Buy and hold: a estratégia do maior investidor da história

O buy and hold é uma técnica de investimento bastante conhecida no mercado financeiro. Com foco no longo prazo, a estratégia é adotada pelo norte-americano Warren Buffett, considerado o maior investidor da história.

Caso você esteja familiarizado com o universo da renda variável, provavelmente já ouviu falar sobre esta forma de investir. Mas você conhece as características do método e sabe se ele é indicado para o seu perfil?

Neste artigo, você vai descobrir o que é buy and hold, como funciona, vantagens e desvantagens, além dos cuidados a serem tomados ao utilizar essa técnica. Confira!

>>> A renda variável ainda é um mistério para você? Não se preocupe! Assista o vídeo abaixo e desmistifique esse conceito de uma vez por todas!

O que é buy and hold: tradução

Buy and hold, em tradução livre, significa comprar e manter. O conceito destaca-se em relação às operações de curto prazo da bolsa de valores, cujo objetivo é usar os ativos para lucrar rapidamente em vez de mantê-los.

Os adeptos ao day trade e swing trade, por exemplo, submetem-se às oscilações da bolsa e buscam aproveitar momentos favoráveis para a compra ou a venda dos ativos, lucrando com a diferença de preço.

>>> Clique no banner abaixo e baixe nosso guia de boas práticas para day trade. É grátis!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

Já no buy and hold o foco não é preço da ação, mas sim as expectativas de estabilidade e valorização no futuro. Ou seja, o desafio é encontrar empresas promissoras para manter-se como acionista durante um longo período. 

Com isso, em vez de obter ganhos com as oscilações, os resultados da carteira do buy and holder são atrelados ao sucesso dos negócios.

Se as empresas crescem, os lucros aumentam, os negócios se valorizam e, consequentemente, os acionistas participam dos ganhos.

Entretanto, manter as ações não é sinônimo de nunca vendê-las. Em geral, neste método, os investidores consideram a venda das ações em duas situações:

  • quando ela atinge a valorização desejada (ou na conclusão do plano de longo prazo);
  • e quando a companhia perde qualidade.

Veja como funciona o buy and hold

Compreender o funcionamento do buy and hold é bem simples. Basicamente, trata-se de usar o tempo a seu favor.

Isso porque o investidor está mais envolvido em operações de compra. Dessa forma, não é preciso acompanhar o mercado constantemente ou realizar vendas frequentes, como ocorre no trade.

Com isso, a estratégia de longo prazo consiste em acessar o home broker do seu banco de investimentos e comprar os papéis desejados. A partir daí, eles tornam-se parte da sua carteira e é necessário continuar acompanhando os resultados da companhia para avaliar se ela continua alinhada ao seu perfil e objetivos.

É possível realizar investimentos frequentes, adquirindo as ações conforme você tiver capital disponível ou desejar aumentar seu percentual de ações em uma empresa. Além disso, os dividendos recebidos também podem ser usados para reinvestir.

Contudo, além do funcionamento do buy and hold, também é importante mencionar a análise dos negócios. Antes de adquirir as ações é fundamental definir quais papéis comprar e quais são os critérios de escolha.

De forma geral, essas decisões costumam ser tomadas por meio da análise dos fundamentos das empresas. O intuito é avaliar a qualidade da empresa e identificar sua essencial. 

Dessa maneira, é possível analisar os preços do mercado e procurar oportunidades (como companhias negociadas por valores abaixo do que valem).

>>> Tem dúvidas sobre como investir em ações? Assista o vídeo abaixo e confira as respostas da professora Clara Sodré, especialista em investimentos.

Essa estratégia não é do passado?

Embora o buy and hold tenha sido utilizado por grandes investidores no passado, o método continua sendo usado por grandes nomes do mercado financeiro, como Warren Buffett e Luiz Barsi. Portanto, ainda trata-se de uma estratégia atual.

Descubra se a estratégia buy and hold é boa

Agora que você sabe o que é o buy and hold e como ele funciona, conheça as vantagens e desvantagens desta estratégia. 

Vantagens

Uma das grandes vantagens do buy and hold é o foco no que realmente interessa — ativos desvalorizados de negócios com bom potencial. 

Com isso, a tendência é que você não tenha preocupações com acontecimentos de curto prazo, como furacão nos EUA ou a greve de petroleiros, visto que não devem afetar drasticamente os resultados da companhia no longo prazo. Por isso, basta apenas acompanhá-los.

A redução dos custos de operação pode ser considerada mais um ponto positivo desta técnica. Ao fazer poucas compras e vendas, você gasta menos com impostos, taxas e corretagens.

Além disso, não podemos deixar de lado o poder dos juros compostos que o buy and hold possui, sobretudo ao reinvestir os lucros. Inclusive, acabamos de publicar um conteúdo que explica detalhadamente como os juros compostos afetam os investimentos, clique aqui e confira. 

Por fim, com o passar do tempo, a estratégia tende a ocupar menos tempo no seu dia a dia do que ao ficar na frente do home broker de 10h às 18h.

Basicamente, você avalia os resultados das companhias que tem interesse ou compõem sua carteira e, como os balanços são trimestrais, não é necessário acompanhar os movimentos diários.

Isso significa ter mais tempo para você e sua família, menos estresse e mais saúde mental. Portanto, podemos afirmar que o buy and hold vai além de investir na bolsa de valores.

Desvantagens

Uma das desvantagens do buy and hold é que é preciso estudar sobre os mercados e os ativos para tomar decisões assertivas.

Não basta um fundo imobiliário estar abaixo do patrimônio e ter um bom imóvel para ser um bom ativo para a sua carteira, por exemplo. Existem outros aspectos a serem analisados, como: motivos da desvalorização, inquilinos, localização e os proventos que são pagos.

Dessa forma, esta estratégia pode exigir um pouco mais do seu tempo em um primeiro momento e na hora de montar a carteira.

Outra desvantagem da técnica, especialmente para os iniciantes, é a dificuldade de identificar o momento certo para vender os ativos.

Para solucionar este problema, é essencial fazer uma análise fundamentalista (e explicaremos logo abaixo como ela funciona). Assim, será possível identificar se uma ação está barata ou cara em comparação aos seus pares do mercado.

Além disso, embora o buy and hold traga bons resultados, existem oportunidades momentâneas na bolsa com potenciais semelhantes. Logo, se você investe somente com foco no longo prazo, deixará passar o lucro de curto prazo.

Por fim, o buy and hold pode levar tempo para atingir os resultados esperados. Por esse motivo, ao vender um ativo, o ideal é reinvestir o dinheiro.

Cuidados na hora de utilizar o buy and hold!

Apesar do buy and hold não envolver riscos diários, também é preciso tomar alguns cuidados.

Conheça a análise fundamentalista

Não é por acaso que mencionamos a análise fundamentalista algumas vezes ao longo deste texto. Trata-se do estudo da situação financeira e das perspectivas de uma companhia, a fim de avaliar diferentes alternativas de investimento. 

O objetivo é entender o negócio e a expectativa de resultados no médio e no longo prazo.

Uma das grandes vantagens desse estudo é sua abrangência, que traz a segurança de que diversos cenários foram considerados antes da tomada de decisão.

Ele é fundamental no buy and hold, pois o investidor que deseja comprar ações e mantê-las na carteira por um longo período deve ter certeza que todos os aspectos do negócio foram analisados. 

>>> A escola da XP Inc, a Xpeed School, fez uma transmissão ao vivo em Junho de 2021 sobre O Método XP de Avaliar Ações. Nesta live do Youtube, falamos sobre a Análise Fundamentalista e outros truques dos melhores especialistas em investimentos do mercado. Confira abaixo:

Faça aportes mensais

Investir todos os meses, mantendo a estratégia buy and hold, pode ser uma boa opção caso você realmente acredite na valorização de determinada empresa.

Além disso, ao fazer aportes mensais, a tendência é eliminar a clássica dúvida: “será que estou pagando caro ou barato?” — uma pergunta difícil de responder, pois não é possível prever o movimento do mercado.

Entretanto, os aportes regulares diluem os riscos a longo prazo, pois, teoricamente, você compra tanto no ciclo de baixa quanto no ciclo de alta, sendo essa uma estratégia para não perder oportunidades.

Trader ou Holder: conheça o seu perfil de investidor

O objetivo do trader é lucrar no curto prazo. Para isso, ele usa a volatilidade do mercado, o que faz com que ele que assuma mais riscos nos investimentos.

Dessa forma, mais do que um bom conhecimento técnico, para ser trader é preciso ter muito controle emocional para saber lidar com os altos e baixos do mercado.

Por outro lado, o foco do holder está na construção de uma carteira de investimentos bem fundamentada, pois a ideia não é se vender os papéis assim que valorizarem. 

A visão desse investidor é de longo prazo e ele está disposto a aguardar os resultados, ainda que eles demorem.

É importante ressaltar que nenhuma estratégia é melhor que a outra. O que vale é definir seus objetivos e analisar os riscos que está disposto a correr, além de avaliar qual é a modalidade mais adequada para o seu estilo de vida.

Caso você tenha uma rotina corrida e não consiga acompanhar o mercado, provavelmente não terá tempo para buscar oportunidades como um trader. 

Em contrapartida, se você não tiver disposição para analisar os fundamentos das empresas, o buy and hold não será uma alternativa interessante.

Portanto, antes de começar a investir, leve em consideração seus hábitos, metas e a disponibilidade de capital. Ao conhecer seu perfil de investidor a fundo e respeitar sua técnica, as suas chances de sucesso serão grandes.

Dicas para ser um bom holder

Caso você se identifique com o perfil do buy and hold e queira se tornar um holder, as principais recomendações para obter sucesso ao seguir essa estratégia são:

  • Faça aporte regulares;
  • Diversifique os ativos;
  • Compre ações ou fundos imobiliários de alta qualidade;
  • Procure sempre reinvestir os dividendos;
  • Busque companhias com bom histórico de gestão e governança corporativa.

Como você pôde perceber, o buy and hold não significa apenas comprar ações de baixo custo. É necessário saber o valor das empresas.

Quer começar a investir na bolsa de valores, mas não sabe por onde começar? Clique no banner abaixo e confira nosso curso Aprenda a investir na bolsa de valores.

Por meio dele, você vai conhecer os primeiros passos para investir em ações, entender o funcionamento da bolsa e saber como montar sua carteira. Aproveite esta oportunidade!

Aprenda a investir na bolsa de valores

Continue Aprendendo

spot_img