O que é Treinamento e Desenvolvimento, para que serve e tipos

Apesar do investimento de alto custo, o T&D trazem diversos benefícios a longo prazo para a empresa

Às vezes, manter um time de profissionais motivados é um dos maiores desafios para aqueles que trabalham com Recursos Humanos (RH). Por isso, o treinamento e desenvolvimento (T&D) é um elemento muito importante para corporações que desejam alcançar um alto desempenho. 

Porém, não basta ofertar treinamentos sem planejamento ou sem profissionais qualificados para conduzir as atividades propostas.

Neste artigo, vamos falar sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas, a diferença entre cada um dos processos e como aplicá-los no seu ambiente de trabalho.     

O que é treinamento e desenvolvimento?

Resumidamente, podemos falar do conceito de treinamento e desenvolvimento como um conjunto de ações de práticas e ações planejadas pela empresa para capacitar os seus colaboradores a curto e longo prazo.

Dessa forma, os colaboradores entregam melhores resultado e cada vez mais alinhados com os objetivos organizacionais da empresa.

Principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento

Apesar do T&D caminharem lado a lado, e muitas vezes serem aplicados em conjuntos, treinamento e desenvolvimento são coisas distintas.

De acordo com Chiavenato, escritor e consultor administrativo, o treinamento é uma iniciativa focada no presente, ou seja, é uma iniciativa a curto prazo que ajuda no aprimoramento das habilidades dos colaboradores. Em alguns casos, o treinamento é exigido por lei para que o colaborador possa ocupar o cargo ou realizar certas atividades.

Já o desenvolvimento é um processo a longo prazo focado em desenvolver competências chave a partir das necessidades estratégicas do negócio e do plano de carreira construído para o colaborador.    

Para não restar dúvidas, preparamos um quadro com as diferenças entre T&D:

TreinamentoDesenvolvimento
Resultado imediatoResultado a longo prazo
Qualificação de competências individuaisDesenvolvimento de novas competências que serão requeridas no futuro
Prepara o colaborador para exercer sua função atualPrepara o colaborador para assumir novos cargos dentro da empresa
Melhora as habilidades e competênciasAumenta a competitividade mercadológica
Principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento

Importância do T&D nas empresas

Independentemente se o projeto da empresa envolve só treinamento ou desenvolvimento, quando bem executados eles trazem uma série de benefícios para todos os colaboradores.

Abaixo, listamos 5 dos inúmeros benefícios que o T&D proporcionam a organização:

  • Aumento na produtividade: quanto mais capacitado o colaborador estiver, melhor ele desempenhará suas atividades e menor serão as chances de erros;
  • Descoberta de novos talentos: muitas vezes, as ações de T&D fazem com que a pessoa descubra habilidades que ela nem imaginava ter aptidão;
  • Maior competividade no mercado: com uma equipe de profissionais qualificados, a empresa consegue se destacar no mercado pela qualidade dos serviços ou produtos entregues;
  • Melhoria no clima organizacional: ao entender o seu papel e a sua importância dentro da organização, o colaborador se sente pertencente à instituição e se relaciona melhor com seus colegas de equipe;
  • Satisfação com o trabalho: ao perceber as oportunidades de crescimento na empresa e ao se sentir valorizado, o colaborador se sente mais feliz com o seu trabalho.   

Papel do RH no plano de treinamento e desenvolvimento

Os profissionais de RH os responsáveis por incentivar e investir no crescimento de seus colaboradores.

Logo, para que isso funcione bem, a equipe de recursos humanos deve atuar de diversas maneiras. Por exemplo, investir em um sistema de gerenciamento, dar feedbacks constantes para os colaboradores ou desenvolver um plano de carreira e salários.      

Ação de treinamento e desenvolvimento
O RH é parte fundamental nas ações de treinamento e desenvolvimento nas empresas.

Tipos de treinamento e desenvolvimento

Agora que você já sabe a diferença entre treinamento e desenvolvimento, deve estar se perguntando quais os tipos de T&D mais populares nas empresas.

Confira abaixo quais são e qual o objetivo de cada um:

Tipos de Treinamento

  1. Atualização profissional: acontece quando as habilidades do colaborador já estão defasadas e ele precisa se atualizar as novas práticas do mercado;
  2. Integração e promoção de pessoas: ocorre quando um colaborador é promovido ou quando um novo chega a empresa e precisa de treinamentos para entender melhor o funcionamento do setor;
  3. Soft skills: as soft skills estão ligadas as habilidades de se relacionar os outros e lidar com as próprias emoções. Os treinamentos buscam melhorar essa relação interpessoal entre a equipe.

Tipos de desenvolvimento

  1. Alinhamento de mudanças: indicado para quando a empresa fazer grandes mudanças em seus processos para continuar acompanhando as inovações tecnológicas;
  2. Carreira: aqui, o RH faz um trabalho de crescimento profissional a partir do plano de carreira desenhado para o profissional;
  3. Educação contínua: a empresa oferece ao colaborador especialização e cursos externos para que ele se mantenha em uma rotina de constante aprendizado.

Métodos de treinamento e desenvolvimento

Os tipos de T&D falam sobre o que será desenvolvido, já os métodos de T&D sobre como isso será desenvolvido e colocado em prática.

Confira abaixo a aplicação de cada metodologia:

Métodos de treinamento

Aprendizagem social

É o aprendizado por meio do contato direto com profissionais e com o local onde o colaborador vai atuar.

Cursos EAD e bootcamps

Alternativa para quando a empresa deseja aplicar o treinamento com vários colaboradores de diferentes locais. Os bootcamps, por exemplo, são cursos extremamente imersivos e práticos que garantem um excelente treinamento dos colaboradores.

Workshops

Oficinas com foco na prática dos processos desenvolvidos pela função do colaborador.

Métodos de desenvolvimento

Feedback

Consiste em retornos sobre as atividades e o trabalho desempenhado pelo colaborar, visando a melhoria contínua.

Qualificação externa

Quando a empresa dá ao colaborador a oportunidade de fazer pós-graduação, curso profissionalizante e afins. Ou seja, cursos de longa duração.

Mentoria

Profissionais bem-sucedidos são escolhidos para estimular o colaborador e fazer com que ele mude o seu mindset, focando no seu crescimento profissional. 

T&D para cada nível hierárquico 

As práticas de treinamento e desenvolvimento precisam acontecer em todos os níveis da empresa. Desde os colaboradores até a diretoria.

Abaixo, falamos um pouco sobre como treinar cada nível:

  • Líderes: as atividades são desenvolvidas a partir da identificação do tipo de liderança que a empresa deseja na sua cultura organizacional;
  • Gestores: atividades voltadas para planejamento estratégico e entendimento da instituição;
  • Colaboradores: aqui, primeiro é preciso coletar informações sobre os diversos cargos para então desenvolver atividades voltadas para melhorias. Por exemplo, com foco em produtividade, educação continuada, etc.

Por que investir no T&D nas empresas?

Se você deseja ter uma empresa cada vez mais competitiva no mercado em que atua, é preciso ter por trás uma equipe competente. Assim, quanto mais você investir em treinamento e desenvolvimento, maiores são as chances do seu negócio.

Os impactos positivos dentro da instituição e as chances de retorno financeiro acima do que foi investido são altas e podem durar por um longo tempo.  

Principais desafios do treinamento e desenvolvimento

Em primeiro lugar, muitas empresas têm dificuldade devido às suas limitações financeiras, visto que promover ações de treinamento e desenvolvimento requer um alto investimento.

Além disso, um outro desafio que o RH encontra é em relação a direção. Muitas vezes, eles precisam de um longo trabalho até convencer os diretores de que investir em T&D é um bom negócio para a empresa, principalmente a longo prazo. 

Por fim, um outro desafio é estimular a equipe para que elas realmente se dediquem e aprendam o máximo nas ações de T&D.

Continue Aprendendo

spot_img