Como montar uma carteira diversificada de investimentos?

Montar uma carteira diversificada de investimentos é uma ótima forma de garantir maior rentabilidade e segurança ao seu dinheiro. Essa é uma estratégia de investimentos muito conhecida e utilizada por grandes investidores. 

Como disse Robert Brokamp, da Motley Fool:

“Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos”.

E para você que também busca ter uma carteira diversificada de investimentos, trouxemos este conteúdo.

Vamos falar sobre os principais pontos dessa estratégia, sobre os tipos de perfil de investidores, mostrar exemplos de carteira diversificada e muito mais.

Para facilitar a sua leitura, nossas dicas sobre  como montar uma carteira diversificada de investimentos ficarão divididas dentro dos seguintes tópicos:

  • O que é uma carteira de investimentos
  • Porque diversificar sua carteira de investimentos
  • Tipos de perfil de investidor
  • Uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter
  • Carteira diversificada de ações

Vamos passar rapidamente pelo básico do que é uma carteira de investimentos, para logo adiante nos aprofundarmos mais na estratégia de diversificação.

O que é uma carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos é o nome dado à seleção de diferentes ativos investidos com o objetivo de trazer lucro para você. A carteira de investimentos, muitas vezes, também é chamada de portfólio.

Suas aplicações se tornam uma carteira a partir do momento que você possui mais de um tipo de investimento. Conforme ela cresce, você precisa organizá-la com estratégia, de acordo com seus objetivos e o seu perfil de investidor. 

Essa prática é importante pois ela tende a maximizar lucros e garantir mais segurança a seus investimentos.

Por que diversificar sua carteira de investimentos?

A carteira diversificada de investimentos é uma das estratégias mais usadas neste mercado, pois ela te ajuda a diluir os seus riscos e aumentar a consistência dos  ganhos.

É aquela velha história de não colocar todos os ovos em uma mesma cesta. Você se lembra desse ditado?

Essa estratégia é embasada por Harry Markowitz, que em 1952 publicou a Teoria Moderna do Portfólio (ou teoria de Markowitz) que, entre outras coisas, demonstrou a importância da diversificação.

Tipos de perfil de investidor

Antes de qualquer coisa, um investidor precisa conhecer qual é o seu perfil.

Toda corretora de investimentos que você se cadastrar, fará um questionário, para descobrir qual é o seu perfil de investidor. Ele pode estar relacionado a diversas questões como por exemplo:

  • o momento financeiro em que você se encontra;
  • seu conhecimento sobre investimentos;
  • tolerância a perdas e ao risco.

Dessa forma, você poderá se encaixar em pelo menos três perfis de investidores. São eles:

  • Perfil conservador: este é o perfil de quem busca poucos riscos e prioriza a segurança em seus investimentos. A rentabilidade pode ser menor, mas assim também serão os seus riscos.
  • Perfil moderado: o investidor de perfil moderado, como o próprio nome sugere, aceita assumir alguns riscos para uma maior chance de obter rendimentos melhores.
  • Perfil agressivo: já o investidor de perfil agressivo, ou arrojado, está disposto a correr maiores riscos a fim de obter uma maior rentabilidade. Aceita inclusive certas perdas, pela chance de ganhar mais. Não significa que não se preocupe com a segurança de seus investimentos. No geral, aqui se encaixam, principalmente, investidores mais experientes.

Estar enquadrado em um perfil de investimento não significa que você deixará de investir em alguns ativos. Se o seu perfil for o conservador, por exemplo, não significa que você não poderá fazer investimentos com maiores riscos, como as ações. Mas, sim que estes investimentos serão uma parte menor de sua carteira.

Assim como um investidor de perfil arrojado também investe em opções com menores retornos para equilibrar potenciais perdas.

Isso acontece justamente por conta da estratégia de diversificação da carteira.

A sua carteira diversificada de investimentos deve levar em consideração estes perfis, para assim você saber como dividir as suas aplicações de acordo com o que você busca no momento.

O que uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter?

Uma carteira de investimentos bem diversificada deve conter diversos tipos de investimentos. De baixo risco, moderado e alto risco.

É importante observar também que muitos investimentos estão correlacionados, como por exemplo o Tesouro Selic e um CDB pós-fixado. Nos dois casos, o investimento é influenciado pela taxa Selic.

Na prática, são investimentos diferentes, mas que juntos ajudam pouco na diversificação de sua carteira.

Um bom exemplo de diversificação de carteira é distribuir seus investimentos em produtos nestas classes de ativos:

  1. Renda fixa;
  2. Renda variável;
  3. Fundos de investimento;

Lembrando, é claro, sempre de fazer a distribuição de acordo com o seu perfil de investidor. Cada um deles possui seus próprios riscos e retornos.

Vamos entender melhor as opções que cada um deles traz para você.

1. Renda fixa

A renda fixa reúne investimentos onde você compra um título atrelado a taxas e/ou índices de referência. Apesar do nome renda fixa, não significa que o rendimento de seu título terá um valor fixo ao final.

Isso pelo fato de que os índices de referências podem variar, como é o caso da Selic ou mesmo o IPCA, que são encontrados em investimentos do Tesouro Direto.

Alguns exemplos de investimentos em renda fixa são:

  • Tesouro Direto, são tipos de títulos públicos. Ao investir em Tesouro Direto o investidor está emprestando dinheiro ao governo,
  • CDB, ou Certificado de Depósito Bancário. São papéis emitidos por bancos e corretoras, a fim de financiar as suas atividades financeiras, como empréstimos. O investidor, empresta capital para essas instituições e recebe juros, no vencimento do título.
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário); são papéis vinculados ao setor imobiliário sustentado pelas instituições financeiras emissoras,
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), são títulos usados para captar recursos para a cadeia do agronegócio, entre outros.

Uma excelente opção para quem está começando e deseja entender como escolher os melhores investimentos, é fazer o cursoRenda fixa: Ganhos com Baixo Risco, que vai te ensinar uma metodologia eficiente e prática. 

2. Renda variável

A renda variável representa investimentos onde você não sabe ao certo o quanto irá lucrar a partir de suas aplicações, afinal, esses valores podem variar (como o próprio nome nos sugere).

Os valores dos ativos investidos em renda variável seguem condições que o próprio mercado dá. Ou seja, você nunca sabe o valor futuro daquele ativo.

Mas, calma lá! As coisas não são tão preocupantes assim como parece!

O mercado de renda variável exige estudo nos ativos que você irá investir, justamente para que você possa “prever” que o valor daquele ativo que você está comprando irá aumentar de valor no futuro.

Se você acredita em uma empresa, ou mesmo em um ramo da economia, você pode investir e receber seus rendimentos caso suas expectativas se cumpram.

Alguns exemplos de renda variável:

  • Ações, pequenas partes do capital de uma empresa que podem ser negociadas na Bolsa de Valores;
  • ETFs, ou Exchange-Traded Fund, é um fundo de índice negociado na Bolsa de Valores como se fossem ações,
  • Opções, são um contrato que dá ao seu titular o direito de comprar ou de vender um determinado ativo por um valor determinado em uma data específica, e mais.

>> Leia também: Ações: tudo o que você precisa saber sobre

3. Fundos de investimento

Os fundos de investimentos são como grupos de investidores que reúnem recursos a fim de aplicar em conjunto no mercado financeiro.

Estes fundos precisam de uma gestora financeira que pode ser um profissional ou uma instituição, que deve aplicar os fundos de acordo com os objetivos e políticas definidos na criação do fundo.

Existem diversos tipos de fundos de investimentos e eles podem ser em renda fixa, renda variável ou um mix dos dois.

Alguns dos mais comuns tipos são:

  • Fundos de renda fixa, caracterizados por terem, no mínimo, 80% da alocação em títulos de renda fixa, como os já citados acima, 
  • Fundos multimercados, não se concentra em nenhum fator específico, é possível aplicar em ativos de renda fixa, renda variável e cambial, da maneira que for mais interessante para os investidores, 
  • Fundos de ações, possuem uma carteira de ativos com a maior parte do capital investidor em renda variável, 
  • Fundos imobiliários (FIIs), reúnem recursos dos investidores para aplicar em conjunto no mercado imobiliário.

É importante lembrar que, assim como uma carteira sem diversificação pode reduzir seus ganhos e sua segurança, uma que seja muito pulverizada poderá também pode minar seu retorno. Encontrar um equilíbrio é uma forma inteligente de ampliar a rentabilidade. 

Carteira diversificada de ações

O princípio da carteira diversificada de investimentos também se aplica à diversificação de ações.

Uma carteira diversificada de ações pode ser feita investindo em empresas de diferentes ramos da economia. Assim como diferentes tipos de companhias  públicas e privadas.

Ao montar uma, busque distribuir o dinheiro levando em consideração estes fatores.

Não se esqueça de traçar o seu perfil de investidor, pois só com ele você poderá traçar objetivos justos com a sua realidade e expectativa.

Além disso, continue buscando conhecimento para reduzir riscos e aproveitar melhor as oportunidades.

Na Xpeed School você encontra dezenas de cursos sobre renda variável, renda fixa, fundos de investimento e mais! Tudo para que você possa começar a investir ou otimizar seus ganhos. Quer dar o primeiro passo? Então conheça e se inscreva no curso: “Combo: Diversifique sua carteira”.

Continue Aprendendo

spot_img