O Balanced Scorecard tem, como premissa, o balanceamento de uma série de pontos de vista, planos, padrões, posicionamentos e perspectivas.
Balanced Scorecard, ou, em português, Indicadores de Desempenho Balanceados, é uma metodologia de gestão desenvolvida com o objetivo de definir melhor as estratégias e torná-las mais abrangentes.
Embora não exista uma definição única e universalmente aceita para o termo estratégia, sabemos que, em seu início, a expressão ganhou espaço no ambiente militar.
Porém, o conceito se expandiu para o meio organizacional, tornando-se referência para a estruturação de planos de ação, políticas e metas de trabalho orientadas por um propósito maior.
Dessa forma, dizemos que uma estratégia bem formulada ajuda a ordenar e alocar os recursos de uma organização para uma postura exemplar.
Ela toma, como base, suas competências e deficiências internas relativas, mudanças antecipadas no ambiente e providências contingentes realizadas por oponentes inteligentes.
Mas, afinal, qual a relação entre o Balanced Scorecard e uma estratégia aperfeiçoada? Você descobre ao longo da leitura.
O que é Balanced Scorecard?
Balanced Scorecard, ou BSC, é uma ferramenta de planejamento estratégico que tem, como objetivo, medir o desempenho empresarial por meio de indicadores quantificáveis e verificáveis, que devem ser avaliados de maneira balanceada — como o próprio nome diz.
Criada em 1992 por Robert S. Kaplan (professor de contabilidade na Harvard Business School) e David P. Norton (presidente da Renaissance Solutions Inc.), a metodologia usa suas funções para traduzir a visão e estabelecer como alcançar as metas.
Além disso, podemos dizer que o BSC está voltado para o futuro, pois visa ao melhoramento interno, ao investimento nos funcionários de todos os níveis e ao desempenho em longo prazo.
Como funciona o Balanced Scorecard?
A estruturação de um Balanced Scorecard tem, como base, analisar problemas ou desafios sob quatro perspectivas:
- Financeira: representa o ponto de vista dos gerentes e diretores sobre os acionistas;
- Cliente: ponto de vista de fonte externa de receitas, identificando os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa;
- Processos internos: ponto de vista das pessoas que executam o trabalho;
- Aprendizado e crescimento: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas.
Além das 4 perspectivas de análise, a aplicação do BSC deve seguir uma metodologia que engloba alguns processos, a saber:
- Definição da arquitetura dos indicadores;
- Consenso em função dos objetivos estratégicos;
- Escolha e elaboração dos indicadores;
- Elaboração do plano de implementação.
Como usar o BSC na prática?
Considerando as 4 perspectivas de análise pontuadas acima, a empresa deve formular o chamado Mapa Estratégico do BSC.
Este mapa é a representação gráfica das variáveis de análise, e auxilia na visualização dos objetivos, indicadores, metas e ações de cada perspectiva, levando em conta diferentes pontos de vista.
Esta visualização pode acontecer por meio de planilhas ou mesmo de softwares disponíveis no mercado.
Independentemente da plataforma escolhida, o acompanhamento de estratégias com a ajuda do BSC tem se mostrado bastante útil.
Alguns softwares de gestão corporativa baseados no conceito do BSC tornam o processo mais acessível e mais rápido para os gestores.
Isso porque, utilizando interfaces gráficas que muitas vezes simulam um painel de instrumentos, esses sistemas proporcionam informações em tempo real sobre o andamento de cada uma das ações propostas para o atingimento dos objetivos definidos no plano estratégico.
Antes de seguir para o próximo tópico, entenda mais sobre o BSC dando play no vídeo abaixo:
Vantagens na adoção do Balanced Scorecard na estratégia organizacional
A estratégia empresarial é um processo da organização inseparável da sua estrutura, comportamento e cultura. Com a adoção da estratégia BSC, temos algumas vantagens:
1- Fixa a direção, mas não encobre perigos
O principal papel da estratégia é mapear o curso de uma organização para que haja uma navegação coesa através de seu ambiente. Porém, a direção estratégica, em alguns casos, pode fornecer uma visão engessada, que encobre perigos em potencial.
Trabalhar o BSC em conjunto com a estratégia auxilia na antecipação de eventuais obstáculos e na possibilidade de trabalhá-los antes que se tornem um entrave para o cumprimento de metas e objetivos.
2- Focaliza o esforço
A inclusão do Balanced Scorecard na gestão estratégica também promove a coordenação de atividades. Sem a estratégia, empresas podem enfrentar situações de caos, comuns quando as pessoas espalham-se em diversas direções.
Com um bom Balanced Scorecard, o time avalia e reconsidera seus objetivos de maneira frequente, assegurando o alinhamento e o trabalho colaborativo para o esforço comum.
3- Define a organização
Com a estratégia, as pessoas têm uma forma coerente de entender sua organização e distingui-la das outras. Com o auxílio de ferramentas de gestão, como o BSC, a empresa reduz o risco de que esta definição da organização ocorra com excesso de simplicidade.
4- Fornece consistência
A estratégia é necessária para reduzir a ambiguidade e prover ordem. Porém, é preciso compreender que toda estratégia, como toda teoria, é uma simplificação que distorce a realidade.
Para evitar que as distorções sejam responsáveis pela criação de uma orientação distante daquela que, de fato, deve impulsionar o negócio, é importante se valer de ferramentas de análise de cenários, como o BSC.
Como elaborar uma estratégia BSC?
Uma estratégia define o posicionamento de uma organização em um momento futuro. Entretanto, seu planejamento não é uma tarefa trivial.
A estruturação do plano estratégico, sugerida de várias formas por autores e consultores, é segmentada em duas partes: aquela que é atemporal – a missão e a visão da empresa – e outra que é ajustada conforme o cenário e o posicionamento dinâmico adotados – metas e ações, incluindo fatores e indicadores de desempenho para acompanhamento.
É importante compreender o que é BSC no Planejamento Estratégico de um negócio. Afinal, a partir deste entendimento, será mais fácil sistematizar as informações e observá-las segundo a perspectiva de balanceamento proposta pela metodologia.
Otimizando a estratégia: metodologias para potencializar os resultados
Foram desenvolvidas e difundidas algumas importantes metodologias ágeis e ferramentas, com o objetivo de ajudar a colocar em prática a estratégia das empresas, assim como fortalecer suas vantagens competitivas.
Estas ferramentas estabelecem alternativas para guiar o curso da ação do planejamento estratégico. Nesse sentido, é vital pontuar que uma mesma organização pode (e deve) adotar várias estratégias simultaneamente, tais como:
- Benchmarking;
- Elaboração das diretrizes;
- Análise SWOT;
- Canvas Business Model;
- Diagrama de Pareto;
- Matriz Boston Consulting Group;
- PDCA;
- 5W2H;
- Balanced Scorecard, tema deste artigo.
Implementação das metodologias
Vencida a etapa de formulação das estratégias, é necessário iniciar a implementação de cada metodologia. É importante ter em mente que, além da implementação, é necessário um monitoramento adequado.
Quando consideramos o planejamento estratégico, devemos ter em mente que um de seus principais atributos é alinhar conceitos, diretrizes e objetivos organizacionais na implementação do roadmap, o plano de ação.
Também é importante que cada componente da empresa possa compartilhar e entender igualmente esses quesitos.Afinal, é por meio desse entendimento que os esforços se alinham.
Os pontos em comum sobre implementação da estratégia, são:
- Verificar o senso de urgência;
- Formar um time coeso;
- Comunicar a visão compartilhada;
- Liderar;
- Ter a quem delegar;
- Obter vitórias no prazo estabelecido;
- Consolidar as vitórias.
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