As ações fracionadas pagam dividendos? Foco nos proventos!

Está traçando uma estratégia para começar a investir na bolsa de valores, mas tem dúvidas sobre o mercado fracionário? Neste artigo, você vai descobrir se as ações fracionadas pagam dividendos e, principalmente, como lucrar com foco nos proventos.

Antes de mais nada, vale lembrar que o mercado fracionário é muito mais acessível do que o mercado à vista. Ao invés de comprar o lote padrão (100 ações), você poderá adquirir uma fração disso, sejam 5, 20, 43 ou 99 unidades, a seu critério.

Na prática, o ativo a ser comprado continua o mesmo. O que muda é a quantidade de ações e a identificação. Logo, o primeiro passo para descobrir se as ações fracionadas pagam dividendos é verificar se consta a letra “F” no fim do ticker, como CPLE5F da Copel.

Inicialmente, esses conceitos parecem um pouco complicados. Mas, não se preocupe: no blog da Xpeed School, buscamos esclarecer tudo isso para te ajudar a investir melhor. Então, continue a leitura para desvendar esse mistério.  

Na teoria, as ações fracionadas pagam dividendos?

Em geral, as ações fracionadas pagam dividendos para os acionistas das empresas que operam na bolsa de valores. Mas o recebimento desses proventos será proporcional à quantidade de papéis, assim como o tipo de ação e o fluxo de remuneração.

>>> Conheça as diferenças entre as ações ordinárias e preferenciais 

Por sinal, selecionamos cinco questões que ajudam a esclarecer se ações fracionadas pagam dividendos. Isso porque é fundamental conhecer um pouco do mercado fracionário e do pagamento de dividendos, que é uma das formas de distribuir o lucro aos acionistas. 

1. O que são ações fracionadas?

A ação fracionada representa a menor unidade dentro do lote padrão, que costuma ter 100 ações. Ou seja, o mercado fracionário permite a negociação de um mesmo ativo, mas em quantidades inferiores ao lote cheio.

E, se te interessa saber como comprar ações fracionadas, não deixe de assistir ao vídeo da série “Investimento às claras”. Aperte o play para conferir!

2. Qual a diferença de comprar ações fracionadas?

Se você quer comprar uma ação fracionada, a ordem de compra será praticamente a mesma. Porém, ao acessar o Home Broker da corretora, será preciso indicar o “F” no final do ticker, que diz respeito ao mercado fracionário, bem como a quantidade de até 99 ações

3. O que são proventos e dividendos de ações?

Basicamente, os proventos são os benefícios distribuídos pelas empresas de capital aberto, que negociam suas ações na bolsa. Mas os acionistas não necessariamente recebem em dinheiro, sendo que há diferentes maneiras de distribuir esses proventos:

  • dividendos: pagamento periódico em dinheiro, o que pode ser dividido em mais de uma parcela;
  • bonificação: concessão de novas ações da companhia, o que aumenta a participação societária;
  • juros sobre o capital próprio (JCP): remuneração proporcional ao volume de papéis adquiridos;
  • one-time: pagamento extraordinário, quando há um aumento expressivo no lucro apurado;
  • direito de subscrição: possibilidade de comprar mais ações, quando são emitidos novos papéis.

4. Quem tem ações fracionadas recebe dividendos?

Como já mencionamos, podemos dizer que, sim, quem tem ações fracionadas recebe dividendos. Contudo, é essencial considerar o tipo da ação e, também, a forma de remuneração de cada empresa. 

Enquanto as ações preferenciais são focadas em dividendos, as ordinárias priorizam o direito ao voto. A segunda opção também pode remunerar seus acionistas com os dividendos, mas o foco tende a ser voltado para a influência nas decisões da empresa.

Em todo caso, as ações fracionadas recebem dividendos tanto quanto as ações do lote cheio. Desde que aquela companhia distribua os proventos dos acionistas por meio dos dividendos.   

5. Como ganhar dinheiro com ações fracionadas?

A valorização dos papéis é uma das maneiras de lucrar com ações, tanto no mercado à vista, quanto no fracionário. Entretanto, vale lembrar que uma das características da renda variável é a oscilação dos preços.  

Portanto, é essencial buscar conhecimento sobre as movimentações que são típicas do segmento. A propósito, temos o e-book gratuito “Como se formam os preços dos ativos”, que explica a lei da oferta e demanda para otimizar o retorno dos investimentos.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Como se formam os preços dos ativos" da Xpeed School.

Além disso, confira a indicação da corretora XP Investimentos sobre como ganhar dinheiro com ações:

“A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações de curto prazo das cotações das suas ações (volatilidade)”. 

>>> Para mais detalhes, acesse o portal da XP Investimentos

Na prática, as ações fracionadas pagam dividendos?

Finalmente, chegamos aos exemplos práticos que confirmam se ações fracionadas pagam dividendos mesmo. Para isso, vamos considerar o conceito de dividend yield, uma taxa que mede quais companhias são boas pagadoras de dividendos, com base na seguinte fórmula: 

Dividend yield = Dividendos pagos por ação / Cotação da ação x 100

Para se ter uma ideia do resultado, veja o ranking das melhores pagadoras de dividendos no ano 2020:

ações fracionadas pagam dividendos - ranking melhores pagadoras de dividendos

Fonte: InvestNews

Resumo da ópera: por acaso, sua estratégia é focada nos proventos, inclusive para viver de renda? Então, a dica é pesquisar as ações que mais pagam dividendos, a fim de tomar decisões assertivas. 

Aliás, a Economática elencou as companhias que mais distribuíram proventos, de janeiro a agosto de 2021, conforme a lista abaixo. Diante disso, identificamos quais dessas ações poderiam ser adquiridas no mercado fracionário (com o “F” no ticker):

  1. UNIP6 e UNIP6F (Unipar Carbocloro);
  2. TAEE11 (Taesa). Nesse caso, não há o lote fracionário;
  3. CPLE6 e CPLE6F (Copel);
  4. CPLE3 e CPLE3F (Copel);
  5. JBSS3 e JBSS3F (JBS);
  6. PETR4 e PETR4F (Petrobras);
  7. PETR3 e PETR3F (Petrobras);
  8. BRAP4 e BRAP4F (Bradespar);
  9. BEEF3 e BEEF3F (Minerva);
  10. GRND3 e GRND3F (Grendene).

Como receber dividendos? Próximo passo!

Muito além de saber se as ações fracionadas pagam dividendos, o ponto-chave é traçar uma estratégia efetiva. Para tal, aproveite para fazer o curso online “Aprenda a investir na bolsa de valores”, o que contribui para maximizar os resultados das aplicações financeiras.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img