Asset Management: tudo o que você precisa saber sobre gestão de ativos

Se você já deu os primeiros passos no mundo dos investimentos, certamente já tem uma corretora para intermediar suas aplicações. O que talvez você ainda não saiba é que no mercado existe outro tipo de gestor, o asset management.

Quer saber como essa modalidade de gestão pode ajudá-lo a tirar melhor proveito dos investimentos disponíveis no mercado? Confira o conteúdo abaixo! Além do conceito e suas vantagens, você também confere dicas de como se tornar um especialista em gestão.

O que é asset management

O conceito de asset management é exatamente o mesmo de sua tradução: gestão de ativos. Nesse cenário, uma pessoa física ou jurídica tem à sua disposição um conjunto de práticas que a auxiliam na aquisição e gerenciamento de seu patrimônio.

O principal objetivo dessa atividade é o de alcançar a maior rentabilidade sobre uma carteira de investimento. Normalmente, isso é feito com a combinação de diversos tipos, como criptomoedas, ações e fundos de investimento.

>>> Você já sabe que diversificar a carteira é um recurso poderoso para aumentar a rentabilidade, certo? Mas como fazer isso? Na série Investimento às Claras, a Clara Sodré dá instruções imperdíveis. Assista:


Como funciona o asset management

Antes de explicar como funciona, é importante reforçar que asset management é a técnica de administração do patrimônio, não a gestão em si. A gestão é responsabilidade de um asset manager, que é um profissional responsável por tomar as decisões no lugar do investidor.

Parece confuso? Vamos ao resumo: um asset manager utiliza as técnicas do asset management para acompanhar, gerir e rentabilizar uma carteira.

Quando falamos sobre colocar a gestão de ativos em prática, é preciso definir primeiramente os objetivos. Isso varia de acordo com o perfil do investidor, que pode ser de moderado a arrojado, até a disponibilidade para diversificação da carteira. O próximo passo é pesquisar sobre o mercado financeiro e levantar dados que auxiliem nessa composição.

No asset management, o gestor é livre para fazer a movimentação dos ativos. Isso é determinado de acordo com a modalidade de administração do fundo, que pode ser ativa ou passiva. Na ativa, o gestor tem maior independência na tomada de decisões. Na passiva, o processo é baseado em índices cabe ao gestor manter a rentabilidade próxima do apresentado neles.

Confira um dos cenários de atuação da gestão de ativos:

Fundos de investimento

Aqui, a modalidade de investimentos é conduzida através de cotas. Com o valor levantado coletivamente, o gestor aloca a quantia em diversos ativos, que são selecionados a partir de análises. Já aos investidores, é concedido o direito de participação nos resultados.

Exemplo prático

Imagine que você seja um investidor conservador. Isso significa que prefere ter seu dinheiro aplicado em ativos de baixo risco. Além disso, também se preocupa com eventuais necessidades, por isso, precisa que o investimento possa ser resgatado de maneira emergencial.

Diante desse perfil, quando o gestor faz a administração do seu investimento a partir das técnicas de asset management, ele prioriza a composição de baixo risco e alta liquidez. Isso permite que a quantia possa ser resgatada instantaneamente e sem grandes perdas sobre o valor investido.

Entre os ativos que o gestor pode selecionar para esse investidor estão Tesouro Selic, CDBs e fundos de renda fixa.


Vantagens e desvantagens

Assim como tudo que gira em torno do universo de investimentos, o asset management tem suas vantagens e desvantagens. Antes de optar por essa modalidade, é preciso considerá-las e avaliar se condizem com os seus objetivos e necessidades.

Vantagens

A primeira das vantagens é poder contar com profissionais capacitados para fazer a gestão do seu dinheiro. Além de expertise no mercado financeiro, eles acompanham de perto as tendências e oportunidades desse setor. Isso faz com que as estratégias sejam mais assertivas, assim como as chances de rentabilidade.

A diversificação de investimento também é uma grande vantagem desse tipo de gestão. Assim, em vez de concentrar o dinheiro em uma única modalidade de ativo, é possível distribuí-lo. E com mais opções, maiores as possibilidades de rentabilidade também.

Por fim, a segurança é uma vantagem resultante das duas vantagens anteriores. Com profissionais especializados e uma distribuição adequada dos ativos, o investidor se sente mais seguro para aplicar o seu dinheiro.

Desvantagens

Embora a gestão seja feita por profissionais qualificados, isso não é sinônimo de retorno garantido. A técnica do asset management funciona como qualquer outro investimento, ou seja, depende de variáveis do mercado. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes dos fundos e suas condições.

Por envolver profissionais especializados, o custo é um ponto de atenção desse tipo de gestão. Ao confiar seu patrimônio a eles, automaticamente é preciso pagar por uma quantia referente à gestão. Ela pode variar de acordo com as condições do contrato.

Asset management vs Wealth management

Enquanto a definição de asset management é gestão de ativos, a tradução para wealth management é gestão de riquezas. Inicialmente essas definições podem ser confundidas, mas elas funcionam de maneira diferente.

Como dissemos, o asset management é o serviço de administração dos ativos financeiros de um investidor. Nesse caso, ele avalia e opera o investimento de seu cliente.

Já na wealth management, o serviço prestado está relacionado ao patrimônio de pessoas e empresas. Aqui, o objetivo é proteger e impulsionar essas riquezas. Isso é feito por meio da gestão dos bens, direitos e obrigações de seus clientes. O wealth management envolve não só ativos, como também impostos, fluxo de caixa e até sucessão patrimonial.

>>> Falando em fortunas, confira o que os milionários buscam ao investir as suas e como é feita essa gestão.

Asset management vs Corretora de investimentos

Se você ainda está dando os primeiros passos no mercado de investimentos, pode confundir os papeis de uma corretora com os da atividade de asset management. Mas antes dessa dúvida aumentar, nós explicamos: elas se tratam de coisas diferentes também.

A função de uma corretora de investimentos é viabilizar a conexão entre um investidor e o mercado. Através dela, é possível fazer aplicações em empresas listadas na Bolsa de Valores.

Uma corretora pode oferecer serviços adicionais a seus clientes, entre eles o de consultoria. Porém, nesse caso o papel do consultor é apenas recomendar oportunidades. Assim, a decisão se mantém responsabilidade do investidor.

Já no asset management, a responsabilidade pela seleção dos ativos e aplicações é do próprio gestor.

Empresas asset: funções

A principal responsabilidade de uma empresa de asset management é fazer a gestão de recursos de seus clientes. Já entre suas funções, está o relacionamento com esses investidores e o entendimento sobre seus perfis e objetivos. Para que esses resultados sejam gerados, as empresas asset possuem divisões estratégicas:

  • Comercial: é função dessa área encontrar clientes dispostos a confiar seus investimentos à empresa e seus gestores.
  • Backoffice: é nessa área que as ações de operacionalização dos fundos de investimento são realizadas. Isso é feito por meio da checagem das operações e da execução de atividades como relatórios.
  • Análise econômica: seu papel é prever o comportamento de indicadores econômicos. Por meio dessas projeções, os gestores podem tomar decisões mais inteligentes de investimento.
  • Gestão de recursos: é nessa área que são definidas e aplicadas as estratégias de investimento. Aqui, os profissionais têm habilidades diferentes, que estão alinhadas com os variados perfis de investimento do mercado.
  • Gestão de riscos: a área de riscos acompanha de perto o time de recursos. Assim, é possível se antecipar a grandes riscos e manter a integridade e legalidade das operações.

Dicas para escolher uma asset

O primeiro passo na hora de escolher uma empresa asset é, antes de tudo, ter a certeza de que ela é necessária em suas estratégias. Como dissemos, essa escolha envolve custos e objetivos e deve ser avaliada com cuidado. Mas caso você decida seguir com essa contratação, confira duas dicas importantes:

Histórico da empresa

Não se esqueça de que nessa modalidade você entrega seu dinheiro ao gestor e ele define como aplicá-lo. Por isso, pesquisar o histórico da empresa e checar sua reputação é primordial.

Especialidades da gestora

Embora o objetivo seja diversificar, existem gestoras que são focadas em ativos específicos. Por isso, tenha certeza de que elas estão alinhadas com o que busca.

Como se tornar um profissional asset

Se você tem interesse em fazer a gestão de ativos para outros investidores, o primeiro passo é ser credenciado da CVM. Ao ter direito a operar pela Comissão de Valores Mobiliários, você pode trabalhar como gestor nesse setor. Mas não para por aí.

Há outras certificações que o profissional deve possuir para se tornar um asset manager. São elas a CGA ou CGE, da Anbima, ou a CFA, que é emitida pelo CFA Society.

Outro ponto importante é estar atento às exigências de credenciais das instituições de asset. Para atendê-las, você deve ter seu escopo de atividades bem definido e alinhado com o que busca oferecer aos clientes.

Para finalizar, não se esqueça que privilegiar seus próprios investimentos não é ético. Por isso, fique atento ao conflito de interesses caso queira entrar nesse ramo.

Conclusão

Nesse artigo, você viu que o asset management é uma opção para quem quer diversificar seus investimentos. E para avaliar e gerir essa carteira, você conta com a ajuda do asset manager, um especialista do mercado.

Embora pareça uma solução para quem quer rentabilidade, lembre-se de colocar na balança seu patrimônio e suas necessidades. Afinal, esse é um serviço que, como tudo que está relacionado a investimento, tem seus riscos e custos.

Se você quer entender mais sobre o mercado e sobre como diversificar sua carteira, clique no banner abaixo. Com esse combo de cursos, você aprende a diversificar sua carteira e investir de um jeito simples.

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img