Liquidez imediata: conheça as principais opções de aplicações financeiras

Tem pressa em acessar os lucros dos seus investimentos? Então você precisa conhecer os produtos de liquidez imediata disponíveis no mercado! 

Antes de começar a investir, você deve ter em mente que esse processo não é um jogo de sorte, como muitos imaginam. Pelo contrário, existem inúmeras técnicas e análises que devem ser consideradas para tomar as melhores decisões.

Dentre inúmeras características, a liquidez é uma das mais relevantes para os investimentos. Afinal, está relacionada à maneira de converter os ativos em dinheiro. Mas, pensando nisso, quais as melhores aplicações financeiras de liquidez imediata? 

Como elas podem impactar suas aplicações? De que maneira é possível avaliar este atributo e, até mesmo, entender se o investimento de liquidez imediata é ativo ou passivo?

Para responder a essas e outras dúvidas, preparamos um conteúdo completo para que você veja como investimentos de alta liquidez podem fazer a diferença na sua carteira. 

Boa leitura!

O que é liquidez nos investimentos?

Podemos definir liquidez nas finanças como a facilidade e a velocidade com que determinado bem ou ativo pode ser transformado em dinheiro. 

Isso significa, por exemplo, que uma aplicação com baixa liquidez é mais difícil de ser resgatada. Então, quanto mais rápida for a conversão do ativo, maior será a sua liquidez. 

Essa questão já mostra como essa é uma das principais características que devem ser consideradas ao avaliar um investimento, já que está relacionada à praticidade em que você poderá ter seu dinheiro de volta.

Para tomar a melhor decisão em relação a este tipo de investimento, é necessário pensar em suas metas financeiras, se você possui uma boa reserva de emergência e qual seu objetivo com a aplicação. 

Vale destacar que um bom investimento líquido possui regras que permitem o saque a qualquer momento, sem grandes penalidades. De maneira resumida, esses são os principais tipos de liquidez. 

  • D+0 ou liquidez imediata: a quantia entra na conta no momento do resgate;
  • D+1 ou liquidez diária: dinheiro entra na conta no próximo dia útil após o pedido de resgate;
  • Liquidez no vencimento: somente no vencimento o dinheiro é depositado;
  • D+30: o pagamento é feito somente após 30 dias da solicitação de resgate;
  • Liquidez nula: sem prazo para o dinheiro entrar na conta.

É importante ter em mente que, para além do investimento, também é essencial considerar a liquidez das empresas em que você quer investir. Neste caso, a análise da liquidez imediata, diária ou nula vale como um indicador de saúde financeira. 

O que é liquidez imediata? 

Como o nome sugere, o índice de liquidez imediata procura entender a capacidade de uma organização cumprir com suas obrigações e realizar os pagamentos imediatamente. Isso é bom para avaliar se a empresa conseguiria lidar com emergências financeiras. 

Da mesma forma, uma aplicação de liquidez imediata é aquela cujo resgate dos valores aportados e rendimentos acontece em tempo real, ou seja, sem que haja a necessidade de aguardar dias ou meses para o saque. 

Como calcular a liquidez imediata? 

Para fazer o cálculo, devemos aplicar a fórmula da liquidez imediata: 

Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante

Neste caso, as disponibilidades dizem respeito ao capital disponível para uso imediato.

Já o passivo circulante se refere às despesas da empresa no curto prazo. Nesta variável, são considerados custos como aquisição de matéria-prima, obtenção de empréstimos, financiamentos, impostos, pagamentos etc.  

Mas, afinal, por que é tão importante avaliar essas questões? Com a avaliação da liquidez imediata, o investidor compreende se determinada companhia tem potencial de se manter de pé em uma situação de crise. 

A partir disso, fica mais fácil para o investidor decidir se vale a pena aplicar seu dinheiro nela ou não. Mais importante, ele consegue avaliar a capacidade que ela tem de pagar os seus dividendos e juros sobre capital próprio.

< Este conteúdo também pode interessar: 9 principais indicadores financeiros para investimento: o que são + importância />

Outros tipos de liquidez

Há, ainda, outros tipos de liquidez além da liquidez imediata. É importante conhecer cada um deles, bem como sua aplicação. Sua avaliação fornece indícios sobre a saúde financeira de uma empresa e seu potencial de investimento. 

Liquidez corrente

Este indicador avalia a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações no curto prazo, ou seja, num período inferior a um ano. Ele é obtido pela divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. 

Se o resultado for superior a 1, normalmente mostra que a empresa possui os recursos necessários para cumprir com seus compromissos. O seu cálculo pode ser feito pela fórmula:

Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Liquidez seca

Semelhante ao indicador anterior e também focada no curto prazo, a única diferença é que este índice desconsidera do cálculo o estoque. Então, o valor dado deverá ser sempre menor que o ILC.

Pode ser calculada pela equação:

Liquidez Seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante

Principais aplicações financeiras de liquidez imediata

Agora que você tem uma visão geral sobre o que é liquidez imediata e como ela é importante como indicador para avaliar a saúde financeira de uma empresa, vamos partir para a prática. É hora de entender quais os principais investimentos com liquidez imediata. 

1- CDB

Os Certificados de Depósitos Bancários funcionam como empréstimos que os investidores fazem a instituições privadas, no caso, os bancos. Os títulos mais comuns no caso dos CDBs são os pós-fixados, em que o indicador de referência é a taxa do CDI

Vale analisar que cada banco possui suas próprias regras relacionadas aos juros, rendimentos e prazos das aplicações, mas todos contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). 

Existem títulos do CDB com liquidez imediata, enquanto outros podem ser retirados apenas na data de vencimento. Então vale a pena ter uma atenção redobrada nesse sentido dependendo dos seus objetivos.

2- Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um investimento de renda fixa com rendimento atrelado à taxa Selic. Portanto, sua rentabilidade varia conforme a economia do país.

Ou seja, quando o país sofre com incertezas econômicas a inflação tende atingir percentuais mais altos. Para controlá-la, a Selic também tende a aumentar. Nesse sentido, investimentos atrelados à Selic ficam com mais rentabilidade.

É importante citar que, mesmo que seja um ativo com alta liquidez, ao escolher o Tesouro Selic, é preciso decidir uma data de validade. Você poderá pedir a retirada até o vencimento do contrato.

Vale lembrar que nessa retirada serão tributados IOF e Imposto de Renda. O percentual é equivalente ao tempo que deixou aplicado.

Diferentemente do CDB, o Tesouro Selic não possui a proteção do FGC. Contudo, conta com a garantia do governo federal, o que, teoricamente, traz ainda mais segurança ao investidor.

3- Fundos DI

Os fundos DI, conhecidos também como fundos de renda fixa, são modelos referenciados. Ou seja, possuem como base indicadores específicos, que nesse caso são o CDI ou a taxa Selic. 

Diferentemente de outras aplicações, você pode investir em fundo DI apenas por meio de gestores. Nesse caso, você dá a ele o poder de gerenciar o seu dinheiro, comprando e vendendo ativos.

Em relação à liquidez, é comum que a data de conversão e de pagamento ocorra em D+1. Porém, o regulamento pode prever conversão e resgate em D+0, o que significa que o pagamento ocorrerá no mesmo dia em que for solicitado.

Apesar disso, por ser gerido por especialistas, isso tem um custo. Normalmente, é necessário pagar taxas, como a de administração e, em alguns casos, a de performance. Além disso, há as despesas relacionadas à operacionalização e aos honorários. 

< Indicação de leitura: Fundo DI: como funciona, vantagens e desvantagens />

Quando vale a pena fazer investimentos de alta liquidez?

É importante lembrar que, em muitos casos, quando falamos sobre aplicação financeira de liquidez imediata, a rentabilidade pode não ser tão boa quanto nos investimentos de liquidez mais baixa.

Normalmente, quanto maior a liquidez de um investimento, menor é a sua rentabilidade. 

< Leia também: Qual a diferença entre liquidez e rentabilidade? Saiba o que priorizar />

Afinal, não é possível encontrar uma aplicação que tenha alta liquidez, boa rentabilidade e grande segurança. Esse é um dos principais erros dos investidores iniciantes — tentar encontrar o investimento perfeito.

Pelo contrário, quando falamos sobre o tripé do investimento (liquidez, rentabilidade e segurança), vale pensar que sempre é necessário deixar pelo menos um de lado em favor dos outros.

Exatamente por isso é fundamental pensar em seu objetivo. Se sua meta é comprar um imóvel daqui a cinco ou dez anos, por exemplo, então uma aplicação financeira de liquidez imediata pode não ser a melhor opção.

Por outro lado, no caso de uma reserva de emergência, quanto maior a liquidez, mais benéfico é para este objetivo.

Então, ter investimentos de liquidez imediata é crucial para manter a segurança financeira, sem prejudicar outros ativos com maior rentabilidade caso precise recuperar o valor.

Essa é a importância da diversificação da carteira. Confira as dicas da nossa especialista, Clara Sodré, no vídeo abaixo:

Mais sobre investimentos? É hora de mergulhar na XPE Multi+! 

Quer saber mais sobre como fazer investimentos vantajosos, seja com liquidez imediata ou não? Que tal mergulhar fundo em um ecossistema de conhecimento com cursos, bootcamps, MBAs e formações rápidas orientadas pelos melhores especialistas do mercado?

Com a XPE Multi+, isso é possível! Nossa plataforma de ensino tem um portfólio de mais de 100 cursos em tecnologia, negócios e investimentos. Um ambiente digital completo, com cursos imersivos, práticos e interativos que ajudam você a se desenvolver cada vez mais.

Assine agora e comece a trilhar o seu futuro!

Continue Aprendendo

spot_img