O que é a Integração Contínua (CI) e quais os seus benefícios?

Conheça a Integração Contínua, uma técnica capaz de aprimorar o trabalho dos desenvolvedores

Garantindo o sucesso das metodologias ágeis, a Integração Contínua (CI) configura-se como prática utilizada durante o desenvolvimento de um software.

Isto significa que ela é capaz de integrar os códigos diariamente na ramificação principal de um repositório, objetivando a verificação de novas alterações ou funcionalidades.

Continue a leitura para entender a fundo o que é integração contínua e como ela revolucionou a entrega de soluções otimizadas aos usuários de produtos tecnológicos. 

O que é Integração Contínua? 

Integração contínua (CI, ou Continuous Integration) é uma boa prática de desenvolvimento de softwares. A metodologia preza pela automatização de testes e  a integração das alterações de códigos de vários developers em projetos-matriz.

O termo surgiu a partir da metodologia ágil XP (Extreme Programming), com o intuito de aprimorar o trabalho dos desenvolvedores.

Tradicionalmente, cada alteração no código era realizada de maneira isolada e precisava de um burocrático processo de compartilhamento entre a equipe. Com o surgimento da CI, este processo e muitos outros foram completamente otimizados. 

Como funciona a Integração Contínua?

Na CI, os desenvolvedores confirmam frequentemente o repositório compartilhado, por meio de um sistema de controle como o Git. Assim, é possível criar e automatizar verificações de unidades durante os estágios de desenvolvimento do sistema.

Após cada criação e a execução de testes, esta técnica destaca todos os erros existentes no código principal, colaborando positivamente com a agilidade do processo de lançamento do software trabalhado. Isso promove a integração diária da equipe sobre cada modificação efetuada no código mestre.

Benefícios da Integração Contínua

Como boa técnica de apoio às metodologias ágeis, a prática oferece diversos benefícios aos seus usuários. Afinal, ela possibilita ao desenvolvedor receber um rápido feedback sobre as alterações realizadas no código.

Confira abaixo mais algumas das vantagens da CI.

1- Agilidade na resolução de problemas

A CI garante que os problemas de percursos sejam solucionados rapidamente. É uma importante ferramenta de apoio na construção de um mindset ágil, ou seja, orientado para a otimização da produtividade.

O segredo por trás disso é a técnica que, por meio de suas diversas testagens, permite que quaisquer bugs sejam identificados e resolvidos previamente, garantindo a minimização de problemas futuros.

2- Distribuição otimizada de tarefas

Ela também possibilita que cada equipe trabalhe de forma otimizada, pois o fornecimento de feedbacks contínuos – e de forma totalmente integrada – permite que cada membro do time possa fornecer atualizações constantes para todos os clientes, a partir de um gerenciamento de projetos efetivo e colaborativo.

3- Aprimoramento da produtividade

O aprimoramento das atividades ocorre devido à liberação de trabalhos manuais, uma vez que a CI opera de maneira automatizada. Assim, ela garante a redução de falhas no sistema e promove comportamentos que incitam a proatividade de cada desenvolvedor.

A importância de realizar testes contínuos

Antigamente, o trabalho dos desenvolvedores era pouco otimizado devido à operação isolada. Esse modo de operação permitia a implementação de alterações à ramificação do código mestre apenas ao final do processo, burocratizando completamente o fluxo de trabalho.

Com a prática da CI e, consequentemente, com as testagens frequentes, a demora para a realização da junção dos códigos alterados e o acúmulo de bugs sem correção se extinguiram 

Dessa forma, a testagem contínua configura-se como técnica capaz de promover uma gestão ágil por toda a equipe de desenvolvedores presentes no lançamento de um software.

Qual a diferença entre Integração (CI), Entrega (CD) e Implementação Contínua?

Para adotar corretamente as práticas de DevOps, é necessário compreender as diferenças existentes entre Integração Contínua (CI), Entrega Contínua (CD) e Implementação Contínua.

Aprenda agora distinguir cada uma em seu dia a dia!

  • Integração Contínua: prática utilizada na gestão de processos de desenvolvimento de software. Seu objetivo é tornar a integração dos códigos mais eficiente através de testes automatizados.
  • Entrega Contínua: considerada como uma evolução da CI, a entrega contínua busca garantir que o código esteja pronto para fazer parte do ambiente de produção a partir de implementações de testes automáticos. 
  • Implementação Contínua: esta prática permite que o desenvolvedor submeta seus códigos finalizados a testes e validações automáticas, disponibilizando quaisquer alterações no ambiente de produção e acelerando o ciclo de feedbacks.

Em conclusão, a CI participa dos processos de CD e de IC.

Quais as melhores ferramentas de Integração Contínua (CI) do mercado?

Algumas ferramentas podem ser amplamente utilizadas na implementação da CI, dentro do processo de desenvolvimento de softwares. Nas seções abaixo, apresentaremos as principais.

Jenkins para integração contínua

Conhecido como um servidor de automação de código aberto, o Jenkins permite que o desenvolvimento de softwares seja mais ágil a partir de suas técnicas de automação.

Esta ferramenta possibilita o gerenciamento e o controle de todos os processos relacionados à entrega do software trabalhado, bem como o processo de construção, teste, pacote, implantação e análise de código estático.

Hudson

Conhecido por sua interface de fácil acesso e utilização, o Hudson é um servidor de CI, escrito em Java e utilizado em mais de 17.000 instalações por todo o mundo.

A ferramenta permite a automatização da cadeia de construção de software, possibilitando que o desenvolvedor monitore quaisquer alterações no sistema.

Buildbot

O Buildbot caracteriza-se como um sistema de agendamento de tarefas; Por meio de um pipeline de integração contínua, possibilita a automatização de todos os quesitos necessários para o ciclo de desenvolvimento de um software.

A ferramenta é responsável pela execução de trabalhos e disponibilização de relatórios, apresentando resultados acerca de todo o processo de automação.

Gitlab para integração contínua 

Por meio do gerenciador de repositório de software GitLab, é possível construir um ambiente para planejamento, execução e acompanhamento de tarefas e CI/CD (integração contínua e entrega contínua).

O diferencial do software é a possibilidade de armazenamento do código em seus próprios servidores, em vez de utilizar servidores de terceiros. Em troca, ganham em agilidade no acesso, integração de informações e segurança de dados. 

Como CI se relaciona com as metodologias ágeis?

Projetadas para melhor atender às demandas da Indústria de Tecnologia da Informação, as metodologias ágeis colaboram com a otimização do trabalho dos desenvolvedores.

Logo, elas promovem maior interação entre as equipes, a fim de possibilitar a criação de um produto de qualidade, que satisfaça o cliente.

Pensando nisso, a CI se relaciona diretamente com estas metodologias, uma vez que suas técnicas permitem o aprimoramento e otimização dos processos de desenvolvimento de softwares.

Suas ferramentas são capazes de integrar constantemente toda a equipe de desenvolvedores. Dessa forma, garantem o acesso às alterações do código mestre e, consequentemente, otimizam o processo de solução dos possíveis bugs do sistema.

Dessa forma, esta prática consegue ser incorporada perfeitamente ao propósito das metodologias ágeis, capazes de transformar a produtividade em TI.

Como começar uma integração contínua? 

O primeiro passo para tornar os processos de desenvolvimento mais ágeis e poupar as equipes de DevOps do chamado “pesadelo das integrações” é estruturar um cronograma de integração contínua. Ele será o guia para a implementação dos testes automatizados, e ajudará no acompanhamento e na documentação dos resultados obtidos. 

O segundo passo importante é a configuração de um ambiente de integração contínua que possibilite a automatização dos testes — e isso pode ser feito com a ajuda dos softwares que apresentamos acima. 

Por fim, mas não menos importante, está o comprometimento da equipe. Conduza o time ao engajamento e faça com que todos eles orientem seu mindset para a importância dos testes e de sua documentação ao longo da trajetória de desenvolvimento do produto. 

Gostou do conteúdo e deseja ingressar no mundo dos processos operacionais ágeis?

Conheça nosso catálogo de Bootcamps Online! Conheça na prática os conceitos, e ferramentas mais utilizadas no mercado de TI e desenvolvimento de software de forma interativa e flexível.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img