Você já ouviu falar em insurtech? As inovações tecnológicas estão revolucionando empresas de diversos setores. Na indústria de seguros, não é diferente!
As insurtechs vem transformando a forma como as companhias criam, distribuem e administram seus produtos. Dessa forma, essas empresas surgem com o propósito de facilitar a vida de empresas e clientes, em um mercado que é conhecido pelo excesso de burocracias e documentações. 🚀
Segundo o relatório publicado pela Digital Insurance Latam em julho de 2021, o Brasil é o país da América Latina com mais companhias do tipo insurtech. Ao todo, são 129 do total de 352 negócios contabilizados. 📈
Atualmente, o número deve ser maior. Isso porque o potencial de crescimento desse mercado é de 25% ao ano. Mas, afinal, o que é uma insurtech? Entenda mais ao longo do artigo.
O que é uma insurtech?
Insurtech é a junção das palavras insurance (seguro) e technology (tecnologia). Pelo nome, já é possível entender o conceito dessas empresas: startups de tecnologia voltadas para o mercado de seguros.
Em geral, tratam-se de são negócios digitais independentes, diferentes das companhias coligadas de bancos ou de grandes organizações de seguros.
Então, em uma insurtech, a tecnologia desempenha um papel preponderante para inovar a cadeia de valor do mercado de seguros e seu ecossistema – seguradoras, corretoras, intermediários e segurados.
Dessa maneira, as startups de seguros apresentam modelos inovadores, descomplicados e ágeis tanto na forma de vender produtos quanto na usabilidade e otimização de processos. Por isso é considerado algo bem diferente daquele formato tradicional e burocrático que conhecemos de grandes seguradoras. 😁
Como a Inteligência Artificial está mudando o mercado de seguros?
Um dos grandes diferenciais de uma insurtech é o modelo centrado no cliente. Esse modelo de empresa oferece ao consumidor experiências personalizadas e atendimento digital, além de planos e produtos sob demanda.
Então, o foco de uma startup de seguros está na digitalização e na desburocratização na abordagem do atendimento ao cliente. O objetivo é, portanto, melhorar a comunicação e a agilidade no processamento de reclamações. Isso tudo só é possível por meio de ferramentas de inteligência artificial. 🧠
Um relatório publicado pelo Instituto Global McKinsey aponta a covid-19 como um impulsionador para a adoção mais rápida de automação e IA, especialmente para trabalhos que demandam altos níveis de interação humana, como o setor de seguros.
Dessa forma, essas tecnologias de automação possibilitam a implementação de chatbots como ferramentas mais eficazes para o atendimento ao cliente, com respostas instantâneas e disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, elas também ajudam na detecção e prevenção a fraudes.
As ferramentas de inteligência artificial apoiam na oferta do produto certo, com base no perfil e na jornada do consumidor, através do fornecimento de informações e machine learning. Por isso, com tantas informações assertivas, essas empresas conseguem oferecer, inclusive, serviços personalizados.
Benefícios de uma insurtech
Uma insurtech apresenta diversos benefícios. Aqui vale citar: modernização de processos, automação de operações, eficiência operacional e melhora no relacionamento com o cliente. Confira abaixo outras vantagens em detalhe:
Garantia de seguro para pequenas empresas
As startups focadas em seguros revolucionaram o mercado ao olharem também para as outras necessidades e os nichos descobertos do mercado, com produtos mais acessíveis para o bolso do consumidor.
Isso vale para a pequena empresa que, muitas vezes, pelo seu perfil de negócio, não encontrava opções disponíveis no mercado que atendesse suas necessidades e coubesse em seu orçamento. Até pouco tempo, a prioridade das grandes seguradoras era negócios maiores e com grande potencial de lucro.
Gestão de sinistros
Uma das grandes transformações com a chegada das insurtechs foi justamente em um dos pontos que é uma dor para grande parte dos clientes: a gestão de sinistros. Este processo costuma ser bastante demorado e burocrático, com diversas etapas e um prazo médio de 30 dias para conclusão.
Dessa forma, algumas empresas já contam com uma digitalização para a gestão de sinistros. Através das tecnologias de inteligência artificial, elas oferecem automação do serviço, desde o processamento até o pagamento do segurado, tudo de forma 100% digital e rápida.
Atualmente, já existem insurtechs no mercado com casos de gestão de sinistros concluídos em menos de 24 horas.
Portanto, estes programas também ajudam as empresas na organização e gestão das notificações, com grande parte do processo automatizado e sistemas de detecção de fraude.
Aplicativos voltados ao consumidor
Hoje, os clientes podem acessar todas suas necessidades de seguros através de aplicativos completos e amigáveis. Assim, você consegue acessar os serviços contratados, falar com o atendimento ao cliente, tirar dúvidas e até entrar com um processo de sinistro. 📱
A distribuição de produtos também ficou mais simples com os aplicativos voltados ao consumidor. Através deles é possível contratar um seguro para aquela viagem que surgiu de última hora ou uma proteção para a bicicleta nova em questão de minutos, sem depender de contatos com corretores e pilhas de documentos.
Exemplos de insurtechs brasileiras
Como falamos no início deste artigo, o mercado de insurtechs brasileiras está em expansão e concentra 32% das empresas da América Latina. 🇧🇷
A seguir separamos alguns exemplos para você conhecer:
88i Seguradora Digital
A empresa oferece soluções para pessoas físicas e empresas, distribuindo produtos e serviços de seguradoras cadastradas, com uma plataforma personalizada para o corretor administrar suas vendas.
Kakau
A Kakau é uma plataforma digital de serviços por assinatura, com contratação online sem burocracias e cancelamento sem carência.
Dessa forma, a empresa cria suas soluções em seguros a partir de análise de dados com aplicação de inteligência artificial. Os principais produtos oferecidos são para proteção de bicicletas e celulares.
Ciclic
A Ciclic oferece contratação rápida e 100% digital de seguros como saúde pet, seguro viagem, seguro celular, saúde e empréstimo. Além disso, a Ciclic também oferece planos de previdência privada voltados ao jovem.
Minuto Seguros
A Minuto Seguros conta com uma solução tecnológica para comparar e cotar diversos planos de diferentes seguradoras, facilitando a tomada de decisão para quem quer fazer uma contratação.
Dessa maneira, o foco da empresa é o seguro auto, porém, ela também oferece produtos para viagem, casa, saúde, vida, empresas, entre outros.
ThinkSeg
A startup 100% digital oferece seguro auto no modelo “pay per use”. Assim, o usuário paga uma assinatura mensal e um adicional de centavos por quilômetro rodado. A cobertura de serviços é grande e o cliente pode solicitar o cancelamento do seguro em qualquer momento.
Pitzi
A Pitzi é uma empresa focada em proteção para celulares, oferecendo seguro contra roubo, furto e acidentes diversos, com planos a partir de R$5,00 ao mês. A companhia disponibiliza um fluxo ágil e intuitivo para o processamento de sinistros.
Fintech vs Insurtech
O sufixo ‘tech’ é utilizado normalmente para caracterizar empresas que nasceram e desenvolveram seu modelo de negócios de forma digital. Porém, fintechs e insurtechs são companhias de segmentos distintos. Veja abaixo!
Fintech
As fintechs são empresas voltadas ao setor financeiro. Por meio da tecnologia, essas startups oferecem inovações para diversos processos tradicionais de entrega de serviços financeiros. Aqui vale citar soluções de pagamento, financiamento, empréstimos, gestão de poupança, entre outros.
Dessa forma, as fintechs surgiram como alternativas aos grandes bancos que dominavam os serviços financeiros, com atendimentos burocráticos e demorados.
Hoje, é possível abrir uma conta digital através do celular e ter acesso a um cartão de crédito em questão de minutos, sem precisar ir até uma agência de banco com diversos documentos em mãos.
Insurtech
As insurtechs são empresas voltadas para o setor de seguros e promovem soluções otimizadas e personalizadas para desburocratizar processos.
Essas empresas utilizam, portanto, tecnologias para criar novas maneiras para a entrega de produtos e serviços, de forma ultra-personalizada, e para otimizar o atendimento ao cliente.
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