Alocação de ativos: como definir a melhor para você?

Entenda sobre alocação de ativos e como deixar a carteira de investimento mais protegida de potenciais riscos

A prática de alocação de ativos é essencial para quem investe. Esse é seu caso? Se sim, saiba que variar os investimentos é importante para minimizar o risco de perdas e maximizar os lucros.

Além disso, o ato de diversificar os investimentos também pode ajudar a evitar que você fique exposto a uma única categoria de ativos, o que pode ser perigoso se o mercado se mover contra você.

Para montar uma carteira de investimentos, é importante considerar fatores como o objetivo da aplicação, o perfil do investidor e o prazo indicado. Além disso, é preciso escolher os ativos que farão parte da carteira, de acordo com a modalidade desejada.

Confira ao longo do conteúdo mais informações sobre o que é alocação de ativos, os diferentes tipos e as principais vantagens. Boa leitura!

O que é a alocação de ativos?

A alocação de ativos financeiros é uma ferramenta que permite aos investidores determinar como seus recursos devem ser investidos. Ela pode ser feita de acordo com vários critérios, incluindo objetivos de investimento, tolerância ao risco e prazo.

Logo, a alocação de ativos é feita por meio da seleção de produtos financeiros que se complementam mutuamente em termos de risco/retorno e que, juntos, cobrem toda a gama de possíveis cenários de mercado sejam eles bons ou ruins.

O retorno de uma aplicação em um ativo financeiro só pode ser conhecido com exatidão após finalizado o período de investimento

Entenda mais no quadro comparativo abaixo:

ATIVOPASSIVO
É algo que põe dinheiro no seu bolso.É algo que tira dinheiro do seu bolso.

Mas o que são considerados ativos?

Um ativo financeiro é qualquer bem ou direito que possa ser usado para fins de investimento. Em síntese podem incluir ações, títulos, imóveis, derivativos e moedas.

Aliás, eles podem ser negociados em mercados organizados, como bolsas de valores, ou de forma não organizada, como no mercado de câmbio.

Veja a diferença:

  • Ativos de renda fixa: tesouro direto, debêntures, LCI, LCA e outros;
  • Ativos de renda variável: ações, câmbio, fundos de investimentos, derivativos e outros.

< Leia também: Ativos reais e ativos financeiros para compor sua carteira />

Tipos de alocação de ativos

Se você tem interesse no assunto, saiba que há diversas modalidades. Conheça abaixo cada uma:

  • Alocação estratégica;
  • Alocação de ativos de ponderação constante;
  • Alocação tática de ativos;
  • Alocação dinâmica de ativos;
  • Alocação de ativos segurada;
  • Alocação integrada de ativos.

Alocação estratégica

Essa é a estratégia mais simples quando for compor a carteira, isso porque a análise usa basicamente dados do histórico de rentabilidade em renda fixa e renda variável. O ideal é montar os investimentos sendo metade em cada tipo, pois no longo prazo a rentabilidade média será equilibrada entre elas.

Alocação de ativos de ponderação constante

É bem parecida com a alocação estratégica, mas tem um viés buy-and-hold, ou seja, o investidor deve com frequência avaliar a carteira e manejar ativos (comprar ou vender) conforme valorização ou desvalorização. A ideia é manter a composição da carteira em metade de renda fixa e a outra em renda variável.

A palavra-chave aqui é reavaliação.

 Alocação tática de ativos

É a junção das duas modalidades (alocação estratégica e ponderada constante). O objetivo é montar um investimento pensando no longo prazo, mas alguns ajustes podem ser feitos para trazer um bom retorno no curto prazo ou ainda para manter os ganhos. Tecnicamente é uma gestão ativa.

Nela, o investidor pode fazer as práticas para aproveitar oportunidades de ganhos com ações, fundos ou outro ativo. Por isso, é importante ter um feeling e timing corretos para a ação.

Alocação dinâmica de ativos

Nesse caso, o investidor deverá realocar seu capital de forma constante de acordo com suas percepções em relação ao futuro do mercado. De tal modo, se enxerga um futuro otimista para a bolsa, por exemplo, deverá aumentar sua exposição a esse tipo de ativo em sua carteira, caso contrário, deverá dar preferência para ativos de menor risco e até mesmo montar posições vendidas (apostando na queda) na bolsa.

Na situação é importante ficar atento às projeções econômicas divulgadas por especialistas e pesquisas na área.

Alocação de ativos segurada

Na estratégia, o investidor define um limite aceitável em caso de perdas em sua carteira. Em caso de atingir, é preciso reavaliar os investimentos e alocar os valores em ativos mais seguros, como títulos públicos (Tesouro Direto).

Esse tipo de alocação é ideal para investidores de perfil mais conservador que querem ganhos, mas sem comprometer o capital inicial.

Alocação integrada de ativos

Essa modalidade é um tipo de mistura de todas as outras. Assim, tanto o retorno quanto o risco são levados em consideração. É uma prática mais ampla e que não pode se contrapor com outra modalidade.

Como definir a melhor alocação de ativos?

Para escolher o que funciona, você deve observar suas necessidades conforme o retorno esperado de acordo ainda com o nível de risco disposto a correr. Não há como definir isso. Tudo depende das suas escolhas pessoais como investidor.

< Veja também: Índice de rentabilidade nos investimentos: o que é? Como calcular? />

Qual é seu perfil de investidor? Entenda

Os investidores podem ser divididos em três grandes grupos: os conservadores, os moderados e os agressivos.

Os conservadores são aqueles que buscam principalmente a preservação do capital, enquanto os moderados aceitam um certo nível de risco em busca de uma maior rentabilidade. Já os agressivos estão dispostos a assumir um alto nível de risco em busca de uma rentabilidade ainda maior.

Além disso, o investidor também pode ser classificado segundo o horizonte temporal do investimento. Os investidores de longo prazo são aqueles que buscam obter um retorno a médio ou longo prazo, enquanto os de curto prazo buscam obter um retorno mais rápido, em um horizonte de poucos meses ou anos.

Quais as vantagens da alocação de ativos?

Os principais benefícios da prática são obter uma carteira de investimento mais estável e protegida de potenciais riscos. Mas, em simultâneo, dará rentabilidade com a escolha certeira e diversificada dos ativos. Ou seja, quanto mais produtos, menores serão as chances de perda de dinheiro ou lucros.

Quer aprofundar os conhecimentos e multiplicar seu dinheiro? Faça o curso sobre O Beabá Financeiro. Um conteúdo completo para te dar uma visão sobre juros, inflação, taxa Selic e como iniciar no mundo dos investimentos.

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP educação!

Continue Aprendendo

spot_img