contribui ativamente para o crescimento da empresa. Por conta disso, geralmente ocupa cargos de gestão.

8. Empreendedor social

Esse tipo de empreendedorismo tem um forte viés altruísta, com grande foco em causas sociais e na promoção do bem-estar do próximo, atuando em campos como meio ambiente, saúde e educação.

Dentre os exemplos de iniciativas nesta área, temos o projeto Litro de Luz, que leva luz às pessoas que vivem em regiões sem acesso a energia elétrica; e o Instituto Gerando Falcões, que tem como objetivo estimular o protagonismo de jovens de comunidades carentes para atuar na transformação da sociedade.

Se você quer uma boa dose de inspiração para a sua jornada no empreendedorismo, confira esta entrevista incrível que o Primo Rico fez com Rick Chesther, falando sobre como empreender do zero:

>>> Quer ir ainda mais longe? Então, leia este post: 4 lições sobre empreendedorismo de Guilherme Benchimol

Que tipo de empreendedor você é?

Como você pode ver, há tipos de empreendedorismo para todos os gostos. Se você quer fazer acontecer e tem verdadeira paixão por transformar o mundo ao seu redor, certamente irá encontrar o seu caminho em alguma dessas opções.

Porém, sabemos muito bem que empreender requer muita dedicação e esforço, mas não é só isso. Você também precisa saber como lidar com o dinheiro e, é claro, aprender a investir, a fim de multiplicar seus lucros para crescer o seu negócio.

Então, que tal conhecer nosso curso Dinheiro Sem Tabu: Crenças Limitantes? Assim, você entenderá como certas crenças limitantes impactam a sua vida financeira, quebrando os tabus relacionados com o dinheiro. Inscreva-se hoje mesmo e dê o próximo passo em busca da prosperidade financeira!

Continue Aprendendo

spot_img