Qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil? Entenda!

Todos os dias sentimos os impactos da inflação nas nossas vidas. Seja ao fazer alguma compra no mercado ou shopping, na passagem, ou ao investir.

Mas, afinal, você sabe o motivo dessa “palavrinha” ter tanto significado na vida da população? E qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil? Se a sua resposta foi não, veio ao lugar certo!

Para começar a nossa conversa, é preciso entender que a inflação é um termo que indica o aumento dos preços. Nesse aumento se enquadra todo tipo de produto e serviço.

Essa elevação nos preços é calculada pelos índices de inflação. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o órgão responsável por produzir essas análises mensais e anuais no País.

O IBGE produz ao todo seis índices de inflação. São eles:

  • IPCA;
  • INPC;
  • IPCA-15;
  • IPCA-E;
  • IPP;
  • SINAPI.

No entanto, dois deles são os mais importantes, pois analisam o impacto do aumento dos preços na população geral. Nesse caso se destacam os índices IPCA e INPC.

Entender sobre os índices de inflação e, principalmente, qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil, é muito importante para saber quando e como investir. Continue a leitura para conhecer todos os detalhes do tema.

Índice que mede a inflação no Brasil: IPCA ou INPC, qual o oficial?

Antes de descobrir qual o índice de inflação real no Brasil, é preciso compreender o que difere os dois mais importantes do País. Por que apenas um entre IPCA e INPC é mais considerado para avaliar a inflação?

Vamos começar desvendando cada sigla dos índices.

O índice IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Já o INPC tem como correspondência: Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

No nome, o que difere os dois é a palavra “amplo”. Enquanto um calcula a realidade dos preços em uma perspectiva populacional maior, outro é mais restrito a um grupo.

Dito isto, você já deve ter entendido qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil, né? Isso mesmo, o IPCA.

Com o IPCA, é analisada a variação do custo de vida médio das famílias com renda de um a 40 salários mínimos por mês. Enquanto que com o INPC essa análise é feita entre famílias com renda mensal de um a cinco salários mínimos.

Como é feito o cálculo do IPCA?

O índice de inflação IPCA, como já foi dito mais acima, é calculado pelo IBGE. Criado em 1979, foi só no ano 2000 que este índice passou a ser o oficial da inflação no País.

Além de ser o índice oficial que mede a inflação, o IPCA também baseia as metas de inflação e serve para revisar a Taxa Selic. Essas duas outras análises são feitas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e Comitê de Política Monetária (Copom), respectivamente.

Entendendo qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil e a importância do IPCA, vamos direto ao assunto: como é feito o cálculo da inflação real no Brasil?

Essa análise é feita coletando o preço dos produtos e serviços presentes na lista da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). A pesquisa é feita nas principais cidades urbanas do País. O que, por mês, equivale a análise de quase 400 mil produtos e serviços e 30 mil lojas visitadas.

Para ter um efeito comparativo válido, a pesquisa é feita mensalmente nos mesmos estabelecimentos. Assim podemos avaliar o retrato da inflação na vida da maioria da população brasileira.

Os produtos pesquisados são divididos em grandes grupos. Cada um deles possui um peso diferente no índice de inflação a depender da importância para a vida da população. Confira os grupos e seu peso na tabela abaixo.

tabela - qual o índice que mede a inflação oficial no brasil

Entender sobre qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil é muito importante, também, para reconhecer o melhor momento para investir. Afinal, o aumento dos preços de produtos e serviços impacta diretamente nessa decisão. Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

Valor da inflação para o mercado financeiro no Brasil

A inflação não pesa somente na hora de comprar alimentos, roupas, pagar a escola ou a gasolina, ela aparece também no momento de investir. Afinal, quanto mais se paga nos produtos e serviços, menos se tem para guardar.

Em 2021, o valor da inflação no Brasil vem sofrendo uma alta. A partir do momento que essa alta se torna constante, cria-se um clima de incertezas no âmbito econômico e também no de investimentos.

De acordo com os últimos dados de novembro/2021 da pesquisa Focus do Banco Central, a expectativa de inflação para 2021 é de 10,15%. Até setembro/2021 este número era de 5,8%. Para 2022 a estimativa é que o IPCA esteja a 5%.

No entanto, estima-se que a taxa Selic tenha alta, de 9,25% até o fim de 2021, para 11% em 2022. Essa expectativa  significa que há um movimento para controlar a inflação.

Mas há saída para garantir a rentabilidade de seus investimentos! Confira a seguir como fazer isso, mesmo que o índice de inflação para 2021/2022 esteja alto.

Inflação no Brasil: como proteger seus investimentos?

Já percebeu a importância de saber qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil e seu funcionamento, né? Agora, como se preparar para a alta dos preços?

Bom, como disse alí em cima, o índice de inflação para 2021/2022 está com tendência de alta. Assim como há um aumento da Selic. Mesmo que esse retrato atual gere incertezas, é possível contornar os riscos.

Como? Andando junto com a inflação.

Nestas situações os investimentos de renda fixa são uma boa opção. O motivo é que além de estarem ligados ao IPCA, eles têm a porcentagem fixa de rendimento anual.

Entre os investimentos de renda fixa mais propícios para os momentos de inflação alta, estão:

  • tesouro direto: tipo de título público, onde se “empresta” dinheiro para o governo, que te paga com juros correspondente ao período do empréstimo;
  • renda fixa privada: são as emitidas por bancos e financeiras, CDBs, LCIs, LCAs e debêntures, são alguns exemplos;
  • fundos imobiliários: o investimento é aplicado em ativos do mercado imobiliário;
  • fundos de inflação: rendimento aliado ao índice IPCA.

Para entender um pouco mais sobre os investimentos em renda fixa, veja o vídeo abaixo para investir sem medo! Dê o play agora mesmo!

Agora que você já sabe qual o índice que mede a inflação oficial no Brasil e como a alta do IPCA afeta a vida da população, chegou o momento de evoluir mais no conhecimento!

Inscreva-se agora no curso: “Renda fixa: ganhos com baixo risco”, da Xpeed School, a escola da XP, e tenha sucesso ao investir!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img