Se você está buscando se especializar na área de investimentos ou se tornar um investidor mais preparado, as certificações financeiras são o caminho. Elas são as “credenciais” profissionais, obtidas por meio de exames que comprovam sua competência e conhecimento técnico no mercado financeiro. Obter essas certificações podem abrir ótimas oportunidades de trabalho, pois são altamente valorizadas no currículo.
Que tal conhecer quais são, suas vantagens, desvantagens, tipos e funcionamento? Ficou curioso? Então acompanhe este artigo do início ao fim.
O que é certificação financeira e de mercado?
Certificações financeiras são documentos emitidos para a aprovação de exames de ordem financeira, mas para obter uma, é necessário acertar um número mínimo de questões.
Por que ter certificações financeiras?
As certificações financeiras não são obrigatórias para a maioria dos profissionais. No entanto, em alguns casos, elas são pedidas para comprovação de conhecimento, como é o caso, por exemplo, para profissionais de agências bancárias ou plataformas de atendimento.
No mais, elas servem para demonstrar que o investidor está capaz de lidar com conflitos no mercado financeiro.
Quais são os tipos de certificações financeiras?
A seguir, vamos descobrir os principais tipos de certificações financeiras, além de saber como usá-las no dia a dia no mercado dos investimentos. Confira:
1. Nova estrutura de certificações ANBIMA
A ANBIMA reformulou sua estrutura de certificações, eliminando as antigas certificações CPA-10, CPA-20 e a CEA. As novas certificações são:
- CPA (Certificado Profissional ANBIMA): ideal para quem está começando na área de investimentos, focada em funções comerciais como prospecção e atendimento. Oferece uma base sobre produtos financeiros.
- C-Pro I (Certificado Profissional ANBIMA de Investimento): voltada para profissionais técnicos, que precisam de um conhecimento aprofundado para criar carteiras recomendadas. Requer a certificação CPA como pré-requisito.
- C-Pro R (Certificado Profissional ANBIMA de Relacionamento): focada em profissionais comerciais que devem entender profundamente as necessidades dos clientes e recomendar portfólios adequados. Também exige a certificação CPA.
Para mais informações sobre essa mudança, requisitos e processo de obtenção, acesse o site da Anbima.
2. CGA
Ainda na linha da certificação financeira de mercado realizada pela Anbima, a Certificação de Gestores é recomendada para especialistas em gestão de recursos de terceiros de veículos de investimentos. Além disso, o candidato deve acertar, no mínimo, 42 questões de 70, para passar no exame.
3. CNPI
Emitido pela Apimec, o Certificado Nacional do Profissional de Investimentos é, no mais, exigido para quem deseja ser Analista de Valores Mobiliários, divido nas categorias:
- CNPI para analista fundamentalista;
- CNPI-T para analista técnico;
- CNPI-P para analista pleno (fundamentalista e técnico)
Mas para garantir essa certificação, é necessário que o candidato acerte pelo menos 50% de cada módulo e, no total, 40 de 60 questões.
4. CFP
Validada no Brasil pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), o Certified Financial Planner é uma certificação americana indicada para quem quer trabalhar como consultor financeiro.
Altamente desejável, a prova contém 98 questões. O candidato deve acertar 70% e, pelo menos, 50% em cada módulo para garantir a aprovação.
Certificações de Agentes Autônomos
Elaborada para quem deseja atuar como Assessor de Investimentos, essa certificação financeira de mercado não tem pré-requisitos, porém é necessário obter 70% ou mais de acertos com aproveitamento de, pelo menos, 50% nos temas I, III, VIII e XV da prova.
Ela é realizada pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).
Na Faculdade XP, você pode contar com a Jornada de Formação de Assessores: um programa gratuito com duração de 3 meses que oferece uma imersão completa com aulas e encontros exclusivos com gestores e especialistas do ecossistema XP para você se capacitar e garantir sua certificação Ancord.
O grande diferencial da Jornada é o acompanhamento completo do desenvolvimento do aluno, desde as aulas até a colocação no mercado de trabalho.
Impacto na carreira e empregabilidade
Certificações financeiras são mais do que apenas um diferencial no currículo, porque além de aumentar sua credibilidade, abrem muitas portas. Elas podem ajudar você a se candidatar a melhores vagas, negociar salários mais altos e garantir uma carreira mais sólida e duradoura no mercado financeiro, por exemplo.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações como essas, isso porque, nossos artigos são cheio de informações e curiosidades para você enriquecer seu conhecimento sobre o mercado de investimentos.